Uma viagem para Cuba nunca esteve no topo das minhas prioridades. Entretanto, de uns tempos pra cá, especialmente quando começou o papo de abertura do embargo econômico americano (e que no momento já acabou), aquela vontade do “tenho que ir logo, antes que estrague“, começou a fazer efeito. Então, pumba, a viagem se concretizou e lá fomos nós curtir Cuba!
Não posso negar que eu estava com muitos receios em relação a Cuba. Especialmente porque o objetivo da nossa viagem não se resumia apenas em ficar em hotéis ou resorts de praia, com tudo organizadinho para gringo ver. Nossa intenção foi explorar as cidades, tentar ver como os Cubanos vivem e avaliar a tal da revolução cubana na prática. Mas confesso que depois dessa viagem para Cuba, voltei com mais perguntas que respostas. Sem dúvida, este é um país cheio de contradições, mas com um povo acolhedor e eufórico por mudanças!
Varadero sem resort? Sim, é possível!
Seguro saúde é obrigatório, não esqueça de comprar!
Dicas importantes para sua viagem para Cuba
Anote aí as 20 dias essenciais para sua viagem a Cuba ser um sucesso:
1- Existem duas moedas em Cuba (CUC e o CUP)
O CUC é a moeda para turistas (Peso Cubano Conversível) e o CUP é o dinheiro usado pelos moradores da ilha (Peso Cubano). O valor aproximado do CUC é US$1 (dólar americano), mas obviamente, no momento da troca, você perde mais que isso. Esse link do XE.com te dará uma idéia dos valores.
Minha dica é levar Euro ou invés de dólar americano, pois a conversão para o USD tem um custo extra de 10%. Eu, por exemplo, me dei melhor com os dólares canadenses que havia levado do que com o dólar americano. Inclusive, é recomendável você trocar o dinheiro nos bancos ou cadetas (casa de câmbio oficial do governo) para uma melhor cotação. Os hotéis costumam trocar também, mas a cotação é bem pior e as vezes eles só liberam a troca para os hóspedes.
2- Fique em casas particulares
Na sua viagem para Cuba, esqueça esse negócio de se hospedar em hotel. Vai por mim, prefira ficar em quartos, apartamentos ou casas particulares. Muitos desses lugares, especialmente os casarões do bairro Vedado em Havana, serão os futuros hotéis boutiques de Cuba!
Sim, eu entendo a preferência por hotel, afinal eu mesma nunca havia ficado em hostels ou quartos em casa de terceiros em todos os outros países que já visitei (e já foram mais de 50). Mas a experiência de ficar na casa de alguém foi realmente especial e nós adoramos.
Além da vantagem do preço em relação aos hotéis, as casas particulares oferecem a chance de você conhecer os cubanos de verdade. Fora a possibilidade de receber dicas quentes da cidade e ver na prática como o turismo está mudando a vida dessa nova população empresária. Então, nessa viagem para Cuba ficamos em 5 casas particulares (em Havana, Cienfuegos, Trinidad e Varadero) e gostamos de todas.
Na época que viajei para Cuba, somente americanos podiam fazer reserva pelo AirBnB, mas agora está tranquilo e todo mundo pode fazer! Inclusive, no Booking.com além das opções de hotéis, também tem quartos e casas particulares para pesquisar. Ueba!
Sendo que em Trinidad e Ciefuegos, eu reservei as casas particulares com as dicas da Camila do Viaggiando.
Países que exigem certificado internacional contra a febre amarela
Booking.com3- Jineteros enchem o saco
Apesar de entender que é preciso ser criativo para se ganhar dinheiro em Cuba, o negócio passa do limite em Cuba. Pois os Jineteros, termo usado para nomear os pega-turistas, ficam o tempo todo tentando te ludibriar para comprar mil coisas. Então, eles tentam tirar um de você vendendo charutos ilegais, ao recomendar um restaurante ou indicar uma casa particular para acomodação. Fora aqueles que até te desviam da sua casa particular para uma outra que ele tem parceria.
