Goreme open air musem capa pexels-meruyert gonullu

O Göreme Open Air Museum, na Capadócia

Na verdade, as imagens da Capadócia correm no imaginário popular desde que apareceram numa novela das oito. Sem dúvida, esta novela mostrou paisagens deslumbrantes e encantou a audiência. Entretanto, neste lugar tão distante do Brasil, muitas pessoas ainda vivem em cavernas há centenas de anos, geração após geração. Deste modo, a visita à região é encantadora e ver de perto uma cultura tão diferente e todas estas belezas, fascina. No museu ao ar livre na cidade de Göreme, o Göreme Open Air Museum, você vai ter a oportunidade de conhecer algumas cavernas e como era a vida séculos atrás.

Certamente, uma das coisas mais bacanas estando lá, é descobrir que muitas destas cavernas na região ainda guardam resquícios dos seus primeiros habitantes. Por este motivo, o Göreme Open Air Museum foi criado, para apresentar e preservar a história local. Inclusive, este museu a céu aberto é administrado pela UNESCO.

Göreme Open Air Museum

Leia também:

+ O QUE SABER SOBRE A CAPADÓCIA, NA TURQUIA

+ O QUE FAZER EM GÖREME – CAPADÓCIA

+ UM PASSEIO DE BALÃO PELOS ARES DA CAPADÓCIA


Göreme Open Air Museum

Na realidade, o museu ao ar livre de Göreme é um grande parque ao ar livre. Primeiramente, ele oferece inúmeros mosteiros escavados na rocha. Deste modo, ao andar pelo parque, você vai se deparar com várias igrejas feitas na rocha. Ademais, elas ainda conservam algumas pinturas (afrescos) e características do período em que foram feitas. Surpreendentemente, este é o local mais visitado da Capadócia. Inclusive, ele foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984, como “Göreme National Park and the Rock Sites of Cappadocia”.

O museu contém o conjunto das melhores igrejas escavadas na rocha da região. Assim como, dentro delas estão afrescos maravilhosos, cujas cores ainda mantêm alguma do seu frescor original. Fora que o lugar apresenta exemplos únicos da arquitetura na rocha e da técnica de pintura de afrescos.

O complexo monástico em Göreme é um lugar incrível e uma visita imperdível para quem estiver na cidade. Ainda mais se levando em conta que foi esculpido e decorado entre os anos de 900 e 1200!

capadocia museu

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?

[/vc_message]

Göreme Açık Hava Müzesi – Göreme Open Air Museum

Göreme foi um importante centro cristão nos primeiros anos da Idade Média. Mas, apesar do vasto número de mosteiros, igrejas e capelas nas proximidades de Göreme, infelizmente não existem muitas inscrições que ostentam datas. Por esta razão, estes edifícios religiosos são principalmente datados de acordo com a iconografia ou características arquitetônicas.

A maioria das igrejas são totalmente pintadas por dentro com belos e historicamente importantes murais bizantinos. Inclusive, eles datam do período 900-1200 d.C. e estão em ótimas condições. Infelizmente, quase todas as pinturas estão com os seus rostos destruídos. Isto porque no séc. VIII o imperador bizantino Leão III aderiu à iconoclastia. Já que esta corrente religiosa proíbe o culto a imagens, ele mandou vandalizar tudo. Entretanto, outros dizem que quase todos os olhos das figuras pintadas foram removidos por moradores supersticiosos com medo de o mau-olhado.

Mas muita coisa ainda pode ser vista. Desse modo, com o que sobrou, dá uma ideia do que deveria ser cada uma destas igrejas nos seus tempos áureos. Em alguns casos, as cores são tão intensas que quase nem se acredita que tenham tantos anos!

Tour privado sob medida pra você!  >>>>  Passeio pelo Museu ao Ar Livre e onde mais desejar!

 Göreme Open Air Museum

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel na Turquia e Capadócia por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

A visita ao Göreme Open Air Museum

A melhor maneira de explorar as igrejas rupestres de Göreme Open Air Museum é seguir pelo caminho claramente marcado e pavimentado. Entretanto, a melhor rota é no sentido anti-horário, isto porque o terreno possui algumas elevações. Mas não se assuste, afinal não vai ser um problema para pessoas com problemas de locomoção.

