Para quem gosta de atividades físicas em outdoors, como fazer caminhadas no meio da natureza, certamente há várias trilhas em Toronto e região a região para curtir e fugir dos arranhas céus.
Quando morava no Brasil, sempre que possível fazia trilhas e acampamentos. Ao chegar no Canadá, após a adaptação inicial, comecei a buscar alternativas por aqui e me surpreendi. Afinal, o que não falta pelas redondezas de Toronto são parques, praias e áreas de conservação ambiental!
Nesse post vou falar de algumas trilhas na região de Toronto, mas na cidade também tem várias opções legais especialmente na beira do Lago Ontário e na região do Don Valley.
COMO IR DO AEROPORTO DE TORONTO AO CENTRO
ROTEIRO EM TORONTO | 2, 3 OU 4 DIAS DE VIAGEM
O que você precisa para as trilhas em Toronto
Para caminhadas leves use um bom calçado, de preferência uma bota ou tênis de cano longo para evitar torções e dar mais estabilidade ao caminhar. Leve também água e snacks (como barra de cereal, amêndoin e essas coisas fáceis e que dão energia, certamente um agasalho apropriado para a estação, e não esqueça sua câmera!
Geralmente as trilhas são sinalizadas com marcos como esse da foto ao lado em vermelho.
Onde fazer Trilhas em Toronto
Halton / Hilton Falls
Essa área de conservação fica pertinho da highway 401 com a Winston Churchill (Milton), decertp possui várias trilhas leves (marcadas e fáceis de seguir) que conectam campos, florestas, riachos e lagoas, incluindo as ‘vernal pools’, ou lagoas temporárias formadas pela neve que derrete na primavera e alaga partes da floresta, sendo assim serve de abrigo e alimento para centenas de espécies de pássaros, castores e outros animais.
Mais de 700 especies de plantas foram catalogadas na região, e portanto, foi protegida como uma ‘Life Science Area of Scientific Interest’ (ANSI). A área também oferece uma cachoeira e ruínas de um antigo moinho movido a água, construído no século 19.
[Website]
ALGONQUIN PARK: IMENSIDÃO VERDE PERTO DE TORONTO
ESPORTES EM TORONTO – BASQUETE, BASEBALL, HOCKEY E FUTEBOL!
Rattlesnake Point & Crawford Lake Conservation Areas
Essa área de conservação fica perto da Appleby e 401, também na cidade de Milton. Ela oferece várias atividades como trilhas, escalada em rocha, e (no inverno) snow shoeing e cross-country skiing, então só fica em casa quem quer!
Além das trilhas menores, uma das minhas trilhas preferidas é a que liga o Rattlesnake Point com o Crawford Lake (apesar do nome, não há cobras venenosas no parque!), que é também uma área de conservação vizinha, atravessando o canyon Nassagaweya (13,5 km). Já o Crawford Lake tem passarelas de madeira permitindo se caminhar ao redor do lago inteiro, sendo assim é possível sentar em um dos bancos e apreciar a paisagem natural, ou mesmo fazer um picnic.
E ainda, há uma réplica completa de uma aldeia indígena Iroquoi, do século 15, certamente faz muito sucesso com a criançada.
[Website: Rattlesnake Point Conservation Area]
Mono Cliffs Provincial Park
Esse parque fica um pouco mais ao norte, perto da cidade de Orangeville, há uma hora de Toronto, próximo a Caledon. Ali, uma série de trilhas conectadas cruzam o parque, e se ligam com a Bruce Trail, que é uma trilha de mais de 800 km (!) que atravessa uma boa parte de Ontario, seguindo as escarpas de Niagara Falls até a Georgian Bay ao norte. Uma maravilha!
[Website: Mono Cliffs Provincial Park]
Outros websites interessantes para Trilhas em Toronto e região:
- Ontario Trails Council: ontariotrails.on.ca
- Trilhas em Toronto (na cidade), dicas da prefeitura: toronto.ca
Espero que tenha gostado dessas dicas de Trilhas em Toronto e quem sabe a gente se vê por aí caminhando pela natureza da região!
Continue lendo: