Vales Soganli capa

Os incríveis Vales Soganli, na Capadócia

Uma região fascinante como a Capadócia sempre tem muitas atrações para oferecer. Várias são as opções para preencher vários dias de visita na região. Tanto que já escrevi vários outros posts sobre este lugar incrível. Mas uma das boas dicas de visita que recebi para a área de uma amiga que mora lá. Ela me sugeriu fazer a visita aos Vales Soganli.

Naturalmente, eu achei a dica ótima e passo adiante para vocês! Já que este lugar incrível fica em torno de 55 km de distância ao sul de Göreme e é um bate-volta muito indicado. Inclusive, esta é uma atração que você pode fazer em conjunto com a visita às cidades subterrâneas, que ficam próximas. Com toda certeza, você pode planejar um passeio de um dia e colocar estas atrações juntas.

Vales Soganli

Vales Soganli, na Capadócia

Certamente, a boa notícia é que boas estradas te levam até lá. A estrada passa por algumas pequenas vilas e vales, leva a uma área mais verdejante e de lindas paisagens. Ali estão os vales gêmeos Soganli, a 36 km ao sul de Mustafapaşa e 34 km de Derinkuyu, a cidade subterrânea.

O lugar é grande e oferece inúmeras trilhas para visitar igrejas-cavernas. Sim, porque tudo por ali é sobre isto: igrejas-cavernas. Infelizmente, aqui elas não são tão bem cuidadas como as que a gente vê na região de Göreme. Sobretudo, os afrescos estão bastante danificados e além disso não há controle nenhum na visita. Como resultado, as paredes destas igrejas-cavernas estão cheias de rabiscos, com nomes e datas. Uma pena. Mas ainda assim a visita é bem interessante e vale a pena.

Capadócia na Turquia Songali Igreja
Igrejas-cavernas

Veja também:

+ AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA

+ O QUE SABER SOBRE A CAPADÓCIA, NA TURQUIA


Para aproveitar ao máximo  >>>>  Tour privado de 1 dia

Entrada dos Vales Soganli

De fato, os vales (alto e baixo) Soganli são muito menos visitados do que os vales nos arredores de Göreme. Naturalmente, isto a gente já percebe logo na entrada. Até mesmo o guarda na guarita, que cobra a entrada, não parece ter muito trabalho.

Tudo por ali é bem simples. As estradas pelo vale são estradas de chão e o estacionamento amplo não é demarcado. O restaurante que existe (ou existia ali) estava fechado. Durante todo tempo que ficamos ali fazendo a visita, somente vimos 2 ou 3 carros chegando. Claro que nossa visita não aconteceu na alta temporada, mas mesmo assim, o movimento é baixo.

Vales soganli
[vc_message message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”] Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5. [/vc_message]

O que ver nos Vales Soganli

Na realidade, os Vales Soganli são 2 vales que formam um V, onde o vértice é o estacionamento, que fica logo após a bilheteria. Nesta área ainda estão o restaurante (que não estava aberto na minha visita) e algumas casas. Ouvi dizer que ali teriam algumas lojinhas, mas também não vi nenhuma.

Os Vales Soganli (pronuncia-se Sooanlâ) – Aşağı SoğanlıYukarı Soğanlı – podem ser percorridos de carro, já que uma rua leva até o final de cada vale. Mas a estrada só passa ao lado das igrejas-cavernas e dos vários pináculos de rocha em forma de pirâmide. Então, se você quiser ver as igrejas bizantinas esculpidas nas rochas de perto, o ideal é caminhar.

Por isto, se fazer grandes caminhadas não é sua praia, dirija até o final da estrada e pare lá. Vá até o final de cada vale e dali você pode fazer uma caminhada pequena pela região. Mas para conhecer bem o lugar, você deve estacionar o carro no estacionamento da entrada e fazer a trilha que passa por várias das atrações demarcadas.

Vales Soganli estrada
Estrada até o final do vale

Pela Capadócia >>>> Hiking e visita às cidades subterrâneas

Tempo de visita

Se você vai para ver a região de carro, a visita pode ser rápida, e leva cerca de 1h, 1h30. Entretanto, se você está planejando fazer as trilhas, programe pelo menos 3 horas ou meio dia para a empreitada.

