Etretat foi uma das mais belas surpresas que eu tive na França em quase 9 anos. Sim, levei esse tempo todo para conhecê-la e me arrependo de não tê-la aproveitado por todos esses anos. Opções de coisas para ver e fazer em Etretat não faltam, isso que a “cidade” é relativamente pequena. Então, vou te mostrar 10 coisas para ver e fazer em Etretat na França.
Etretat é uma cidade bem turística, atraindo visitantes graças a suas impressionantes falésias brancas e vistas de tirar o fôlego. Foi impossível eu não soltar um WAOWWWW e fazer uma mega cara de espanto quando coloquei meus pés lá. Se você curte natureza, você estará no local certo. Inclusive, este é um lugar bom para você fazer passeio a partir de Paris!
+ 6 PRAIAS A MENOS DE 2H DE PARIS
+ BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
10 coisas para ver e fazer em Etretat na França
Etretat fica na costa da Normandia, que teve suas belas praias transformadas em um campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Isso não aconteceu especificamente em Etretat, mas em outras praias bem próximas.
Etretat é reconhecida mundialmente pela paisagens costeiras ao redor da cidade, em particular as rochas em formato de tromba de elefante. Etretat é um destino muito popular na França. Apontando para a sua origem geológica compartilhada, nenhuma outra região do litoral francês se assemelha a paisagem marinha única de tirar o fôlego da Côte d’Albâtre.
Então, vamos descobrir as 10 coisas para ver e fazer em Etretat, na França?
Impressionar-se com a beleza do lugar
Certamente, das 10 coisas para ver e fazer em Etretat na França, eu acredito que é IMPOSSÍVEL você não se impressionar com sua beleza. Como eu já disse, basta colocar os pés no calçadão da praia e soltar o primeiro WAOW da viagem. A cidade em si já faz você suspirar, mas nada como você chegar na praia e não saber para onde olhar. De um lado a falésia branquinha com rochas que parecem uma tromba de elefante, barcos ancorados na praia. Já no outro lado, uma grande e alta falésia com uma capela no topo. É muito encantamento para uma vista só!
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
Praia, praia e praia!
Ahhh, a praia… quem me conhece sabe que eu não sou a mais fã de praia. Como fico entediada muito fácil, detesto ficar torrando no sol, talvez eu não fosse a pessoa certa para indicar uma ida à praia. Mas esta praia tão tem como não encantar. E, mesmo se você for como eu, vai passar ohoras só olhando e babando.
A praia de Etretat é diferente para nossos padrões brasileiros. Não tem areia, e sim cascalhos (aquelas pedrinhas lisinhas). Então, quem não gosta de se sentir uma milanesa assim que sai da água, pode comemorar! Mas como nem tudo é perfeito, as pedras são super incômodas para ficar sentada(o), deitada(o) por muito tempo. Infelizmente, não tem posição confortável.
Entretanto, como tudo tem um sentido, as pedras desempenham um papel importante na proteção da cidade. Deste modo, em casos de maré (muito) alta, elas impedem de a água chegar nas casas.
A praia no verão enche, como já era de se esperar. Eu estive lá em Maio, Junho e semana passada (sim, demorei para ir, mas agora estou batendo cartão todos os meses 😉 ) e pude observar o movimento. Mesmo em maio, que ainda estava friozinho, a praia já tinha um bom movimento, até com alguns corajosos na água. Infelizmente, não podemos esquecer que ao Norte da França as temperaturas são sempre mais baixas.
Para quem gosta de entrar na água, ela é gelada (bem gelada, para os meus padrões). Deste modo, precisa ser corajoso o suficiente para entrar, coisa que europeu no geral é.
Mas se você não gosta de água, faça como eu: sente nas pedrinhas por alguns minutos só para ouvir as ondas batendo nas pedras. Certamente você vai achar relaxante. Ou então, dê uma caminhada na Promenada Perrey e veja como os franceses sabem aproveitar uma praia.
Comer deliciosos frutos do mar e muito peixe
Morando longe do mar, para mim é quase que obrigatório, sempre que vou à praia, ir comer em restaurantes típicos. Então, em Etretat não foi diferente. Sem falar que opções é que não faltam. Só de frente para a praia você encontrará vários restaurantes, com muitas opções de pratos. Então a gula faz parte das 10 coisas para ver e fazer em Etretat na França.