As igrejas tem o número de pessoas controlado para sua entrada (em torno de 20), já que são pequenas e não comportam muita gente dentro. Inclusive, pode acontecer de formar fila na entrada de algumas quando chegam excursões, mas a fila acaba rapidamente.

Infelizmente, não pode bater fotografias em muitas delas. Assim como, o tempo de permanência no interior das igrejas permitido é de 3 minutos. Eles fazem estas regras para todos terem oportunidade de entrar e ver o interior das igrejas. Mas o controle só acontece em épocas de grande volume de visitantes.

Hoje em dia, cada uma das igrejas tem um nome turco moderno. Sobretudo, os nomes foram dados pelos locais com base em alguma característica proeminente contida nela. Claro que existem muitas igrejas no museu, mas as mais importantes são as seguintes:

Rahibeler Manastırı – Convento de Freiras

Logo que se passa a roleta eletrônica na entrada da portaria, na esquerda você vai ver o Convento de Freiras. Esta é uma rocha esculpida de 7 andares com notáveis túneis, corredores, escadas e câmaras. Certamente, seu nome vem do fato que ele chegou abrigar até 300 freiras em alguns momentos de sua história. Dentro tem uma sala de jantar, cozinha, alguns quartos (1º andar), uma capela em ruínas (2º andar). Além destas, o lugar tem uma igreja no 3º andar em formato de cruz. Sem dúvida, esta é a seção mais importante porque inclui um túnel secreto.

Na verdade, todos os andares são conectados por túneis que poderiam ser facilmente fechados em tempos de perigo. A igreja tem um traçado em forma de cruz, uma abóbada com 4 colunas e 3 absides. O templo na abside principal raramente se encontra nas igrejas de Göreme. Além do afresco de Jesus, pintado diretamente na rocha, podem ser vistos desenhos em vermelho. Os diferentes níveis do convento estão ligados por túneis e portas em forma de disco de pedra. Estes discos de pedra eram usados para fechar os túneis em tempos de perigo, tal e qual nas cidades subterrâneas da Capadócia.

Göreme Open Air Museum plano

>>> Excursão ao Norte da Capadócia e Museu ao Ar Livre de Göreme

Aziz Basil Şapeli – Igreja de São Basílio

A Igreja de São Basílio tem uma nave retangular com nichos e três absides com afrescos. Na antesala você pode ver escavações no chão, que foram utilizadas como túmulos de pessoas proeminentes. Apesar de a igreja ser um pouco escura, ainda dá para observar bem os afrescos. As figuras incluem Cristo, São Jorge, São Basílio e São Teodoro. Acredita-se que as três cruzes de Malta sobre a abóbada da nave representam a Santíssima Trindade.

Capadócia museu ao ar livre

Atrás de uma rocha, encontra-se a Igreja de Santa Bárbara com a Igreja Elmali (Maçã).

Barbara Kilise – Igreja de Santa Bárbara

Esta capela cruciforme conta com três absides, uma abside central e duas absides laterais. Ela é decorada principalmente com figuras e símbolos simples em tinta vermelha em gesso branco. Sobretudo, as pinturas foram feitas diretamente na rocha. Sem dúvida, estas pinturas fazem um nítido contraste com as figuras coloridas da maioria dos afrescos das outras igrejas de Göreme.

Os afrescos podem ter sido pintados logo após a controversa “guerra iconoclasta” do século VIII. Isto porque esta igreja data da segunda metade do século XI. Suas paredes e a abobada estão decoradas com padrões geométricos, animais mitológicos e símbolos militares. Inclusive, ela apresenta um gafanhoto gigante simbolizando o mal em uma parede que opõe-se a duas cruzes uma sobre o outra. Enquanto um galo, que representa o diabo, luta com uma parede de tijolos, que representa a Igreja. Apesar de as pinturas apresentarem outras criaturas e formas estranhas, infelizmente, elas são mais difíceis de se interpretar.

