Muitas vezes o tempo para conhecer uma cidade é escasso, mas isto não impede que se possa aproveitar pelo menos um pouco do que a cidade oferece. Então, pensando nisto, este post tem a intenção de mostrar o melhor de o que fazer em Frankfurt em 1 dia. Já que em algumas horas em Frankfurt consegue-se conhecer o básico, se divertir e ficar com vontade de voltar e querer ficar mais!
Quem tem uma conexão longa no aeroporto de Frankfurt pode sim (e deve!) ir até o centro e conhecer as principais atrações turísticas de Frankfurt, já que a cidade tem um centro histórico primoroso e um centro comercial super movimentado e interessante.
Mas não só aqueles que tem conexão em Frankfurt deveriam passear pela cidade! Enttão, se você for um visitante que vem de um voo longo e começa (ou termina) uma viagem pela Alemanha descendo no aeroporto de Frankfurt, deveria pensar com carinho na possibilidade de ficar pelo menos um ou dois dias na cidade. Desta forma, poderia descansar da viagem cansativa e ainda dar uma chance a uma bela cidade, que tem bastante a mostrar. 😉
Então, acompanha ali abaixo este roteiro para conhecer Frankfurt! Sem dúvida, ele tem tudo para quem deseja ver o que a cidade tem de melhor!
Não perca tempo >>> Faça um tour guiado e conheça o melhor da cidade!
Leia também:
- FRANKFURT – VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO PARA CONHECER A CIDADE NUMA CONEXÃO?
- AEROPORTO DE FRANKFURT NUMA CONEXÃO LONGA
- GUARDA-VOLUMES NO AEROPORTO DE FRANKFURT
O que fazer em Frankfurt
Frankfurt é uma cidade fácil de passear e de se conhecer. Aliás, suas maiores atrações são perto uma das outras, o que torna o passeio mais rápido e objetivo para quem tem pouco tempo.
Fora que outra grande vantagem é que quem faz conexão no aeroporto e tem somente algumas horas para conhecer Frankfurt conta com um trem que sai de dentro do aeroporto e deixa no centro da cidade em cerca de 15 minutos. Isto faz com o que sair e voltar do aeroporto de Frankfurt para ir ao centro da cidade, seja fácil e rápido.
- COMO IR DO AEROPORTO DE FRANKFURT PARA CENTRO DA CIDADE
- COMO CHEGAR NA ESTAÇÃO DE TREM DO AEROPORTO DE FRANKFURT
Dica:
Quem pretende fazer um passeio rápido a partir do aeroporto de Frankfurt, deve dar uma lida no post que fiz sobre o Frankfurt Card, o cartão de descontos da cidade. Já que ele é muito indicado para quem pretende passear pelo centro e utilizar o transporte público da cidade. Realmente uma excelente opção!
+ FRANKFURT CARD, O CARTÃO DE DESCONTOS EM ATRAÇÕES EM FRANKFURT
Compre seu Frankfurt Card já e chegue despreocupado em Frankfurt!
Assim sendo, agora você só precisa do roteiro abaixo para conhecer as principais atrações da cidade e aproveitar ao máximo, seja sua passagem, passeios ou conexão em Frankfurt.
Se você tem algumas horas…
Por onde começar o passeio e o que fazer em Frankfurt
Um ponto chave da cidade é a região da Hauptwache. De fato, esta área é o que pode se chamado de o coração da cidade. Por isto, é aqui que indico começar o roteiro de um dia em Frankfurt.
Primordialmente, a Hauptwache tem uma ótima conexão com transporte público. Bem ali fica uma grande estação (a principal do centro de Frankfurt), que é servida com linhas de trem suburbano (S-Bahn) e de metrô (U-Bahn). Aliás, a estação tem o mesmo nome da praça e se chama Hauptwache.
Já que todas as linhas de S-Bahn de Frankfurt passam por esta estação, então é nesta estação que eu indico descer para fazer um passeios de algumas horas em Frankfurt. Então se você pegou o trem de S-Bahn no aeroporto, ou mesmo em qualquer uma outra estação, desça na parada Hauptwache.