Os preços são razoáveis. Dessa maneira, você encontrará opções de menus de €14.90 até €75. Não se preocupe, a comida é de qualidade. Portanto, se você é fã de mariscos, esta é uma ótima pedida na região. Além do que, o marisco faz parte do prato típico da região: “Moules et Frites” (mariscos e batatas fritas). Entretanto, se você não gosta de frutos do mar e peixes não se preocupe. Com certeza, você vai achar restaurantes com opções de carnes, pizzas, entre outros, no menu.
Apreciar a beleza das contruções
É impossível não repararmos na arquitetura da Normandia. E em Etretat não é diferente. O estilo é muito diferente e lindo. Inclusive, tudo é muito bem conservado. Aliás, eu acho incrível como eles misturam vários materiais como madeira, tijolo, pedra e tudo combina perfeitamente. Sem falar nas inspirações medieval, russa, flamenca.
Se encantar com as falésias
Este é uma das coisas para ver e fazer em Etretat mais legais. Você tem várias opções de atividades que vão te mostrar as falésias de um outro ponto de vista.
Você pode ver uma falésia do topo da outra falésia, por meio de uma caminhada. Assim como, pode pegar “carona” com os barcos dos pescadores, inclusive sempre tem uns oferecendo pequenos passeios. Como ainda pode alugar um caiaque ou catamarãs para dar uma olhada mais de perto ainda nas falésias. Aliás, como a maré muda consideravelmente durante o dia, dependendo da hora que você for à praia, a paisagem mudará drasticamente.
[vc_message message_box_style=”solid” message_box_color=”purple” icon_type=”entypo” icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-alert”]
Fique atento ao horário das marés do dia, para você não correr o risco de ficar preso nas rochas. Tem muitas placas com informações na praia.
[/vc_message]
Conhecer paisagens que inspiraram grandes pintores
Se você já conhece Etretat de algum lugar, mas nunca foi lá e não sabe da onde, grandes chances de você a ter conhecido por meio de algum dos mestres do impressionismo. Afinal, Claude Monet, Eugène Boudin, Manet, assim como Gustave Courbet, foram alguns que reproduziram as belezas de Etretat em lindas pinturas.
Inclusive, ao longo da Promenade Perrey (calçadão na praia) você encontrará placas com pinturas de Monet e história das mesmas.
O precursor das pinturas foi Eugène Boudin, que pintou inúmeras paisagens de Etretat, além de Honfleur, Trouville e Le Havre. Monet realizou perto de 80 pinturas de Etretat. Além, claro, daquelas feitas em outras partes da costa da Normandia, como Sainte-Adresse, perto de Le Havre. Assim como Gustave Courbet também realizou lindas pinturas por ali. A propósito, “Os penhascos em Etretat após a tempestade” é um dos meus favoritos.
Caminhar pela região
As falésias são o que atrai a maioria dos visitantes para Etretat. Como eu já mencionei no item acima, elas ficaram famosas por causa das inúmeras pinturas de Claude Monet e outros impressionistas. Particularmente, a Porte d’Aval, é a parte mais impressionante. Ela é um arco natural de giz branco brilhante, que muitos associam com uma tromba de elefante.
São várias as falésias que você pode escalar e ter as mais variadas vistas e belezas. O Porte d’Aval é a maior e com maior movimento, que dá acesso a outro arco natural, o Manneporte. Entretanto, eu prefiro a falésia d’Amont, na extremidade leste da praia, que dá uma vista quase que completa de Etretat.
Dá para fazer tudo num dia? Certamente, dá! Mas vá ciente que tem que ter um bom preparo físico. Não se compara as trilhas de trekking de Cinque Terre. Afinal, o caminho é melhor, mas mesmo assim pessoas sedentárias (como eu!) sofrerão um pouco. Mas a vista compensa. Muito!
Conhecer as maiores atrações turísticas de Étretat
Eu sou a louca das igrejas. Nem preciso dizer que vibrei quando vi uma capelinha no alto da falésia d’Amont. Foi muito mais que amor à primeira vista. A capela de Notre Dame de la Garde está no topo das falésias, com vista sobre Etretat, o mar e os penhascos. Meio surreal de tão belo que é o cenário!
Ela foi construída em 1854 por um padre jesuíta de Rouen e é dedicada aos marinheiros também. Na 1ª Guerra Mundial ela foi destruída, mas assim que a guerra terminou, ela foi imediatamente reconstruída. Perto da capela tem um monumento em forma de um avião em homenagem aos pioneiros do vôo Nungesser e Coli. Eles tentaram atravessar o Atlântico em suas aeronaves “The White Bird”, mas foram vistos pela última vez aqui sobre Etretat. Infelizmente, a tentativa fracassou e os dois pioneiros nunca foram encontrados novamente.