Os afrescos figurativos incluem Cristo, São Jorge e o Dragão, São Teodoro e Santa Bárbara. Em particular, a igreja apresenta a representação bem feita do caçador de dragões São Jorge, que está lutando com o Dragão. Segundo a lenda local, este evento ocorreu no cume do Monte Erciyes, pertinho de Kayseri. Já na ala direita foi encontrada uma representação de Santa Barbara.

Elmalı Kilise – Igreja da Maçã (Elmali)

Esta igreja é uma das maiores atrações deste museu. Inegavelmente, esta maravilhosa obra-prima atrai os visitantes tanto pela sua arquitetura única como por suas decorações fascinantes. A igreja em formato de cruz possui um teto sustentado com quatro colunas e 9 cúpulas. As cúpulas são cobertas por vários afrescos, datados dos séculos XI e XII. Inclusive, os afrescos são muito coloridos e estão em excelente estado.

Os afrescos narram cenas da Bíblia, do antigo e do novo testamento, e da vida de Cristo. Por exemplo, eles mostram a Ceia do Senhor, a ressurreição de Lázaro, assim como Jesus na cruz. Também mostram a hospitalidade do profeta Abraão e até mesmo a queima dos três jovens na fornalha ardente. Por detrás destes afrescos existem ornamentos simples pintados em vermelho do período iconoclasta.

Provavelmente, o interessante nome da igreja deriva de uma esfera vermelha, uma maçã, segurada por São Miguel Arcanjo (um dos quatro grandes anjos no Islã). Ela pode ser vista em um afresco perto da entrada, na cúpula, na frente da abside principal. Mas uma teoria alternativa é que seu nome venha do pomar de maçãs que existia em frente à entrada.

Göreme Open Air Museum Igreja da Maçã
Igreja da Maçã

Museu ao Ar Livre e Cidades Subterrâneas  >>>> Na medida pra você!

Yılanlı Kilise – Igreja da Cobra (Yilanli)

A Igreja da Cobra tem uma longa nave com um teto baixo abobadado. Originalmente, ela foi criada como uma câmara mortuária, que ainda podem ser encontrados no sul (a entrada fica no lado norte). Uma extensão planejada da igreja nunca foi concluída. Deste modo, a abside está localizada na entrada para o lado esquerdo, e que também ainda está inacabada.

Os afrescos datam do século XI e estão diretamente pintados na parede. No lado oposto à entrada está a imagem de Cristo com um livro nas mãos. Já à sua esquerda, de ambos os lados da cruz, estão o imperador Constantino e sua mãe, Helena e São Onuphrius. Ao lado desta cena está a Morte da Cobra por São Jorge e São Teodoro (que aqui se parece com uma cobra, e que dá nome a igreja). Na parede oposta, dá para reconhecer Onofre, o Apóstolo Tiago e o fundador do edifício, São Basílio. Com efeito, São Basílio está com um livro numa das mãos e santificando com a outra.

Ocasionalmente, esta igreja também é conhecida como o “St. Onuphrios“. De fato, na parte ocidental existe uma representação de São Onuphrio nú na frente de uma palmeira. São Onuphrius foi um santo eremita egípcio que viveu perto de Tebas. Na arte medieval, ele é normalmente representado com uma longa barba grisalha, vestindo nada além de uma folha de figueira.

Göreme museu ao ar livre

[vc_message message_box_color=”alert-danger” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!

Até porque, nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado, não é mesmo?[/vc_message]

Yemekhane

Aqui você vai poder visitar uma sala de jantar, com uma mesa enorme escavada na pedra e bancos (em excelente estado de conservação), além de alguns depósitos.

Subindo nas partes mais altas, que ficam nesta parte do museu, dá para ter uma bela vista de todo o museu e do vale de onde ele se encontra.

Göreme Open Air Museum vista

Dentro do museu ao ar livre, existe uma igreja onde precisa comprar um bilhete à parte para poder fazer a visita. Sem dúvida, a Igreja Escura é a mais interessante de todas elas e conta com belíssimos afrescos. Para ter acesso a esta igreja, você pode comprar a entrada já junto com o bilhete de acesso ao museu. Outra opção ainda é comprar online antecipadamente. Entretanto, existe a possibilidade de comprar na hora, já que tem um guichê na entrada da igreja.

