A região da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é um daqueles destinos pouco explorado por nós brasileiros. Mas depois que chegamos lá, ficamos boquiabertos diante de tanta beleza.
Durante nossa viagem de carro pelo Sul do Brasil, incluímos a região da Serra do Rio do Rastro no itinerário de última hora, pois a região dos cânions do Rio Grande do Sul estaria encoberta e chovendo. E devo confessar que foi uma grandíssima surpresa!
Nessa road trip passamos por destinos incríveis como Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Florianópolis. Contudo, um dos lugares que mais nos fascinou, certamente foi a Serra do Rio do Rastro, na Serra Catarinense.
O seu grande atrativo é uma estrada linda e cheia de curvas que desce a serra até o mar. Todavia, não se engane achando que é “só isso”, pois há também cânions, vinícolas e paisagens de tirar o fôlego!
Sobre a Serra Catarinense…
A Serra do Rio do Rastro fica a 1.500 m de altitude e a apenas 50 km do mar. Aliás, essa combinação causa bastante imprevisibilidade em relação ao clima. Então, a dica é sempre ter um agasalho por perto.
Nossa visita a Serra do Rio do Rastro entrou no roteiro sem querer, como disse anteriormente e isso aconteceu exatamente por causa do clima da serra. A previsão do tempo para os cânions do Rio Grande do Sul era de chuva e tudo nublado. Logo, mudamos rapidinho os planos, conseguimos vaga em um hotel maravilhoso chamado Rio do Rastro Eco Resort e lá fomos nós!
Muita surpresa nos espera na Serra Catarinense. Curtimos vinícolas, cânions, araucárias e uma estrada cheia de curvas. E certamente, um dos pontos super positivos é que tem bem menos visitantes que a região da serra gaúcha!
Depois da minha experiência, só digo uma coisa, você PRECISA incluir esse lugar na sua lista de viagens!!!
A fauna e a flora também são abundantes na região. Inclusive, ela ganhou o apelido de “Patagônia Brasileira“, devido a suas similaridades com a Patagônia da Argentina.
Leia também >> SERRA CATARINENSE | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR
Como chegar na Serra do Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro fica a 490 km de Curitiba e 220 quilômetros de Florianópolis, estas são as duas metrópoles mais próximas da região e melhor acesso para chegar de avião. Inclusive, clique aqui para pesquisar promoções de passagens aéreas.
O acesso de carro é pelas rodovias BR-101 e BR-282 até chegar na SC-438, que liga Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.
As estradas de acesso são todas asfaltadas, mas melhor ter um carro com motor mais forte, pois há muitas curvas e sempre subida. Você pode também alugar um carro para o trajeto, todavia caso for se aventurar pelas trilhas das fazendas, o ideal é ter um carro 4×4.
De Florianópolis: Tour para Ubirici e Serra do Rio do Rastro
Onde ficar na Serra do Rio do Rastro
Que achado! Essas são as palavras que uso para descrever o Rio do Rastro Eco Resort, lugar que escolhemos e que conseguimos reservar o último quarto disponível nos últimos minutos do segundo tempo (risos).
As instalações tem requinte com jeitinho rústico, clima de serra e serviço acolhedor. Nossa experiência foi fantástica! Na verdade, poderia ter sido melhor, se não houvesse tantos sapos a noite no caminho dos chalés até o restaurante!
O Sr Ivan, proprietário, também é um fofo e nos fez sentir em casa rapidinho!
Se estiver procurando um espaço romântico, decerto O Eco Resort é um lugar ambiente perfeito. Mais um daqueles lugares deliciosos da Serra Catarinense.
O Rio do Rastro Eco Resort é um hotel para quem está procurando por algo mais luxuoso. Mas há outras opções de hotéis na região com preços moderados, são eles:
- Fazenda Santa Rita Turismo Rural (avaliação 9.2 no Booking)
- Pousada Rural Vista Alegre (avaliação 9.5 no Booking)
- Villa dos Ventos Hospedagem Container (avaliação 9.9 no Booking)
- Outras opções (sempre leia as avaliações para se certificar da melhor escolha)
O que fazer na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina
Abaixo enumero algumas das principais atrações para se fazer na região da Serra do Rio do Rastro / Serra Catarinense.