Trens saindo do aeroporto
No aeroporto passa as linhas de trem S-Bahn S8 e S9.
→ Quem deseja sair do aeroporto e ir para o centro de Frankfurt deve pegar o S8 ou o S9 direção Hanau HBF e deve descer na estação Hauptwache.
Estacionamentos
Esta é uma região bem servida de estacionamentos, e bem central para quem chega de carro.
→ Bons estacionamentos (bem localizados) no centro de Frankfurt são: Zeil, MyZeil, Dom|Römer, Börse, Goetheplatz.
Roteiro para conhecer Frankfurt
Hauptwache
Se dúvida, a Hauptwache é a região mais central de Frankfurt. Ela é uma área grande, que não pode ser chamada de praça, pois é cortada por uma rua, mas é rodeada com prédios, e fica bem no coração comercial de Frankfurt.
Esta é uma das pontas do Zeil, o importante calçadão comercial da cidade. Enfim, é no famoso calçadão Zeil que estão todas as grandes lojas de departamento e lojas de rede no centro. Bem como, este é um lugar de passagem obrigatória para quem passeia por Frankfurt.
Bem no meio da Hauptwache já se vê a primeira atração deste roteiro por Frankfurt: o prédio, onde hoje funciona o Café Hauptwache, e que foi construído em 1671. Na Idade Média, este era o lugar de guarda do exército de Frankfurt. Atualmente, o lugar abriga um café/restaurante que funciona desde 1904.
+ ONDE FICAR EM FRANKFURT: AS MELHORES REGIÕES E OPÇÕES
Ainda na Hauptwache está a Katharinenkirche.
Katharinenkirche
A Igreja de Santa Catarina (em alemão: Katharinenkirche) é a maior igreja luterana de Frankfurt am Main, sendo dedicada à mártir cristã, Catarina de Alexandria. Aliás, o escritor alemão, artista e político Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi batizado nesta igreja em 1749, sendo que sua família frequentava-a todas as semanas.
Procurando hotel em Frankfurt?
Temos vários posts com excelentes indicações!
Reserve seu hotel em Frankfurt no Booking.com, um site confiável e que te garante o menor preço.
Logo, o grande calçadão que se vê daqui é chamado de Zeil.
Zeil
Como eu havia mencionado acima, o Zeil é a principal rua de comércio de Frankfurt. Esta rua fica bem no centro da cidade e inclusive é uma das ruas comerciais com maior volume de vendas da Europa. Naturalmente, aqui você vai encontrar várias lojas de redes europeias, como Zara, Mango, C&A, H&M, Primark, entre outras. Além, é claro, das grandes lojas de departamento alemãs, como Kaufhof, Karstadt e Peak & Kloppenburg.
Para continuar o roteiro de 1 dia em Frankfurt, depois de algumas compras, então siga pela rua Neue Kräme, em direção ao Rio Main, conforme o mapa abaixo:
No caminho, ao longo da Neue Kräme, você vai passar pela praça Liebfrauenberg.
Liebfrauenberg
Esta é uma pequena praça onde está a Liebfrauekirche – a Igreja paroquial e convento do século 14. No meio da praça está sua maior atração, a fonte Liebfrauenbrunnen, e ainda o Café Liebfrauenberg. Aliás, este café é outra entidade da cidade, onde a aristocracia costumava se reunir para tomar café da tarde no século passado.
Inesperadamente, no canto esquerdo da praça, ao lado do Café Liebfrauenberg, uma passagem dá acesso a uma preciosidade do centro: o escondidinho mercado de Frankfurt, o Kleinmarkthalle.
Kleinmarkthalle
Este é o grande mercado público local. Com toda certeza, você vai encontrar diariamente diversos produtos frescos em mais de 60 lojas, que estão distribuídas em 1500 m². Semelhantemente a uma feira livre, só que em ambiente coberto, aqui pode se comprar carnes, frutas e legumes fresquinhos, grãos, flores, especialidades nacionais e internacionais. Inclusive vários produtos brasileiros são vendidos em algumas lojinhas.
