Sem dúvida, a Museumplein é a praça mais cultural da Holanda. Este lugar, que traduzindo significa Praça dos Museus, é uma praça cercada por museus importantíssimos em Amsterdam. Ali estão, entre outros, o Van Gogh Museum, o Concertgebouw, o Stedelijk Museum (ao sul) e o incrível Rijksmuseum em Amsterdam (no extremo norte).
Fora o fato de ser um polo incrível de cultura, a Museumplein é uma praça enorme e linda, cheia de verde e um dos lugares imperdíveis numa visita a Amsterdã. Então, não deixe de passear por ali quando estiver na cidade! Mas seu ponto forte são os museus incríveis que estão ali a poucos passos um dos outros. Certamente, um dos mais importantes é o Rijksmuseum, um dos museus mais legais para visitar em Amsterdam.
Este museu está instalado num pelo prédio de tijolos à vista e não passa despercebido aos olhos de ninguém. Enorme e com incalculáveis obras de artes, é daqueles museus que fazem bem à alma de quem visita, tamanha é a sua importância. Então, vamos descobrir tudo que ele tem a oferecer?
Já que está em Amsterdam: faça uma visita guiada privada ao Rijksmuseum
Rijksmuseum em Amsterdam
Este nome, nada fácil de pronunciar para quem não domina a língua holandesa, significa Museu Nacional. Inegavelmente, o seu nome dá a dica o que pode se esperar ao visitar o Rijksmuseum em Amsterdam. Mas o que isto significa trocando mais em miúdos? O museu é dedicado às artes, artesanato e história da Holanda, e abriga grandes obras de arte do país.
Antes de mais nada e principalmente, o Rijksmuseum em Amsterdam preserva em seu acervo uma grande coleção de pinturas da Idade de Ouro dos Países Baixos, que são verdadeiras preciosidades. Além disso, conta com uma extensa coleção de objetos de arte asiática e artefatos da história holandesa. Sabe aquelas inúmeras ilustrações dos nossos livros de História na escola? Pois é, a chance é grande de você reconhecer várias delas andando pelos corredores deste museu. 😉
>> Rijksmuseum: compre seu ingresso sem fila aqui! <<
ONDE FICAR EM AMSTERDAM
Sem dúvida, escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Principalmente numa cidade como Amsterdam. Por isso, fiz uma lista de hotéis que tem boa e super indico. Além disso, tem para todos os bolsos e gostos. 😉
Hotel com bom custo x benefício: Hotel La Bohème | Motel One Amsterdam-Waterlooplein | City Hotel Amsterdam | Boutique Hotel View | Hotel Prinsenhof Amsterdam | Amistad hotel
Hotel de alto padrão: NH Collection Amsterdam Barbizon Palace | The Toren | NH Collection Amsterdam Grand Hotel Krasnapolsky | Sofitel Legend The Grand Amsterdam | Pulitzer Amsterdam | InterContinental Amstel Amsterdam
Albergue | Hostel: St Christophers Inn at The Winston | The Flying Pig Downtown | Shelter City Christian Hostel | AmicitiA | Hans Brinker Hostel Amsterdam | Euphemia Budget Old City Canal Zone
+ ONDE FICAR EM AMSTERDAM: MELHORES BAIRROS PARA SE HOSPEDAR
Monumento Nacional
Primeiramente, vale contar que o Rijksmuseum em Amsterdam foi declarado um Rijksmonument. Ou seja, ele é um monumento nacional. Graças não só a seu acervo, que é um dos mais fabulosos do mundo, mas também pelo seu belíssimo prédio, que é um marco na cidade.
A construção de tijolos expostos é obra do arquiteto Pierre Cuypers, que junta elementos góticos e renascentistas. O prédio foi inaugurado em 1885, quando passou a ser a casa definitiva do Rijks. Entretanto, a parte do prédio que se vê da Museumplein e que é sua fachada mais famosa, na realidade é sua parte traseira. Pois sua fachada frontal fica voltada para a rua Stadhouderskade. Mas isto não importa, porque o prédio é lindo de todos os lados!
>> A arte de Rembrandt: Visita guiada em Amsterdam & Rijksmuseum
Primórdios
Na realidade, o Rijksmuseum foi fundado na cidade de Haia (The Hague) no ano de 1800. Posteriormente, em 1808, ele transferido para Amsterdam. De fato, o acervo foi alocado no Royal Palace (Palácio Real) e mais tarde no Trippenhuis, prédio que hoje abriga a Academia Real de Artes e Ciências Holandesa (fica próximo ao Nieuwmarkt). Inicialmente seu nome era Nationale Kunst-Gallerij e contava com 200 obras.