Karanlık Kilise – Igreja Escura

A entrada para a igreja escura fica do lado norte, através de um túnel que dá num grande hall. O lugar é bem escuro e leva um tempo até a gente se acostumar à escuridão. Entretanto, depois da fase inicial, você vai poder apreciar os afrescos mais perfeitos revelados na Capadócia. Devido à baixa incidência de luz, os afrescos estão em excelente estado de conservação. Estes afrescos contam quase toda a história do Novo Testamento e algumas cenas do Antigo Testamento.

Algumas das cenas que se vêm são: a Abjuração, a Anunciação, a Viagem para Belém, a Natividade e o Batismo. Além destes, ainda dá para apreciar a Ressurreição de Lázaro, a Transfiguração, a Entrada em Jerusalém. Assim como foram pintados a Última Ceia, a Traição de Judas, a Crucificação e finalmente a Ressurreição. Datada do século XI/XII, a igreja tem um plano em cruz cujos braços têm abóbadas diagonais. Infelizmente, o templo da abside principal foi destruído.

Azize Catherine Şapeli – Igreja de Santa Catarina

A Capela de Santa Catarina data do século XI e foi construída por uma doadora chamada Anna. Ela tem uma nave em forma de cruz grega, com uma cúpula sobre o centro e os braços laterais abobadados. O nardex tem nove túmulos no chão e dois nichos de sepultamento. Assim como, os afrescos retratam os Pais da Igreja: São Gregório, São Basílio, São João Crisóstomo e Santa Catarina.

Çarıklı Kilise – Igreja Carikli (Sandália)

Esta Igreja do século XI tem uma nave em formato de cruz com abóbadas e afrescos bem preservados. Ela foi assim denominada devido às duas pegadas logo na entrada, em torno das quais muitas lendas foram criadas. Sugestivamente, você vai poder observar um afresco da Ascensão diretamente acima da porta de entrada.

Apesar de ser semelhante às igrejas Escura e da Maçã, as cenas pintadas com figuras grandes nos afrescos do caminho para a cruz e da descida da cruz fazem com que esta igreja seja diferente das outras. Os afrescos mostram cenas do Novo Testamento. Ali dá para ver a Natividade, a Adoração dos Magos, assim como o Batismo de Cristo e a Hospitalidade de Abraão. Fora estas, você vai poder observar imagens dos santos e benfeitores da igreja. Ao redor do altar estão os santos Blaise, Gregório de Nazianzo, Basílio, Crisóstomo e Hipácio.

A principal cúpula tem a figura de Jesus Cristo com os quatro evangelistas abaixo. Já as outras três cúpulas são ocupadas pelos anjos Miguel, Gabriel e Uriel. Na abside central temos a Abjuração. Enquanto na abside sul está São Miguel, na abside norte estão Maria, o Menino Jesus e João Batista. Junto a Cristo tem uma inscrição: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não será deixado no escuro”.

Infelizmente o nardex da igreja desmoronou.

Göreme Open Air Museum

Apesar da Igreja Tokali ficar fora da área do museu ao ar livre, a visita está incluída no mesmo bilhete. Você vai achar ela a cerca de 50 metros da saída. Aliás, não deixe de ir visitar esta igreja, vale muito a pena!

Tokalı Kilise – Igreja Fivela (Tokali)

Sem dúvida, a “Igreja com Fivela” é um dos destaques da região. A igreja do século X é uma das maiores e mais coloridas igrejas na Capadócia. Ela foi restaurada na década de 1960. Na realidade, ela é uma complexa construção composto por quatro câmaras. Em princípio, estas câmaras são conhecidas como a Igreja Velha, Igreja Nova, Paracclesion e Igreja Baixa.

O nome da igreja vem de uma das decorações encontradas em suas paredes, uma fivela. Entre as igrejas da Capadócia, Tokali tem as melhores pinturas narrando a vida de Cristo. Elas mostram sua infância, o ministério e a paixão de Cristo, com vários episódios da vida de São Basílio. Por sorte, existem painéis nas paredes que explicam as imagens individualmente. Infelizmente, não pode ser fotografada.