Os cubanos são gente boa, adoram um papo, mas os jineteros pertubam e poderiam ser abolidos! Mas é com muita honra que digo que temos uma vantagem sobre os outros turistas: somos brasileiros. De maneira geral, eles nos adoram! 🙂
A maneira que encontramos para nos livrar dos jineteros foram:
1- Dizer que somos brasileiros;
2- Dizer que esta é nossa terceira viagem a Cuba (melhor de todas as desculpas, pois eles já assumem que você já caiu em algum conto do vigário!);
3- Fale que o dinheiro está curto e que o Brasil está em crise. Sim, eles vão continuar te perturbando, mas de uma maneira menos chata. Numa dessas conversas, quando estávamos perto do famoso bar “Floridita”, o jinetero-amigo disse: “Brasileiros, o Floridita é só para olhar, viu?! Muito caro o Daiquiri daí…“. 😉
O problema é que são muitos jineteros e chega uma hora que a paciência se esgota. Entretanto, não tivemos problemas muito sérios com eles. Mas é preciso ficar esperto para não cair na lábia desses profissionais. (Aliás, gostei do relato desse blog sobre o Jineterismo)
4- Se acostume com a ideia que vai pagar mais que os cubanos por tudo e pronto
Essa parte de ter certeza que paguei mais que os locais, me irritou um pouco. Mas tentei relaxar e entender, acho que foi mais fácil assim.
Passeios incríveis em Havana:
Havana: Bilhete de Entrada Cabaret Tropicana
Tour de 2h em Carro Clássico conversível c/ Drink
Havana: Experiência de Culinária Cubana
5- Conheça o Almendrón
Os carros clássicos de Cuba (american cars) são chamados carinhosamente pelos locais de almendrón. Aliás, isso se deve a seu formato de amêndoa. Nós andamos em todos os tipos de carro em Cuba. Desde os clássicos americanos super conservados, até nos novos táxis peugeots, passando pelos ladas russos e quase despencando, assim como nos conversíveis e afins. O emanharado de opções para locomoção em Cuba é imenso! Então, essas são minhas dicas sobre o assunto:
* Você precisa andar em um clássimo almendrón, mas procure por opções mais bem conservadas, do contrário a bunda sofre.
* Evite os almendrón para longa distância, eles são bonitos, mas não são confortáveis. Sem contar que cinto de segurança é inexistente.
* Nunca negocie preço de táxi sem ver o carro. Nós pegamos um carro tão ruim dessa maneira, que estava com medo de pegar tétano dentro dele. rs (mas claro que se a dona da casa particular que você está se hospedando indicar, é diferente!)
* Não use os carros antigos que nunca foram atualizados devido aos embargos e a própria história. Apesar da troca de motor e tentativa de mantê-los vivo, esses caros são super poluentes. Então, o charme se acaba. Ainda mais em uma época que sustentabilidade é fundamental. Ainda bem que a frota cubana ainda é baixa, do contrário, a situação ia ser caótica.
Curaçao no Caribe – Dicas imperdíveis!
Ilhas Virgens Americanas: o que fazer em St Croix!
6- Serviço de restaurante é devagar e ineficiente
Essa foi uma constatação independente do tipo do restaurante. Dessa maneira, não importa quanto você paga, dos restaurantes mais baratos aos mais caros, o pessoal simplesmente te esquece na mesa. Então, minha dica é ir sempre sem pressa. Ou se essa não for uma opção pra você, coloque a pressa no garçon, pois aí a coisa vai mais rápida.
Mas fazendo uma análise sobre o assunto, é importante entender o turismo é uma indústria nova em Cuba. Dessa forma, não é fácil para um povo que não tem vivência no exterior implementar inovações ou saber como os turistas gostariam que fosse. Por isso, é sempre necessário analisar Cuba sob diferente ângulos para entender a sociedade e como a coisa funciona.
7- Detox da vida online
Se você tem a intenção de se alienar do mundo virtual, Cuba vai ser uma excelente experiência. Nunca fiquei tão desconectada na minha vida! Até no meio de uma ilha remota de Tonga eu estava mais ligada no mundo. Mas há sempre a opção de comprar plano de dados com da empresa ETECSA, também conhecida como Cubacel. Assim como, você pode usar internet em alguns hot spot das cidades. O preço é de 2CUC para 1 hora de internet, e funciona direitinho e rápido.
Outra opção de acesso a internet são os hotéis, que em sua maioria vendem planos de 30 minutos ou 1 hora também. Entretanto, o preço costuma ser mais caro que os 2CUC cobrado pelo governo e o plano só vale dentro do próprio hotel que comprou.