A dica é escolher um hotel na região e ir fazendo as atividades a partir do hotel.
Mirante da Serra do Rio do Rastro
O carro chefe da região é a famosa estrada SC-438, também conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. Imagine que são 284 curvas, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Certamente, não tem como não se impressionar!
Logo no topo da serra tem um mirante, sendo assim, não deixe de estacionar e apreciar a paisagem. De lá, você consegue entender um pouquinho do que te espera na descida ou o que você passou durante a subida!
Detalhe: acho que o Roberto Carlos ainda não conhecia essa serra quando escreveu a músicas “As Curvas da Estrada De Santos“. (risos)
Se ficar na região por alguns dias (super indicado) aproveite para ver o visual do mirante durante a noite também, pois é muito legal! Apesar da qualidade horrorosa da foto abaixo, acho que dá para ter uma idéia do que estou falando! Maneiríssimo…
- OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA EM SANTA CATARINA PARA SE HOSPEDAR
- PRAIAS DE SANTA CATARINA | CONHEÇA AS MAIS BONITAS PRAIAS DE SC
- O QUE O PARQUE UNIPRAIAS, EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, TEM A OFERECER
Vinícola: Villa Francioni
No caminho de Lages para a Serra do Rio do Rastro, ou vice-versa. A gente se encanta com o visual da estrada e no topo de uma das colinas, logo se vê um casarão que desperta curiosidade.
A Villa Francioni é uma vinícola lindíssima que conta com mais de 15 rótulos para todos os gostos. Inclusive, o vinho rose, caiu no gosto da Madonna (sim, ela mesmo!). Diz a lenda, que depois que ela degustou o vinho, a cantora comprou várias caixas em uma das viagens que fez ao Brasil.
Nós chegamos quando a vinícola estava quase fechando então, então não conseguimos fazer a degustação e nem o tour. Mas a gente pode curtir um pouquinho da decoração do interior do casarão e a imensidão da paisagem.
Outras vinícolas para provar na região são: Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve e Villaggio Bassetti.
Sugestões de passeios a partir de Florianópolis ou Balneário Camboriú:
Balneário Camboriú: Rota Alemã c/ Blumenau e Pomerode
Traslado Ida e Volta de Florianópolis para Beto Carrero
Excursão privada a Urubici e São Joaquim
Cânion das Laranjeiras
Eu não sei quanto a você, mas eu não tinha idéia da existência de cânions em Santa Catarina. Confesso que depois que vi essa belezura me senti na responsabilidade de divulgar esse lugar INCRÍVEL para todo mundo!
Há outros cânions na região, porém nós só tivemos a oportunidade de visitar o Cânion das Laranjeiras que fica em uma área dentro da Fazenda Santa Cândida. Apesar da entrada ser aberta ao público, precisa-se pagar uma taxa para o proprietário (nós pagamos R$10 por pessoa).
Recomendo fazer esse passeio com um guia credenciado, pois a estrada para a fazenda é sapeca. Com certeza, o passeio requer carro 4×4 e achei fácil se perder na trilha de 1,5km em direção ao cânion, por isso da importância do guia.
Nós contratamos a empresa Tribo da Serra Ecoturismo diretamente no nosso hotel e eles organizaram tudo pra gente!
Para quem gosta de natureza, eu garanto que os olhos vão saltar de emoção a cada passo! Aliás, esse foi o lugar mais legal que visitamos na região da Serra do Rio do Rastro, na minha opinião.
ATENÇÃO: ao chegar perto do desfiladeiro, por favor fique de olho para não se empolgar com a paisagem e andar mais que o necessário. Sim, já houveram incidentes fatais! Essa dica vale especialmente para famílias com crianças.
