O que fazer em St Croix

O que fazer em St Croix – Ilhas Virgens Americanas

Há muito o que fazer em St Croix e razões para visitar essa ilha no caribe, especialmente se você gosta de destinos pouco explorados. Afinal, Sainte Croix é uma das três ilhas que compõe as famosas Ilhas Virgens Americanas. Então, ela junto com St. Thomas e St John, formam a trilogia gringa no meio do Caribe! Isso mesmo, você está adentrando um dos protetorados dos Estados Unidos.

Particularmente, eu adoro ilhas, especialmente as pequenas que me fazem ter a sensação de estar flutuando sobre planeta. Visitei St Croix quando estava morando na Flórida, pertinho de Miami. Então, foi bem fácil e rápido de ir pra lá, já que tem vôo direto a partir de Miami, Ft. Lauderdale e até Orlando!

Pier em Frederiksted
Pier do Fish Market em Frederiksted

Porque visitar St Croix

Eu sou fã de visitar lugares menos explorados e conhecidos. Então, sempre que consigo escapar para conhecer um desses lugares, eu não perco tempo. E foi por essas e por outras que Saint Croix entrou no meu radar.

Muitas ilhas do Caribe são lindíssimas, mas invadidas por cruzeiros e Saint Croix (ainda) não está nesse roteiro. Inclusive, são poucos navios que aportam na ilha (o que elimina um monte de turista de um dia). Fora que ela não é cheia de hotéis all inclusive ultra turísticos! Dessa forma, St. Croix tem um clima mais descontraído para quem gosta (ou está procurando) por destinos no Caribe mais relax e sem badalação.

Para conhecer a ilha, o ideal é alugar um carro, mas leia a parte sobre como dirigir em St. Croix abaixo. 😉

>>> Que tal aprender a falar o nome da ilha como os Crucians (locais)? Repita comigo em português: San Croix, isso mesmo, apesar do nome ser francês, pronuncia-se desse jeito inglesado! 🙂

Cerveja das Ilhas Virgens
Cervejinha da Ilhas Virgens

Onde fica St Croix

Duas horas de vôo separam Miami de St. Croix, então, rapidinho você pode estar lá. O vôo em si já é uma atração, pois sobrevoar as Bahamas e Turks & Caicos durante o dia foi uma experiência espetacular! Dá vontade de pular e cair em uma dessas ilhas paradisíacas. 🙂

Caribe da janela do avião
Caribe da janela do avião… Entendeu a vontade de pular?

Mas para te dar maior exatidão, St. Croix fica entre Puerto Rico e Anguilla, e logo ao sul das Ilhas Virgens Britânicas. Se você não entende de Caribe, brinque no mapa abaixo para se localizar:

Informações Básicas de St. Croix

  • Língua: inglês, e algumas pessoas falam espanhol.
  • Moeda: dólar americano.
  • Código de área: + 1 (340)
  • Gorjeta (Tip): $1 por mala, 15 a 20% nos restaurantes (certifique-se se o valor já foi incluído na conta antes de adicionar), 10 a 15% para os táxis, etc. Basicamente, segue as mesmas regras dos Estados Unidos.
  • Quando visitar: média de 25ºC no inverno e 28ºC no verão. Chove com frequência, especialmente entre Março a Maio e Setembro a Novembro. A época de furacão vai de Julho a Novembro.

O que fazer em St Croix

Apesar de St Croix estar no Caribe e ter quase todos os adjetivos de paraíso tropical, eu não acredito que ele seja um destino para você só ficar no hotel lagarteando na areia. Afinal, Saint Croix tem um jeitão diferente de ser curtida.

Dessa forma, separei algumas coisas que você pode (deveria) fazer durante sua viagem:

Passeio de barco em Buck Island

Sem dúvida, esse é o principal passeio para se fazer em St. Croix e eu posso afirmar que é IMPERDÍVEL!

Buck Island é aquela ilha dos sonhos, de um lado tem uma praia com areia branquinha, sem infraestrutura, mar tranquilo e água azul esverdeado de encher os olhos. Já do outro lado tem um belo recife para quem gosta de fazer snorkel. Eu confesso que não foi o snorkel mais bonito e nem o mais colorido que já vi, mas para os novatos, a experiência é muito bacana!