Além do mais, o mercado também tem várias barraquinhas que servem refeições rápidas. Então você pode provar aqui algumas especialidades alemãs nas bancas do corredor de entrada. Inclusive, o mercado tem um restaurante no 2º piso, que serve refeições completas.
Uma dica: peça Wurst mit Brötchen (salsichão com pão), uma entidade alemã. Baratinho e uma delícia!
Aberto de 2ª-6ª entre 08-18h; sábado, entre 08-16h.
Hasengasse, 5.
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!
Com o propósito de continuar o passeio, vamos voltar e seguir pela Neue Kräme. Já que seguindo a rua logo se chega no centro histórico da cidade, na Paulsplatz. Ali se encontra a Igreja de São Paulo (Paulskirche).
Paulskirche
Sem dúvida, a Igreja de São Paulo (em alemão: Paulskirche) é um dos mais relevantes pontos históricos de Frankfurt. Como dá para perceber, ela não é mais uma igreja, apesar de ter sido consagrada em 1833, e ainda possui o nome de Paulskirche. A saber, foi aqui que a Assembléia Nacional criou a primeira constituição democrática para a Alemanha. Atualmente, acontecem aqui cerimônias de premiação e eventos políticos e culturais.
Diariamente aberta entre 10-17h.
Paulsplatz, 11.
→ Uma boa dica é pegar os ônibus Hop-on Hop-off, que saem da Paulsplatz, e que passam por diversos pontos de interesse da cidade.
Se você continuar a descer a rua em direção ao Rio Main, logo chega na praça mais famosa da cidade. Ela está presente em todas as fotografias de quem passa por Frankfurt: Römerberg, no coração da Altstadt (cidade antiga de Frankfurt).
Altstadt
Naturalmente, esta é a parte mais antiga da Frankfurt, como o nome já entrega, pois Altstadt significa “cidade velha”. Segundo dizem, esta região era o maior e mais bonito centro histórico de toda Alemanha, antes de ser quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial.
A Altstadt contém muitos dos mais importantes pontos turísticos de Frankfurt, incluindo a praça Römer com a famosa Rathaus (prefeitura de Frankfurt), além de muitos outros edifícios, que são, na maioria, reconstruções.
Römer
Um dos principais pontos turísticos de Frankfurt, a praça Römer é rodeada por edificações de arquitetura caracteristicamente germânica, cuja a história data o século XII.
Para quem não sabe, Römer significa “Romano” e, portanto, Römerberg significa monte (montanha) romano. Assim sendo, a praça Römer fica exatamente no Römerbeg.
+ FRANKFURT RÖMERBERG, O CORAÇÃO TURÍSTICO DA CIDADE!
Rathaus
Como já dito acima, Rathaus é prefeitura de Frankfurt. Aliás, este belo complexo de casas medievais no Römer é o local de trabalho oficial do prefeito de Frankfurt. O prédio é muito bonito e fotogênico, entretanto por ser um prédio de administração pública, não tem visitação. Já sua maior atração, o salão Kaisersall pode ser visitada, entretanto, só quando não estão acontecendo eventos.
O Salão do Imperador (Kaisersall) é uma joia da cidade. Muito bonito e cheio de história, era neste belo salão que os imperadores recém-coroados realizavam seus banquetes. Ao mesmo tempo, este lugar servia para abrigar as assembleias da cidade e ainda hoje recebe as recepções mais importantes de Frankfurt.
No centro da praça está a Fonte da Justiça, a Gerechtigkeitsbrunnen, construída em 1543.
No lado oposto à Prefeitura, está a Ostzeile, o casario de madeiraque caracteriza o Römer. Originalmente construído durante os séculos XIV e XV, o que se vê hoje são prédio refeitos a imagem e semelhança dos originais. Portanto, todos estes prédios foram reconstruído depois da 2ª Guerra Mundial.
Nikolaikirche
A Igreja de São Nicolau é do início de 1200 sendo que em 1290 ela foi reconhecida como capela real. Entretanto, a igreja virou local de oração e missa para o conselho da cidade de Frankfurt a partir do século XIV. Caso você esteja na região e ouvir vários sinos, saiba que é daqui que vem o som. Isto porque sua torre conta com um seu carrilhão de 47 sinos, que faz a alegria dos moradores e visitantes nas horas cheias.