- O QUE FAZER EM GRAMADO EM UM DIA!
- CAMINHOS DE PEDRA EM BENTO GONÇALVES
- 4 VINÍCOLAS EM BENTO GONÇALVES!
Conclusão sobre a Serra do Rio do Rastro
E aí, curtiram as dicas do que fazer na região da Serra do Rio do Rastro? Decerto você pode incluir outras cidades nesse roteiro, como São Joaquim e Urubici. Sem dúvida, um daqueles lugares do Brasil que a gente se apaixona e quer sempre voltar.
Agora deixo aquele pedido de amiga, lembre-se de usar os links de parceiros que colocamos ao longo do post para fazer suas reservas! Você não paga a mais por isso, muitas vezes recebe descontos especiais, e a cada reserva concluída, nós aqui do Viajoteca recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog! Seu apoio é muito importante e nós agradecemos muito.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Gostou do que leu? Bora então conversar nos comentários logo abaixo.
Continue viajando com a gente:
Respostas de 14
Olá!
Dá pra fazer o passeio em um dia ainda de Florianópolis? Vc recomenda alguma agência de turismo
* saindo de Florianópolis e voltar no mesmo dia?
Oi Max, Tudo bem?
Olha… até dá para fazer, mas são 3h30 de distância. Se vocês toparem um bate e volta assim, aí funciona.
Uma opção é pegar essa excursão de 13h Tour para Ubirici e Serra do Rio do Rastro que sai de Floripa. Eu não fiz esse passeio, mas me pareceu bem interessante.
Depois me conta.
Olá pretendo ficar hospedada em pousadas e contratar passeios com.carro apropriado.Sabe dizer qto fica um.passeio diurno?
Oi João,
Vou ficar te devendo essa informação, faz um tempinho que fiz esse passeio e cade que eu lembro quanto pagamos.
Mas ligar para o pessoal do Fazendinha da Canastra e perguntar para te dar uma base.
Depois me conta como foi e se gostou.
Abs
Olá!
Qual das cidades pra desembarcar para só descer a serra?
Porto Alegre ou Florianópolis?
Oi Thamiris,
Florianópolis é bem mais perto. 🙂
Oiiiee!!! Adorei a dica!! Qual o tempo de viagem que levaram entre Gramado e Rio do Rastro eco resort? A viagem total de vocês foi em quantos dias?
Obrigada!!! Beijos!
Olá, boa tarde! Parabéns pelo relato, bastante detalhado! Vc fez essa roadtrip no período de quarentena aqui do Brasil? Obrigado
Oi Wagner, Tudo bem?
Obrigada pelo comentário, não viajei durante a pandemia para Serra da Canastra, somente estou atualizando vários posts do blog com algumas dicas extras e mais detalhes para ajudar as pessoas que estão pensando em viajar depois que essa maluquice do coronavírus acabar.
Se cuide por aí.
Abs,
Olá, só para esclarecer, quando você diz em alguns trechos que “requer carro 4×4” está dizendo que a tração nas quatro rodas é realmente necessária, por exemplo, para áreas com muita lama ou muita areia, onde de fato há risco de perda de tração ou um carro mais alto como um duster, já daria conta? Pergunto porque não sei seu nivelde informação sobre isso e, para mim, é um detalhe importante.
Oi Ricardo, Tudo bem?
Escrevi esse post para pessoas que não são trilheiros e nem experientes em aventura 4×4, então a visão que eu tenho pode ser diferente da sua, entende?
Quando viajei não estava chovendo e nem coisa do tipo, que pode complicar a viagem em carros comuns.
Eu acho que um duster seria mais que suficiente, eu não teria problema de ir com um carro desse tipo, mas nós estávamos de Corolla.
Mas independente do carro, tem o fato de como chegar lá e depois saber seguir a trilha correta até o cânion, acho que por essa, vale o auxilio de um guia.
Espero ter ajudado.
Abs