A caminhada pelas trilhas passa pela encosta dos morros, que não são muito altos e realmente as trilhas são fáceis. Portanto, uma pessoa com um pouco preparo físico tira de letra a caminhada.

Além da visita as igrejas-cavernas, aproveite as vistas, o silêncio e o passeio em si nesta região ímpar.

Vales Soganli trilhas
Kubbeli Kilise (Igreja com Domo)

Vale Yukarı e Vale Aşağı

A trilha para o Vale Yukarı fica para a direita, ela é em direção norte/acima. De fato, esta trilha é onde está a maioria das igrejas-cavernas. Já na trilha para o Vale Aşağı fica para o sul/abaixo, em frente. Uma vez que nesta trilha estão várias casas de pombas, a caminhada também vale a pena.

Estas igrejas-cavernas foram escavados pela primeira vez na era romana, mas foi no período bizantino que a região atingiu seu apogeu. Inclusive, neste período Soganli era um importante centro monástico. Assim como, foi nesta época que seus pináculos rochosos viraram casas, capelas e celas para os monges.

Capadócia igrejas caverna

Capadócia >>>>> Serviço particular de carro e motorista

Mapa da localização das igrejas nos Vales Soganli

No mapa abaixo aparecem 2 vales com suas igrejas, o Güzelöz e o Soganli. Certamente, ambos podem ser visitados. Entretanto, o foco deste post são os Vales Soganli, que estão mostrado na parte inferior do mapa. As igrejas mostradas nos Vales Soganli estão marcadas entre os números 16 e 25.

mapa das igrejas no Soganli

[vc_message message_box_color=”alert-info” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa funcionando!

[/vc_message]

São Jorge nasceu ali!

Para quem não sabe, foi na vila Soganli que nasceu o famoso santo São Jorge. No vale fica sua igreja original, a Igreja da Cobra – a Yılanlı Kilise. Naturalmente, ela pode ser facilmente visitada no final do Vale Yukarı. Os afrescos da sua igreja contam como ele enfrentou e venceu uma cobra. Sim, a história foi deturpada e na realidade não existe nenhum dragão. O dragão de São Jorge é na verdade uma cobra.

Igreja São Jorge Capadócia
Yılanlı Kilise – Interior da Igreja da Cobra

Tranfers privados de e para o aeroporto!

Vale Yukarı

Para conhecer o Vale Yukarı, siga até o final da estrada. Ela acaba num estacionamento, no final do vale norte, onde indico você estacionar. Na encosta do morro à direita, você vai ver a Tokalı Kilise (Igreja da Fivela) e bem próximo está o refeitório dos monges. Aliás, não devemos confundir esta com a igreja de mesmo nome em Göreme, que fica no Göreme Open Air Museum.

Ainda ali está também a mais famosa de todas as igrejas-caverna, a Yılanlı Kilise (Igreja de São Jorge ou Igreja da Serpente) na ponta do vale. Infelizmente, os afrescos foram cobertos com tinta preta e estão bastante danificados. Mas além destas duas, encontra-se neste vale também a Karabaş Kilise  (Igreja da Cabeça Negra), que apresenta pinturas em seu interior mostrando a vida de Jesus e vários santos. Esta igreja possui uma cúpula e salas laterais do século X.

Ali no final funciona um restaurante, que tem um pequeno playground para crianças e uma lojinha. Inclusive, esta parece que é a área mais visitada, devido a Igreja de São Jorge. Provavelmente também porque esta área é de fácil acesso, pois dá para chegar ali de carro e estacionar na frente destas igrejas.