Várias empresas operam o passeio para Buck Island partindo de Christiansted e outros locais da ilha. Tem opções de passeio de meio-dia ou dia inteiro, conforme sua vontade ou disponibilidade. Nós escolhemos a empresa Big Beard Adventure Tour e recomendamos. Inclusive, leia minha experiência em BUCK ISLAND EM ST CROIX aqui no blog.

Buck Island com o Big Beard
Buck Island com o Big Beard

Moinhos e fazendas de açúcar

St Croix teve uma forte herança da colonização dinamarquesa (1754 a 1917) e é impossível não notar as ruínas de vários moinhos de açúcar pela paisagem. O mais interessante é conhecer um pouco mais da história de St. Croix e descobrir que em 1878 os “ex-escravos” atearam fogo em 51 fazendas em busca de um melhor contrato de trabalho. Ou digamos assim, um contrato mais justo, já que mesmo após a abolição da escravidão em St Croix, os negros continuavam a serem tratados como posse dos proprietários diante de contratos de trabalho indignos e miseráveis. [mais info no wikipedia em inglês].

Fazendas de açucar de St Croix
Fazendas queimadas de St Croix

Conheça as cidades Christiansted e Frederiksted

Para conhecer um pouquinho mais da arquitetura e influência dinamarquesa em St Corix, recomendo uma caminhada por essas duas cidade. Christiansted que fica na parte norte e Frederiksted que na parte oeste (esta última foi minha favorita).

Porto de Christiansted em St Croix
Porto de Christiansted em St Croix
Fredericksted em St Croix
Pracinha central de Fredericksted em Saint Croix

Scuba Diving & Snokel

St. Croix é um paraíso e talvez um dos melhores lugares do Caribe para a prática do Scuba. Cane Bay atrai gente de vários lugares mundo e você pode ir da própria praia para lá, o famoso “The Wall” se destacada pela queda repentina de 13 metros para 4.000 metros. Além disso tem também alguns recifes, barco naufragado, o píer de Frederisted. Naturalmente, várias empresas operam na região para fazer o tour ou alugar equipamento.

Para quem gosta de snorkel, St Croix é bem bacana pois você já pode ver peixinhos e tartarugas saindo da própria praia, não precisa pegar barcos para isso! Aliás, pelas minhas pesquisas, as melhores praias pra snorkel são: Rainbow Beach, Cane Bay, Shoys e Isaac Bay. Tem Buck Island, que já falamos acima, mas aí precisa de barco. Independente de onde escolher, fique atento à corrente do mar e previsão do tempo.

Snorkel em St Croix
Fazendo snorkel em St Croix (Buck Island)

Trilhas e passeios 4×4

Para viajantes de gostam de aventura, há várias trilhas para hiking e roteiro de passeio 4×4 para fazer em St Croix. Eu não fiz, então vou ficar devendo mais detalhes.

Show de Mocko Jumbie e Quadrille

Uma das coisas para fazer em St Croix é ver um show de Mocko Jumbie e Quadrille. Assim sendo, a maioria dos resorts e hotéis oferecem esse programa uma vez por semana para os hóspedes. É uma apresentação de pessoas nas pernas de pau e a dança da quadrilha. Achei que ia ser bobo, mas me diverti. 😉

Mocko Jumbie no hotel Renaissance
Mocko Jumbie no hotel Renaissance
Mocko Jumbie no hotel Renaissance
Mocko Jumbie no hotel Renaissance

Pôr-do-sol em Rainbow Beach ou em algum restaurante com vista

Eu sou fascinada por pores do sol, então esse ítem é suspeito! A melhor região pra ver o pôr do sol em qualquer lugar do mundo que tenha praia é a parte oeste, certo? Então, em Saint Croix não é diferente. Vi várias recomendações para ver o pôr do sol em Rainbow Beach, ali pertinho de Frederiksted, mas acabei não indo, pois as nuvens baixas não desgrudavam do horizonte durante minha visita.

Mas mesmo com essa pequena frustração, garanti um pôr do sol bem bonito e romântico no restaurante “The Waves at Cane Bay“, com direito a com lagosta fresquinha a preço redondinho! (Localização desse restaurante é boa para quem está hospedado perto da região de Cane Bay, meu caso).