Dica!
Quem pretende adquirir lembranças de Frankfurt deve se dirigir as lojas de souvenires que funcionam na praça Römer, já que fora desta região é difícil de se encontrar este tipo de artigo.
Uma das melhores maneiras de conhecer a Alemanha e suas belas cidades, é viajando de carro. Então, não deixe de fazer a reserva do seu carro antecipadamente!
Perto dali está a beira do Rio Main. Siga para lá e suba na ponte Eiserner Steg.
Eiserner Steg (ponte de ferro)
Esta ponte de ferro para pedestres, construída em 1869, foi um presente do governo grego à cidade de Frankfurt. Ao atravessá-la, na margem oposta ao centro, fica o bairro de Alt-Sachsenhausen, endereço de vários museus, quase todos na margem do rio. Por esta ponte passam diariamente mais de 10 mil pessoas.
Dica 2!
Inegavelmente, bem no meio da ponte Eiserner Steg, você vai poder tirar as melhores fotografias do skyline de Frankfurt, pegando o rio Main com os prédios da cidade ao fundo.
Na outra margem do Rio Main, entre a Ponte Eiserner Steg e a Ponte Friedensbrücke (Ponte da Paz), existe uma área conhecida como Museumsufer (Margem dos Museus).
Nesta região estão vários museus importantes de Frankfurt, dentre os quais o Museu de Comunicação, o Museu da Arquitetura, assim como o Museu do Cinema, o Museu de Arte Aplicada, ainda o Museu Judaico e além do famoso Instituto de Artes Städel. Este último é um ótimo museu de arte e é o mais visitado. Por certo, um dos grandes museus na Alemanha e conta com uma coleção de obras que abrange do renascimento ao modernismo. Em vista disto, é uma boa opção para aqueles que tem um pouco mais de tempo na cidade!
Passeios pelo Rio Main
Uma opção para quem quer ver a cidade de uma maneira diferente da usual é fazer passeios de barco de 50 ou 100 minutos pelo Rio Main. Os passeios partem do lado da ponte Eiserner Steg. Os tíquetes podem ser comprados na hora, direto do guichê da Primus Linie (empresa que oferece os passeios) ao lado da Eiserner Steg.
Saídas:
Janeiro e Fevereiro: Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11-16h.
Março – Dezembro: diariamente, de hora em hora, das 11-17h.
Preços: a partir de €10.
Não perca! >>>> Cruzeiro Turístico em Frankfurt de 1 ou 2 Horas
Retorne a praça Römer, passe na frente do casario que fica do lado direito da praça e logo depois dele está uma pequena ruazinha, na ponta norte da praça. Esta ruazinha se chama Markt e ela leva até outra grande atração de Frankfurt: a Neue Altstadt, ou seja, a Nova Cidade Velha.
Neue Altstadt
Como assim a “nova cidade velha?”, você deve estar se perguntando. É que esta área entre o Römer até a Catedral, que se vê lá ao fundo, foi toda revitalizada recentemente. Ou seja, todos estes prédios “antigos” que você vê estão tinindo de novos.
Por certo, foi decidido botar abaixo todos os prédios construídos nos pós-guerra e que não possuíam características medievais. Desta maneira, a pouco tempo foram erguidas novas construções nesta área tão nobre da cidade. De fato, deu nova cara ao centro antigo de Frankfurt, embelezando o lugar onde estavam prédios feios e sem personalidade.
Atravessando a rua Markt até o fim se chega na Catedral de Frankfurt, a Dom Sankt Bartholomäus.
Dom Sankt Bartholomäus (ou Kaiserdom)
Esta catedral gótica tem sido uma importante igreja desde sua construção no século 14. De forma que foi escolhida oficialmente como sede eleitoral para os reis do Sagrado Império Romano em 1356. Assim sendo, aqui foram realizadas 10 coroações imperais entre 1562 e 1792.
Infelizmente, durante a II Guerra Mundial, a catedral sofreu sérios danos durante os bombardeios e seu interior foi todo queimado. Entretanto, ela foi toda reconstruída nos anos pós-guerra.