A Igreja Velha (do século X) tem uma única nave. Os afrescos contam com cenas da Bíblia em cores vermelhas e verdes. Ou seja, elas fazem um relato abrangente da vida de Cristo, desde a Anunciação, passando pelo Batismo e Milagres, e termina com a Paixão, Ressurreição e Ascensão. A transfiguração é pintada sobre a entrada e a abóbada tem retratos de santos. A Igreja Velha atua como um nardex para a Igreja Nova, que foi adicionada no lado oriental em torno de 990-1010 d.C.

A Igreja Nova tem uma nave abobadada com um plano retangular e conta a história de Cristo em profundos tons vermelhos e azuis índigo. Inclusive, ela foi decorada em diferentes períodos, com representações de várias passagens da Bíblia e sua boa condição é inspiradora. A nave transversal tem afrescos de santos, cenas da vida de São Basílio e os milagres de Cristo. Nas galerias de pedra da igreja existem outras igrejas, mas elas estão fechadas devido ao perigo de desabamento.

Göreme Open Air Museum

Informações Práticas sobre o Göreme Open Air Museum

Horário

O Göreme Open Air Museum abre diariamente entre 08-19h. Entretanto, no inverno (outubro a abril) abre entre 08-17h.

Entrada

O bilhete para o Göreme Open Air Museum custa 480 TL (liras turcas) para adultos, mais 130 TL para visitar a Igreja Escura (opcional).

Entretanto, existe um passe que dá direito de visitar todas as atrações administradas pela Unesco na região (como Zelve, as 2 cidades subterrâneas, etc). O Museum Pass Cappadocia custa 1500 TL e ele vale a pena para quem visitar pelo menos 3 atrações.

Bem como existe áudio-guia para alugar e que ajuda muito nas explicações deste museu.

(valores atualizados em agosto de 2023)   ;

Göreme Open Air Museum placa

Endereço

Com efeito, o Göreme Open Air Museum está localizado próximo ao centro de Göreme (1,5 km), na rua Müze Caddesi. Extremamente fácil de achar e chegar.

50180 Merkez/Nevşehir Merkez/Nevşehir, Turquia.

Como chegar no Göreme Open Air Museum mapa

Como chegar no Göreme Open Air Museum

Facilmente você pode chegar ao Göreme Open Air Museum à pé a partir de Göreme. A caminhada até lá leva cerca de uns 15-20 minutos do centrinho.

[vc_gmaps link=”#E-8_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”]

Estacionamento

Naturalmente, o Göreme Open Air Museum conta com um parque de estacionamento na entrada do parque/museu. O estacionamento fica logo depois da Tokalı Kilise (Igreja Tokali), logo à esquerda de quem vem de Göreme.

O estacionamento é pago.

Göreme Open Air Museum estacionamento
Estacionamento em frente ao museu

[vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Turquia? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

Dicas

  • A visita dura cerca de 1 hora e meia.
  • Chegue cedo se quiser fugir das hordas de turistas de ônibus de excursão.
  • No verão, devido ao calor e as poucas árvores, indico fazer a visita ao museu nas primeiras horas da manhã. Ou no fim da tarde. Mesmo assim, não esqueça de levar um boné, água e protetor solar.
  • Ao lado da entrada do Göreme Open Air Museum fica um café com uma loja de souvenier bem agradável. Ali você pode fazer um lanche, comprar água e lembrancinhas.

Excursões para o Göreme Open Air Museum

Com efeito, várias agências da região organizam tours diários com pequenos grupos ao Göreme Open Air Museum. Inclusive, em passeios mais longos e com outros pontos turísticos junto. As excursões em grupo custam em média €50 por pessoa (desconto para pagamentos em dinheiro).

Você também pode fazer excursões privadas ao Göreme Open Air Museum. Pois este tipo de tour oferece mais individualidade e mais informações. Do mesmo modo, elas custam em média €50 por pessoa incluindo transfer de/para o hotel, bilhetes de entrada (para o museu e para a Igreja Escura) e guia profissional. A excursão dura cerca de 2 horas.