The Waves at Cane Bay
Meu jantar 🙂
The Waves at Cane Bay
Pôr do sol no restaurante The Waves at Cane Bay

Degustação de Rum

Se você nunca foi vistar uma destilaria de rum, a Cruzan Rum deve ser bem legal pra você se iniciar. Eu não fui, pois planejei o passeio para Sexta-feira Santa e praticamente a ilha inteira estava fechada para o feriado (risos). Resumindo, perdi a viagem e ficou para uma próxima! 🙂

Cerveja com os porcos

Uma atração que o pessoal adora em St Croix é visitar o bar/restaurante Mt Pellier Hut e dar uma lata de cerveja pra cada os porcos em exposição. Nós até passamos em frente, mas não tive coragem de entrar. Pois sou sempre chata com esse negócio de usar os animais para essas coisas…

Cristovão Colombo em St Croix

Na segunda jornada pela América, Cristovão Colombo deu uma paradinha em St Croix, mais especificamente em Salt River. Se você gosta de história, de repente vai gostar de visitar esse local que fica entre Cane Bay e Christiansted.

O que fazer em St Croix

Dirigindo em St Croix

Resolvemos alugar um carro ao invés de ficar pegando táxi e recomendo muito. Pois além de dar liberdade de ir e vir, a experiência de dirigir na contra-mão é única! 🙂 Nós já tivemos a oportunidade de dirigir na versão mão americana e mão inglesa, mas St Croix é uma coisa completamente fora do lógica (risos)!

Tente entender como funciona: as regras, as estradas e afins são na mão inglesa, mas os carros são americanos. Resumindo, dá um nó na cabeça e parece que estamos sempre na contramão. No carro que alugamos tinha até uma plaquinha escrita “keep left” (se mantenha a esquerda) para nos ajudar com essa tarefa maluca!

Como o país é pequeno e vimos poucos carros, não é preciso ter medo de alugar o carro, mas estar atento é fundamental para evitar acidentes. Ainda não gostei do fato das locadoras não disponibilizarem o seguro de carro mais importante nos Estados Unidos, o liability insurance. Mas só descobri quando cheguei lá e pedi pelo seguro, então fica a dica para você pesquisar.

Dirigindo em St Croix
Aventura de dirigir na “contra-mão” em St Croix.

Onde ficar em St. Croix

Por ser uma ilha pequena e com o turismo ainda engatinhando, há poucas opções de hospedagens. Então, depois de pesquisar um pouco, escolhemos o Renaissance St Croix Carambola.

Outros hotéis que eu consideraria devido boas avaliações:

Sobre o Renaissance St Croix Carambola

Logo que chegamos para fazer o check-in fomos servidos com um drink para nos refrescar e nos levaram para quarto número 197.

Estávamos planejando algo com vista para o mar e romântico, mas como na maioria das vezes planejamos nossas viagens de última hora, não tinha essa opção quando fizemos a reserva. O quarto era ajeitado e bem grande. Gostei do estilo colonial da decoração, mas achei tudo muito escuro. Acho que eles poderiam ter investido em uma iluminação mais adequada, afinal de contas estou no Caribe e não na Europa, né?

Dica: se não gostar de barulho, prefira os quartos que não olham a área de lazer.

A localização do hotel é bem legal, meio fora do circuito, com praia particular e no estilo luxo com moderação, mas sem frescura (do jeito que eu gosto). Não vá esperando um hotel 5 estrelas, melhor pensar em um hotel 4 estrelas. Os dois restaurantes do hotel quebravam o galho, mas não achei nenhum excepcional. Inclusive, almoçamos algumas vezes na lanchonete, mas jantamos lá somente uma noite.

A praia é gostosa, mas bem batida e com pedras (recifes). Então, se levar criança, melhor ficar de olho e preferir nadar no final da praia, pois não há serviço de monitores.

Renaissance Carambola St Croix
Renaissance Carambola St Croix!
Booking.com

Onde comer em St. Croix

Se puderem não percam os 3 restaurantes em Cane Bay que provamos e recomendamos (5 a 10 minutos de carro do nosso hotel Renaissance):

Seguros Promo

Conclusão sobre o que fazer em St. Croix

St. Croix não é um destino imperdível, pois não tem as praias mais bonitas do Caribe, mas ainda assim é Caribe, né? O turismo ainda está tentando evoluir, mas se você gosta de um esquema tranquilo, sem frescura e amigável, eu recomendo!

Além de tudo isso que compartilhei aqui, acredito que há mais o que fazer em St. Croix. Então, se for para lá, depois me conta ali nos comentários os seus achados! Eu e nossos outros leitores vamos amar saber TUDO!

Mais dicas de destinos tropicais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.