Yılanlı Kilise
Yılanlı Kilise

Passeio privado pela Capadocia – Excursão Privada de 1 Dia

Seguindo a trilha pelo Vale Yukarı

Se você seguir pelo canto esquerdo do estacionamento e pegar a trilha na encosta do morro, vai ver outras igrejas incríveis. Isto porrque do outro lado do pequeno córrego estão a Kubbeli Kilise (Igreja com Domo) e na Saklı Kilise (Igreja Invisível). Facilmente acessadas e demarcadas com placas indicando o caminho, você não vai ter dificuldade de encontrar. Na frente das igrejas estão placas que indicam quais são elas, já que estão uma ao lado da outra.

Caminhando poucos minutos na mesma trilha, logo se reconhece a cúpula cilíndrica da igreja Kubbeli. Já a Igreja Invisível é realmente escondida: não se tem evidência dela até que se aproxime. Ambas formam um complexo com mais de dois níveis. Basta dar uma volta nelas para ter acesso aos outros andares das igrejas e suas várias salas.

Além dessas, outra visita possível é a igreja Gök Kilise (Igreja céu-azul). Esta igreja fica do outro lado do córrego também, mas a direita. Da mesma forma, o caminho é indicado por uma placa.

Kubbeli Kilise
Kubbeli Kilise

Vale Aşağı

No vale sul, você pode visitar a Geyikli Kilise (Igreja com Cervos), que apresenta outro refeitório. Os refeitórios eram ambientes importantes, já que mesmo que os monges bizantinos vivessem isolados, ainda assim eles faziam suas refeições juntos. Então, este era o lugar de confraternização.

Ainda outra igreja de interesse ali é a Tahtalı Kilise (Igreja com Pombas ou Igreja de Madeira). Ela também é chamada Igreja de Santa Barbara, e tem alguns dos mais bem preservados afrescos da região.

[vc_message message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-bed”] Para reservar seu hotel em sua viagem pela Turquia e na Capadócia, clique aqui e encontre os melhores preços e opções! [/vc_message]

Curiosidade

Em toda região dos Vales Soganli, tanto dentro, como nos arredores, são encontradas inúmeras casas de pombos. Estas casas foram construídas pelos monges para pegar suas valorizadas fezes, que eram usadas como adubo para as videiras. Antes de mais nada, as videiras produziam uvas doces para fazer o vinho dos monges.

Então, existia toda uma técnica: as cavernas eram escavadas por trás das paredes rochosas. Em seguida, eram esculpidos pequenos buracos na parede externa para entrada das pombas. Asim como, as bordas das entradas destes buracos eram pintadas de branco para atrair os pássaros, e viradas para dentro. Desta forma, o pombo não conseguia pousar na entrada, e assim eles eram obrigados a entrar no buraco.

Dentro destes buracos, os pássaros encontravam uma rede de varas sobre a qual pousavam, dormiam e defecavam. Desse modo, ao cair, as fezes ficavam depositadas no fundo do buraco, de onde eram recolhidas.

Vales Soganli
Vale Soganli

Outras visitas possíveis nos arredores

Vila Soganli

Além das igrejas-cavernas, outra atração do lugar é a própria vila Soganli. Ela que dá nome aos vales, e é uma típica aldeia turca tradicional. Ali as pessoas ainda vivem de maneira como se faziam há séculos atrás.

Vila Soganli

Tokalı Kilise

Antes de entrar nos Vales Soganli, você também pode visitar a Tokalı Kilise (Igreja da Fivela). Uma placa na estrada indica sua localização. Ela fica à direita quando se aproxima da aldeia, antes de chegar à bilheteria de Soganli. Entretanto, o caminho para chegar nela é íngreme, escorregadio, com uma escada muito erodida na rocha. Aliás, a subida é por sua conta e risco. A igreja está em ruínas, mas a subida é memorável.

[vc_message message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Turquia? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

Bonecas Soganli

As bonecas de pano Soganli (Soganli dolls) são um artigo bem típico da região. De tal sorte que você vai ver elas sendo vendido por muitas senhoras nas entradas das cidades subterrâneas. Até mesmo em Göreme e arredores elas são facilmente encontradas nas lojas de souvenires.

Contudo, as bonecas de pano Soganli, que como o nome entrega, são originárias da vila onde fica o Vale. Ali, há muitos anos, as mulheres desenvolveram bonequinhas feitas com retalhos. Tanto que elas se tornaram bem típicas e ficaram famosas.

Eu comprei a minha com o simpático dono do restaurante que fica no fim do Vale Yukarı. Muito gentil, ele logo se prontificou a fazer um chá turco e um café para nós, num dia de vento frio. Inclusive, até pediu para tirar uma foto conosco. Daquelas memórias de viagem que a gente guarda pra sempre…

Soganli dolls
Bonecas Soganli

Informações Práticas

Entrada

A entrada custa 10 TL por pessoa.

Dica

Se você pretende fazer as trilhas, não deixe de levar uma garrafa de água e lanches. Quando eu estive por lá, não encontrei nenhuma opção de alimentação dentro das trilha. Mas você pode comprar comida e bebidas nos restaurantes logo na entrada.

Para saber mais sobre estes vales, vale a pena ler aqui.

ONDE FICAR NA CAPADÓCIA

Certamente, a cidade de Göreme é a mais bem localizada para se hospedar na Capadócia. Já que é a partir desta cidade que a grande maioria dos passeios sai para passeios pela região. Fora que Göreme é a cidade com o maior número de hospedagens e além de ter um comércio mais interessante.

Aliás, eu sugiro você se hospedar num hotel caverna. Sem dúvida, esta é uma das experiências mais legais para quem visita a Capadócia. Inclusive, eu me hospedei no excelente Kelebek Special Cave Hotel, seguindo a indicação de uma amiga que mora em Göreme.

Caso você esteja procurando um hotel boutique perfeito, o Naraca Cave House é uma super indicação. Extremamente aconchegante, ele é um hotel pequeno, inaugurado em 2020 e totalmente focado em proporcionar a autêntica e famosa hospitalidade turca. Deste modo, são apenas 5 quartos, sendo 3 cavernas, divididos em quartos para casal e famílias de até 4 pessoas. Assim como, o café da manhã é preparado individualmente e com produtos orgânicos do sítio da família do proprietário. Aliás, o hotel organizada aulas de culinária.

Ainda no estilo hotel boutique, o Luvi Cave Hotel é outra opção certeira! Novinho em folha, ele fica no centro de Göreme e possui algumas cavernas originais. Sem dúvida, sua grande diferença é o hotel design dos quartos e mobiliário, de excelente bom gosto. Inclusive, alguns dos 11 quartos possuem jacuzzi. Além disso, o hotel conta com 3 terraços decorados com tapetes e almofadas e um bar, perfeito para uns bons drinks no fim de tarde.

Luxo

Sem dúvida, o hotel luxuoso mais bem indicado é o Argos In Cappadocia, que já foi um mosteiro e é cheio de prêmios. Já que ele fica em Üçhisar, num dos pontos mais altos da Capadocia, ele oferece magníficas vistas para a região. Apenas a 4 km de Göreme, fica o Argos possui arquitetura única incluindo túneis subterrâneos originais que conectam diferentes áreas do hotel. Extremamente luxuoso e romântico, possui uma linda piscina, spa e um lindo restaurante ao ar livre.

Entretanto, outras excelentes opções não faltam! Aliás, a 15 km do centro de Göreme, está o 5 estrelas Seraphim Cave Hotel, que oferece um serviço irrepreensível e de altíssima qualidade. Por certo, daqueles hotéis que transformam sonhos em realidade. Entretanto, uma outra cidade bacana, com várias opções de hospedagem e pertinho de Göreme é Ürgüp. Inclusive é ali que está outro hotel sensação da região, o Taru Cave Suites. Em resumo, neste hotel 5 estrelas, as suítes são cavernas e certamente você ser tratado como rei.


Leia mais:

+ O QUE FAZER EM GÖREME – CAPADÓCIA

+ GÖREME OPEN AIR MUSEUM: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA CAPADÓCIA

+ UM PASSEIO DE BALÃO PELOS ARES DA CAPADÓCIA

+ OS VALES PARA FAZER CAMINHADAS NOS ARREDORES DE GÖREME, CAPADÓCIA


Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.