Sem dúvida, este é o ponto que tem a melhor vista, na minha opinião. Ela inclui a praia, a cidade de Etretat e ainda o Porte d’Aval. Inclusive, é o lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol de Etretat. Se já achei um espetáculo de lindo no verão, fico imagino naqueles céus de inverno…
Passear pelo centro histórico
Além da linda praia e toda a natureza ao redor, Étretat tem um centrinho muito lindo e super agradável. Você pode passar horas olhando as vitrines, entrando em lojas de produtos típicos, admirando a arquitetura antiga e típica da Normandia.
Historicamente, Etretat era uma aldeia de pescadores, e tornou-se uma popular estância balnear durante o século 19. É uma atraente cidade pequena. Não deixe de visitar o antigo mercado na Place Foch. O mercado municipal tem uma estrutura de madeira medieval e hoje abriga várias pequenas lojas de produtos locais, decoração, souvenires regionais.
Relaxe e aprecie a vista
Afinal, acredito que não tenha argumento maior do que a beleza da foto abaixo, para você sentar e relaxar!
Onde se hospedar em Étretat:
Booking.comVale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 17
Amei suas dicas. Vc saberia me dizer como faço para ir de Le Havre para Etretat? Vamos chegar em um navio de cruzeiro lá e queremos passar o dia em Etretat, mas não sabemos como ir.
Olá, estou planejando ir em setembro à França. Vou antes passar por Amsterdã, passar uns dias na Normandia e fechar em Paris. Você acha que em setembro dá pra pegar uma praia em Étrat? E como é para visitar os outros locais? Pois eu gostaria fe visitar as prais do desembarque e o Monte Saint Mitchel
Oi, adorei as suas informações sobre Étretat.
Vou com minha mãe, que tem pequena dificuldade de caminhar, é possível ir à Capela de Notre Dame de carro?
Desde já, obrigada.
Oi Isabel. Sim, tem acesso na montanha por carro. =)
Nossa amei seu post, agora me animei de vez a conhecer. Espero pegar um dia bonito em outubro
Oi Julia, Obrigada!! Certeza que você vai gostar =)
Na torcida para ter um lindo dia em Outubro. Beijo!
Realmente: Wow!!!!!!
Nunca havia ouvido falar sobre esse local, mas uma das coisas que morro de vontade de conhecer são praias com esses paredões rochosos! E mesmo assim, essas falésias são espetaculares!
Amei!
Essa costa parece ser maravilhosa.. Não conheço nada da França a nao ser a Alsácia e Paris.. Não vejo a hora de mudar para a Europa e poder desbravar um pouco mais desse país.. E de preferência tendo você como tradutora e companhia de viagem 😀
Ainda não conheço a França. Já to vendo que meu roteiro vai ser de bons dias.
Eheheh, mesmo para quem não gosta de praia como você, como resistir a um lugar assim, não é? 😉 Não conhecia este local, mas parece ser muito bonito. Deste a arquitetura dos edifícios à arquitetura das falésias. E adorei a ideia de colocar réplicas das pinturas que os artistas fizeram daquele local. Genial!
Martinha, este lugar existe ou estou sonhando? Já fui a Paris e sul da França, mas não fazia ideia de Etretat. Mas já vou enviar o link agora para o marido e dizer: quero ir para este lugar. Amei o post!!
Adorei as dicas!!! Étretat está na minha lista já há algum tempo… Não vejo a hora de conseguir visitá-la pessoalmente…
Que lugar lindo! Já quero conhecer. Essas dicas são demais. Com essas fotos então me encantei! Haha.. Parabéns pelo post!
Eu confesso que amei esse lugar e já quero conhecer logo. A formação do elefante eu já vi algumas fotos nas redes sociais do tipo. O lugar já me ganhou o coração, sério.
Olá… não é que a formação parece mesmo a tromba de um elefante?! Nem precisei me esforçar para notá-la!
No parágrafo 1 do item 2 parecia que você estava me descrevendo! Sou muito aquilo ali! rsrsrsrs Tédio, torrar no sol, falta de bronze…
Adoro mariscos e ia me acabar neles por ai, MAS as casas me surpreenderam e atraíram, estranhas e interessantes com arquitetura distinta de que ando vendo por ai. Fiquei com uma vontade louca de me perder entre elas. Essa seria minha atividade; nem pegaria carona em barquinho algum… 🙂
A vista do alto e a capelinha linda e também com um desenho pouco comum para mim… Quero ir, sentar e relaxar! Adorei viajar para Etretat! 🙂 bj