ONDE FICAR NA CAPADÓCIA

Certamente, a cidade mais bem localizada para se hospedar na Capadócia é Göreme. Já que é Göreme é a cidade com o maior número de hospedagens e além de ter um comércio mais interessante, com vários restaurantes.

Aliás, uma das experiências mais bacanas que você pode ter ao visitar a Capadócia, é se hospedar num hotel caverna! Inclusive, eu me hospedei no excelente Kelebek Special Cave Hotel, seguindo a indicação de uma amiga que mora em Göreme. Sem dúvida, eu posso dizer que amei a hospedagem! Quase todos os quartos do hotel são em cavernas ou semi-cavernas. Inegavelmente, a sensação de ficar numa delas é muito bacana.

Caso você esteja procurando um hotel boutique perfeito, o Naraca Cave House é uma super indicação. Extremamente aconchegante, ele é um hotel pequeno, inaugurado em 2020 e totalmente focado em proporcionar a autêntica e famosa hospitalidade turca. Deste modo, são apenas 5 quartos, sendo 3 cavernas, divididos em quartos para casal e famílias de até 4 pessoas. Assim como, o café da manhã é preparado individualmente e com produtos orgânicos do sítio da família do proprietário. Aliás, o hotel organizada aulas de culinária.

Ainda no estilo hotel boutique, o Luvi Cave Hotel é outra opção certeira! Novinho em folha, ele fica no centro de Göreme e possui algumas cavernas originais. Sem dúvida, sua grande diferença é o hotel design dos quartos e mobiliário, de excelente bom gosto. Inclusive, alguns dos 11 quartos possuem jacuzzi. Além disso, o hotel conta com 3 terraços decorados com tapetes e almofadas e um bar, perfeito para uns bons drinks no fim de tarde.

Luxo

Sem dúvida, o hotel luxuoso mais bem indicado é o Argos In Cappadocia, que já foi um mosteiro e é cheio de prêmios. Já que ele fica em Üçhisar, num dos pontos mais altos da Capadocia, ele oferece magníficas vistas para a região. Apenas a 4 km de Göreme, fica o Argos possui arquitetura única incluindo túneis subterrâneos originais que conectam diferentes áreas do hotel. Extremamente luxuoso e romântico, possui uma linda piscina, spa e um lindo restaurante ao ar livre.

Entretanto, outras excelentes opções não faltam! Aliás, a 15 km do centro de Göreme, está o 5 estrelas Seraphim Cave Hotel, que oferece um serviço irrepreensível e de altíssima qualidade. Por certo, daqueles hotéis que transformam sonhos em realidade. Entretanto, uma outra cidade bacana, com várias opções de hospedagem e pertinho de Göreme é Ürgüp. Inclusive é ali que está outro hotel sensação da região, o Taru Cave Suites. Em resumo, neste hotel 5 estrelas, as suítes são cavernas e certamente você ser tratado como rei.

Então, gostou deste super passeio na Capadócia?

Sem dúvidas, quem visita Göreme não deve deixar de visitar o Göreme Open Air Museum! Certamente, este é um programão para todas as idades e onde você vai poder saber muito sobre a Capadócia.

Caso você tenha alguma dúvida ou ainda alguma sugestão para dar, escreve pra gente ali nos comentários! Quem sabe podemos te ajudar! Fora que tuas dúvidas e sugestões podem ajudar outro leitor. 😉

Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉


Leia mais sobre a Capadócia:

+ OS VALES PARA FAZER CAMINHADAS NOS ARREDORES DE GÖREME, CAPADÓCIA

+ AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA 

+ OS VALES SOğANLI, NA CAPADÓCIA


Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 3

  1. Ahhhh! Um Museu muito interessante e quem for para a Turquia, precisa ir até lá.
    A região da Capadócia é rica em atrações turísticas e paisagens que nos surpreendem o tempo todo. É LINDA!!!
    E as pessoas são também interessantes, muito educadas, atenciosíssimas, se esforçam para nos entender.
    Enfim,….. Muito BOM!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.