Leia também:
>> O QUE FAZER EM AMSTERDAM
>> 18 RAZÕES PARA CONHECER AMSTERDAM, NA HOLANDA
>> COMO IR DO AEROPORTO DE AMSTERDAM PARA O CENTRO | TODAS AS DICAS!
Acervo
A coleção conta com pintura e arte da Holanda, mas você vai ver vários objetos sobre a história holandesa também. Ainda apresenta a história colonial dos Países Baixos e possui arte dos territórios coloniais. Inclusive, uma sala interessante é a câmara dos modelos Marinha com cerca de 1600 objetos e a popa do HMS Royal Charles, navio que foi capturado no ataque ao Medway.
Hoje, o acervo do museu conta com aproximadamente 1 milhão de objetos. Sendo que destes, somente 8000 são exibidos (!) em suas 80 salas. As obras datam do período que compreende os anos 1200 a 2000.
Combo: Tour guiado e ingresso sem fila aos museus Van Gogh Museum e Rijksmuseum
Rijksmuseum em números
O Rijksmuseum em Amsterdam recebe cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano, sendo o museu mais visitado da Holanda. Dessa forma, ele emprega cerca de 400 pessoas, incluindo 45 especialistas para manter e restaurar as obras em todas as áreas.
- Amsterdã: Traslado de Ida e Volta entre Aeroporto e Centro
- Passe Go City de 1, 2, 3 ou 5 dias com tudo incluído
- Tour Rijksmuseum e Passeio de Barco nos Canais
- Cruzeiro pelos Canais e Destaques de Amsterdã
Biblioteca do Rijksmuseum
O Rijksmuseum tem, como muitos outros museus, uma biblioteca própria para fins de pesquisa. Aliás, a Biblioteca do Rijksmuseum é a maior biblioteca pública de pesquisa em história da arte na Holanda! Atualmente ela possui cerca de 140.000 monografias, 3.200 periódicos e mais de 20.000 catálogos de arte.
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Obras do Rijksmuseum em Amsterdam
Certamente, o grande destaque do museu são as mais de 2000 obras da Era de Ouro da Pintura Holandesa. Esta foi a época de um incrível desenvolvimento das artes no país, principalmente na pintura, e que influenciou todas as futuras gerações. Inclusive, foi neste período que atuaram grandes artistas como Rembrandt, Frans Hals, Johannes Vermeer, Jacob Isaakszoon van Ruisdael, Jan Steen, entre outros.
Mas o Rijksmuseum em Amsterdam possui ainda uma pequena coleção de arte asiática e que é bem interessante.
Abaixo segue uma lista de obras que são importante e imperdíveis numa visita ao museu. Claro que existem inúmeras obras que ficaram de fora e que são incríveis. Mas fiz esta lista separada por artista para facilitar.
Isto porque, sabendo o que ver, pode ficar mais fácil fazer uma visita mais objetiva e seguir diretamente para o que quer realmente se ver, quando se tem muito pouco tempo. Assim sendo, segue uma sugestão do que ver no Rijksmuseum em Amsterdam.
+ MUSEU VAN GOGH EM AMSTERDAM – OBRAS, PREÇOS, HORÁRIOS E MUITO +
Obras imperdíveis de Rembrandt van Rijn
- Noiva Judia (1665);
- Ronda Noturna (1642): esta tela que retrata um grupo da milícia de Amsterdam é a maior, mais complexa e mais famosa tela do museu, sendo sua grande obra de arte;
- Síndicos da guilda dos Drapers (1662);
- Negação de Pedro (1660);
- Jeremias lamenta a destruição de Jerusalém (1630);
- Titus como São Francisco (1660);
- Saskia com véu (1633);
- Auto-retrato como Apóstolo Paulo (1661);
- Tobias e Anna com a cabra (1645);
- Auto-retrato, jovem (1629).
Jan Vermeer
- A Leiteira (1660);
- A Carta de Amor (1669/1670);
- Mulher de azul lendo uma carta (1662–1664);
- A Pequena Rua (1658); – A Criada na Cozinha (1658).
Não fique em fila para entrar no Rijksmuseum: compre já seu ingresso!!