Quartos em casas particulares em Havana
8- Tenha sempre um trocadinho para usar banheiro
Você vai reparar que na maioria dos banheiros que entrar terá sempre uma senhora sentadinha esperando uma ajudinha. Mas se não tiver na sua entrada, eles costumam aparecer bem na hora que você sai da cabine e ficam te olhando com aquela cara: “e aí, vai rolar uma moedinha?!“
Aliás, por falar em banheiro, nunca saia de casa sem papel higiênico ou lencinho de papel nessa sua viagem para Cuba! Vai por mim! 😉
9- Leve uma malinha de remédios
Eu nunca viajo sem uma mini-farmácia e em Cuba não foi diferente. Minha dica é levar vitamina C, anti-gripal, anti-diarreia, anti-séptico, band-aid e afins. Pois é melhor não contar que você encontrará farmácias durante a viagem. O mesmo vale para absorventes femininos, fraldas para as crianças e preservativos.
Dicas para Viagem Internacional
Exercícios para viagem de avião
Como ser um viajante melhor em 10 passos
10- Se acostume com falta de produtos em restaurantes
Vira e mexe, apesar da maioria dos restaurantes ter um cardápio extenso, vários itens não são disponíveis 100% do tempo. Minha sugestão é ter sempre uma segunda e terceira opção. Entretanto, devo dizer que nos restaurantes mais requintados não tivemos esse tipo de problema.
11- Restaurantes x Paladares
Essa vai ser a dica de uma viagem para Cuba que mais você vai encontrar em qualquer guia, revista ou blogs de viagem. E todos, sem exceção, vão te aconselhar o seguinte: “prefira os paladares“. Pois estes são estabelecimentos gerenciados por famílias ou empresas particulares. Enquanto os restaurantes são mantidos pelo governo e geralmente, oferece uma comida sem inovação de sabores.
Isso pode parecer estranho, mas durante muito tempo, os paladares eram permitidos somente para um número limitados de famílias.Então, eles podiam ser mantidos somente dentro da casa da família e com o máximo de 12 mesas. Fora que tinham muitas restrições envolvidas, inclusive o bloqueio de poder servir carne e lagosta! Ainda bem que isso está mudando e a cena gastronômica de Cuba está se transformando. Atualmente, existem muitas opções de restaurantes deliciosos para os turistas se deleitarem. Eu comi muito bem por lá!
Volta ao mundo em 10 drinks… Tim Tim!
13- Vinhos em Cuba
Eu não sei quanto a você, mas vinho é minha bebida favorita. Então, eu adoro tomar uma taça durante o jantar, especialmente quando estou viajando. Caso você seja do meu time, vá com expectativa baixa nesse quesito. Melhor contar com os deliciosos drinks e cocktails cubanos.
14- Vida noturna com locais é difícil de encontrar
Essa foi uma das constatações mais chatas que tivemos ao chegar em Cuba. Você pode conviver com os locais no dia a dia, mas a noite, eles não costumam frequentar os mesmos lugares que turistas. E isto acontece pela triste razão deles não terem poder aquisitivo para ir aos bares e restaurantes que estão em voga.
A passos muito lentos está se criando uma classe média alta e as pessoas estão recomeçando a frequentar os mesmos lugares que turistas, mas tudo ainda é muito dividido. E, pela minha experiência, ir onde a população mais simples frequenta pode ser um choque cultural para algumas pessoas. Essa questão é bem pessoal e cada um sabe o que prefere! 🙂
15- Leve dinheiro – cash
Esquece esse negócio de cartão de crédito, cartão de débito, traveler cheque e afins, em Cuba, tudo funciona a base de dinheiro vivo! E fique esperto, para não ter surpresa desagradável de roubo durante sua viagem. Prudência é importante!
Seguro Viagem para Cuba
Uma coisa que não pode faltar na sua viagem para Cuba é um bom Seguro Viagem Internacional. Afinal, Seguro viagem para turistas é obrigatório em Cuba e você pode ser deportado se não tiver um! Viaje tranquilo e esteja protegido se alguma emergência aconteça. Tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”. Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!
16- Ficar de olho nos outdoors!
Não tem jeito de passar por Cuba sem perceber a extensa propaganda pró-governo em praticamente todos os cantos da cidade e em estradas. Na minha cabeça, isto é uma lavagem cerebral e alienação mental!
17- Tem muito turista!
Taí uma coisa que não estava esperando, tem muito turista em Cuba, especialmente em Havana. Agora, já estou aqui imaginando quando os cruzeiros americanos começarem a chegar em Havana, vai ser uma doidera ainda maior de gente!
Dessa maneira, minha dica é sair um pouquinho das ruas turísticas para ver as cidades mais calmas. Pois assim você vai ver como a população vive de verdade.