Uma boa dica a saber, é que é possível subir até a plataforma na torre da Catedral, que fica a 66 metros de altura. A vista da cidade é incrível, entretanto quem quer apreciar a vista vai ter de subir cerca de 300 degraus da escadaria estreita (não tem elevador).
Horário da catedral:
Entre 1 de Abril – 31 de Outubro: de 10-18h.
Entre 1 de Novembro – 31 de Março: entre 10-17h.
Valor para subir na torre: €3, crianças, aposentados e estudantes: €1,50.
Entrada na Igreja é gratuita.
Siga pela Hasengasse até chegar novamente no calçadão Zeil, agora na sua outra ponta, na Konstablewache.
Konstablewache
A Konstablerwache é uma grande área, tipo praça, e é o começo do calçadão Zeil. Aqui também tem uma grande estação de trens e metrôs no seu subsolo e por ali também passam os bondes (Strassenbahns). Esta região tem um comércio mais popular e também tem bastante movimento.
Na praça da Konstablerwache acontece uma feira dos produtores da região 2 vezes por semana. Aqui, nas 5ªs-feiras (10-20h) e sábados (08-17h), estão inúmeras barraquinhas vendendo produtos frescos, direto da horta. Entre eles, pode se achar legumes e frutas frescas, queijos, vinhos, pães, entre vários outros produtos. Ainda pode-se achar especialidades típicas regionais, como o Grüne Sosse (molho verde) e comidinhas.
Zeil
Muito já se falou neste post sobre o calçadão Zeil, que é a rua de maior movimento comercial de Frankfurt, e chegou a hora de passear por ela e fazer algumas comprinhas, se esta for sua vontade. 😉
Caminhe neste calçadão em direção a Hauptwache (onde começamos este roteiro de 1 dia em Frankfurt), e conheça esta que é a rua mais pulsante da cidade. Aqui, além de vários lojas de departamento e de marcas acessíveis, está uma filial da loja Primark, que faz a loucura de quem procura por barganhas.
Leia também:
- COMPRAS EM FRANKFURT
- COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM TODAS AS DICAS
- MELHORES OUTLETS NA ALEMANHA
Seguindo adiante, em direção à Hauptwache, do lado direito está o shopping My Zeil. Ele tem uma fachada moderna de vidro e que vale a pena ser visitado, já que sua estrutura exterior e interior completamente inusitada rende muitas fotos.
Dica 3!
Entre no shopping My Zeil e pegue a segunda escada rolante após a entrada (que fica atrás da primeira). Passe pelo lado esquerdo da 1ª escada rolante e logo se vê a outra escada rolante, que é bem mais comprida. Esta escada rolante leva direto ao último andar, onde estão os restaurantes.
Lá de cima, além de se ter uma bela vista do calçadão Zeil e suas lojas, ainda pode-se apreciar a arquitetura inovadora e ter a real dimensão da estrutura deste shopping-center.
Quando você sair do shopping vai perceber que está quase na Hauptwache, onde este passeio de algumas horas em Frankfurt começou. E aqui pode terminar este rápido passeio de o que fazer em Frankfurt em algumas horas para aqueles que precisam voltar rápido para o aeroporto.
Para retornar ao aeroporto de Frankfurt, basta descer no subsolo da estação Hauptwache e pegar o S-Bahn S8 ou S9 em direção a Wiesbaden e seguir até a estação Frankfurt Flughafen (aeroporto de Frankfurt), onde devem descer.
O mapa deste percurso de um passeio de algumas horas em Frankfurt pode ser acompanhado aqui:
Você consegue viajar sem celular e sem internet?
Difícil imaginar uma viagem sem seu celular, não é mesmo?!
Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!
Tem um pouco mais de tempo para aproveitar a cidade?
Vamos adiante neste roteiro de 1 dia em Frankfurt!
Para quem tem mais tempo para conhecer mais pontos turísticos de Frankfurt, indico seguir pela Biebergasse, que seria a continuação do calçadão Zeil e ir até a Alte Oper (Ópera Antiga). No caminho, muitas lojas e cafés deliciosos, a grande praça Goetheplatz, onde começa a Goethestrasse, a rua mais elegante e com as lojas mais chiques da cidade.