Frans Hals
- Retrato do casal Isaac Abrahamsz Massa e Beatrix van der Laen, de Frans Hals (1622);
- Bêbado alegre (entre 1628-1630);
- Companhia do Capitão Reinier Reael e do Tenente Cornelis Michielsz (entre 1633-1637);
- Retrato de Lucas De Clercq (1635);
- O Retrato de Nicolaes Hasselaer (cerca 1630-1633);
- Retrato de um homem, possivelmente um ministro (1660).
Jan Steen
- Festa de Natal (entre 1663 e 1665);
- Família alegre (1668);
- Casal bêbado (entre 1655 e 1665);
- Retrato de Adolf e Catharina Croeser (1655);
- Arent Oostwaard e sua mulher (1658);
- Crianças ensinando o gato a dançar (entre 1660 e 1679);
- A Toalete Matinal (1660).
Outras obras imperdíveis
- Paisagem de inverno, de Hendrick Avercamp (1608);
- Enchente no Dia de Santa Isabel, autor desconhecido (1500);
- Retrato do Sir Thomas Gresham, Anthonius Mor (cerca 1560-1565);
- Interior com mulheres ao lado de um armário, Pieter de Hooch (1663);
- Batalha de Waterloo, Jan Willem Pieneman (1824);
- Companhia de Milícias do Distrito VIII sob o Comando do Capitão Roelof Bicker, Bartholomeus van der Helst (1639).
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Outro ponto de exibição: aeroporto Schiphol
No aeroporto de Amsterdam, o Schiphol, o museu mantém uma pequena coleção que é trocada de tempos em tempos e tem entrada gratuita. Neste sentido, o lugar tem apenas dois andares: no primeiro andar fica a loja do museu e no segundo andar estão as obras de arte, já que somente em torno de 10 quadros ficam expostos.
Ele está localizado atrás do controle de passaporte, no Holland Boulevard, entre as áreas de embarque E e F (dentro da área de embarque).
Diariamente, entre 07-20h.
Amsterdã: Tour pelo Rijksmuseum + Casa de Rembrandt sem filas
Leia mais:
>> 18 RAZÕES PARA CONHECER AMSTERDAM, NA HOLANDA
>> HEINEKEN EXPERIENCE | O MUSEU HEINEKEN EM AMSTERDAM
>> KONINGSDAG – DIA DO REI EM AMSTERDA
Dependências e facilidades
O museu conta com restaurante, dois cafés, além de uma boa infraestrutura de apoio para quem tem limitações. Ainda oferece visitas guiadas para grupos e ainda atividades especiais para crianças a partir de 4 anos de idade, mediante agendamento prévio.
Amsterdã: visita guiada ao Rijksmuseum e ingresso sem fila
Informações Práticas sobre o Rijksmuseum em Amsterdam
Entrada
Adultos: €22,50.
Até 18 anos a entrada é gratuita. Sem desconto para estudantes, idosos e grupos.
(valor atualizado em agosto de 2024)
Horário
Diariamente aberto entre 09 e 17h.
Endereço
Museumplein / Museumstraat, 1; 1071 CJ Amsterdam.
Como chegar
Partindo da Estação Central: trams (bondes) 2 e 5, parada Rijksmuseum.
Saindo da Estação Sul: tram 5, parada Rijksmuseum.
Da Estação Sloterdijk: tram 12, parada Museumplein.
Partindo da Estação Amstel: tram 12, parada Museumplein ou metrô para Weesperplein, ali pegar o tram 7 ou 10, parada Spiegelgracht.
Da Estação de ônibus Marnixstraat: ônibus 145, 170, 172, 174 e 197, parada Rijksmuseum ou tram 7 ou 10, parada Spiegelgracht.
Já saindo do aeroporto Schiphol pegue o ônibus 197, parada Rijksmuseum.
Estacionamento
Infelizmente, nos arredores do museu há pouca oferta de vagas pelas ruas. Aliás, eu não me arriscaria estacionar pelas ruas de Amsterdam, as multas são pesadíssimas para quem estaciona em lugares não permitidos. Fora que a roda do carro é presa e o carro guinchado. Por isso, indico sempre parar em estacionamentos quando estiver na cidade.
Então, o estacionamento mais perto é o Q-Park, na rua Van Baerlestraat 33b e a entrada fica próxima do Concertgebouw.
Confira as promoções para alugar um carro:
Leia mais:
>> ONDE VER OS CAMPOS DE TULIPAS NA HOLANDA
>> VISITANDO O PARQUE KEUKENHOF NA HOLANDA
>> KINDERDIJK: UM DOS MELHORES LUGARES PARA CONHECER MOINHOS NA HOLANDA