18- Cidade Grande x Interior
Fique esperto, você vai notar a diferença de infraestrutra entre Havana e as cidades menores. Até Trinidad, que já está tomada pelos turistas (por ser uma cidade colonial lindíssima), tem alguns problemas básicos. Por exemplo, para citar um, pouca água nos chuveiros! Inclusive, foi lá que dei valor a uma boa chuverada.
19- Visto + Seguro saúde
Tirar um visto para Cuba é indolor e a empresa área que você vai viajar oferece isso no próprio voo (mas confirme isso no momento da compra a passagem). Assim como o visto, o seguro saúde para turistas é obrigatório. Então, você vai precisar fazer um. Eu recomendo fazer uma cotação com o pessoal da Seguro Promo, que tem as melhores promoções do mercado e eu sempre uso!
20- No final tudo dá certo!
Tentar entender o sentido da vida, da humanidade ou de qualquer coisa em Cuba, não funciona. Geralmente as coisas não tem muito sentido por lá! Então, respire, siga em frente e saiba que no final tudo dá certo, pois as pessoas tem uma tendência incrível de querer ajudar a resolver seu problema.
Conclusão
Sem dúvida, Cuba foi uma experiência incrível! Recomendo fortemente. 😉
Você já esteve em Cuba? Tem mais algumas dicas diferentes destas para dar? Então, conta pra gente ali nos comentários! Vamos adorar saber. Fora que você poderá salvar a viagem de algum dos nossos leitores. 😉
Respostas de 7
Oi Mi! Estou passando pra dizer que dá pra reservar casa/ apto e quarto pelo Airbnb do Brasil. Fiz isso a pouco e os donos das casas que reservei responderam rapidíssimo, me surpreendi!
Um contra é o valor, que sai mais caro do que contata-los por email, mas é uma opção.
Outro site que tem me ajudado é o http://www.casaparticular.com/. Vc consegue ver emails, telefones, fotos e afins.O que estou fazendo é ver se existem comentários no tripadvisor, pra ver se a hospedagem é bem cotada. Vamos ver se dá certo!
Oi Ma, Tudo bem?
Super notícia essa sua… na época eu não consegui pagar pelo Canadá e nem as Alemãs que foram conosco conseguiram pagar por lá. Pelo visto o AirBnB conseguiu dar um jeito e agora liberou… nossa, isso facilita muito!!!! Aliás, eu acho que cada dia vai ficar mais fácil viajar para Cuba, com essa abertura que eles estão recebendo.
Eu pesquisei também via esse casa particular, mas quase morri de depressão, pois TODAS as casas que pedíamos já estava reservada, estava ficando desanimada! Achei fácil conversar com o pessoal direto por email, mas confesso que fiquei com medinho de chegar lá e não ter lugar para ficarmos (risos). Mas em Cuba, tudo dá certo, de um jeito ou de outro … incríevl 🙂
Vou começar a escrever mais posts sobre Cuba, só para você!
bjooooo
Ola Mirella, tudo bem? meus pais estao vindo para o Canada e vamos passar 1 semana com eles em Cuba curtindo preguica 🙂 Eles contactaram a Mondial para fazer o seguro de viagens e foram informados de que a Mondial nao esta fazendo seguro para Cuba devido ao embargo…. Fiquei chocado… ai fui olhar no site deles, e teoricamente conseguimos fazer, mas pelo televendas eles nao conseguem…. Vc tem algum contato na Mondial onde meus pais podem ligar para que eles sejam auxiliados… eles preferem fazer via telefone. Obrigado, Cristiano
Oi Cristiano, Tudo bem?
O telefone de televendas da Mondial é esse: 11 4331-5121, mas eu não sei se tem esse desconto de 15%, pois esse é um código aqui do blog e só pode reservar online.
Veja se dá certo, do contrário, compre pelo link: https://www.mondialtravel.com.br/?SalesAgentId=2292 , eu costumo comprar assim para minha mãe e minha sogra, mas pra uso o seguro do RBC do Canadá, pois fechei o anual, entende?
Abs
Acompanhando sua viagem já fiquei morrendo de vontade de voltar! Essa chatice dos jineteros só me incomodou em Havana. Em Trinidad, apesar de haver muitos turistas também, não me senti assediada. Espero que pelo menos o interior do país conserve esse clima por mais tempo!
Oi Camila,
Pois é … eu também já estou com saudades e quero voltar para conhecer o outro lado do país que não deu tempo nessa viagem!!!
Obrigada pelas suas dicas que foram ótimas e me ajudaram muito!!!
bjão