Goetheplatz e Goethestrasse
A grande praça no seu caminho, chama-se Goetheplatz, em homenagem a um dos mais famosos filhos de Frankfurt: Johann Wolfgang von Goethe. Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX, tendo escrito diversos livros importantes, entre eles Fausto.
Certamente, na praça que leva seu nome está um monumento em sua homenagem, mas também encontra-se um monumento em homenagem ao alemão Gutemberg, que inventou a tipografia, ou seja, a possibilidade de se imprimir livros e jornais.
Já a Goethestraße é o primeiro endereço a se ir para fazer compras de luxo em Frankfurt. Ali estão reunidas crème de la crème das lojas de alto luxo.
Continue em direção a Alte Oper pela Freßgass, a rua mais charmosa de Frankfurt. Se você quer tomar um café ou comer com charme, este é o lugar.
Freßgass
“Freßgass” é o nome dado a este trecho da rua Grosse Bockenheimer Straße e sua continuação, a Kalbächer Gasse. Esta trecho que liga a Opernplatz (onde fica a Ópera Antiga) à Rathenauplatz é cheio de mercearias e delicatessens, assim como cafés, restaurantes e algumas poucas lojas sofisticadas. O lugar é muito gostoso, sendo uma rua de pedestres e com várias mesas e bancos ao longo dela. Além de uma fonte-escultura que corre água que faz a festa das crianças no verão.
Alte Oper Frankfurt
A fachada imponente da Ópera Antiga de Frankfurt é bastante marcante. Mas é importante saber que além de ser um prédio bonito, estas paredes abrigam uma das mais importantes casas de óperas do mundo. Inaugurada em 1880, foi completamente destruída na 2ª Guerra Mundial e somente 4 décadas depois foi reinaugurada, em 28 de agosto de 1981.
A fachada foi mantida, mas o interior da ópera abriga o melhor de acústica da época. Aqui acontecem apresentações de altíssimo nível, sendo de música clássica, jazz e musicais de sucesso mundial.
Ali perto também fica a torre Main Tower, que tem um terraço panorâmico e oferece as mais belas vistas da cidade.
Main Tower
A Main Tower é uma atração muito visitada em Frankfurt e por isto mesmo ela já ganhou um post exclusivo aqui. Sem dúvidas, é do alto deste arranha-céu que se tem as melhores vistas de Frankfurt. Se o céu estiver limpo no dia da sua visita na cidade, eu super indico esta atração. Então, saiba mais detalhes dela no link abaixo.
+ MAIN TOWER EM FRANKFURT: O MELHOR LUGAR PARA VER A CIDADE DE CIMA!
Seguindo um pouco adiante na rua Neue Mainzer Strasse (onde fica o prédio Main Tower) em direção ao Rio Main, se chega na praça Willy Brandt Platz. Nesta praça, você vai ver a Oper Frankfurt (nova Ópera de Frankfurt) e ainda o famoso Símbolo do Euro.
Escultura do Euro (Euro Skulptur)
Esta escultura de 15 metros de altura e 50 toneladas é a representação do símbolo do Euro, a moeda da União Europeia. Ela está neste lugar desde o início da era do euro, em 01/01/2002 e substituiu um relógio que fazia a contagem regressiva para chegada do Euro e que ficava ali.
Sendo que ela foi executada em 2 cópias: esta que se vê aqui no centro de Frankfurt (perto do prédio Eurotower, onde o Banco Central Europeu-BCE tinha sede) e outra que está no aeroporto de Frankfurt. Desde que o BCE se mudou para seu novo prédio às margens do Rio Main, cogita-se tirar esta escultura deste lugar e recolocá-la perto do BCE. Assim como já quiseram levá-la para um museu e até mesmo para Paris. Por hora, está decidido que fica onde está.
Seja como for, este monumental símbolo azul do Euro está cercado por doze estrelas amarelas, do mesmo modo, nas cores da União Europeia. Por fim, de noite ele é iluminado por dentro com luzes de LED. Sem dúvidas, um dos lugares mais fotografados de Frankfurt!
+ QUAL É A MOEDA DA ALEMANHA E QUE MOEDA LEVAR NUMA VIAGEM
A continuação do passeio de um dia em Frankfurt pode ser acompanhada aqui:
Quer visitar museus na cidade? Opções não faltam!
Sem dúvida, Frankfurt tem dezenas de bons museus e facilmente eu poderia dar uma boa lista deles aqui, mas os mais famosos são realmente o Städel Museum, assim como o novíssimo Historisches Museum Frankfurt e o Museu e Casa de Goethe.
O Museu Städel é considerado a fundação de museus mais antiga e renomada da Alemanha. Inegavelmente, o museu apresenta 700 anos da história da arte européia, com obras importantes de pintores como Lucas Cranach, Albrecht Dürer, Botticelli, assim como Rembrandt, Vermeer, além de Monet, Pablo Picasso, entre outros. O Städel fica na margem sul do Rio Main.
Já o Museu de História de Frankfurt foi recentemente reinaugurado, não só é o mais antigo, como também é mais novo museu de Frankfurt. Sim, ambos ao mesmo tempo. Aqui os visitantes são apresentados a história da cidade em várias exposições permanentes e temporárias. Já que ele é super bem localizado, não tem como você não passar na frente deste museu, já que ele fica ao lado do Römer, na viela que leva ao Rio Main.
Do mesmo modo, outra visita imperdível é a Casa Goethe, que é uma das maiores atrações de Frankfurt. De fato, foi nesta casa que Goethe nasceu e cresceu. Ela fica ao lado do Museu Goethe, uma galeria de pinturas da época de Goethe, e apresenta os móveis da família e quadros antigos. Fica na rua Großer Hirschgraben, 23-25, bem perto do Römer.
Se você pretende visitar museus em Frankfurt, não deixe de comprar o seu Frankfurt Card já. Ele vale muito a pena para quem vai entrar em mais de uma atração da cidade!
Então, gostou deste roteiro de 1 dia do que fazer em Frankfurt?
Certamente, Frankfurt tem muito mais a oferecer do que este pequeno roteiro das principais atrações mostra. Mas este passeio já dá uma dimensão do que a cidade oferece, assim como abre o “apetite” para visitas mais longas! Então, se puder, volte! Ou fique um pouquinho mais e deste modo descubra outras atrações de Frankfurt!
Ainda veja mais alguns posts sobre Frankfurt:
- PRATOS TÍPICOS DE FRANKFURT, VÁRIAS DELICIOSAS SURPRESAS PARA SE PROVAR E APROVAR!
- ADOLF WAGNER, O RESTAURANTE QUE É UMA TRADIÇÃO EM FRANKFURT
- ZOO FRANKFURT, UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA QUEM VIAJA COM CRIANÇAS
- UM PASSEIO DIFERENTE EM FRANKFURT: EBBELWEI EXPRESS
Vale a pena comprar antecipadamente:
;
Respostas de 71
Olá Carina, obrigada por esse post tão completo! Ficaremos em Frankfurt entre 22 e 24/11, logo em seguida partiremos para fazer a rota Romantica. Alugamos um carro para retirar no Aeroporto e ficaremos no Novotel Frankfurt City. Para nos deslocarmos para Hauptwache, você sugere irmos de carro ou de metrô? De carro seria tranquilo estacionar? Estaremos com uma criança de 2 anos.
Oi, Lorenna!
Eu iria de tram ou de metrô (que você pode pegar na Messe) para ir ao centro. Estacionar no centro de Frankfurt é caro e o trânsito não é dos mais tranquilos. Fora que o transporte público funciona super bem. 😉
Peça orientação no teu hotel, com certeza eles vão te dar todas as dicas de como chegar na Hauptwache, é bem fácil a partir dali.
Boa viagem e aproveite muito a cidade!
Olá, tudo bem ?
Obrigada por compartilhar esse roteiro conosco. Estarei em Frankfurt de 19/11 a 21/11 e vou utilizar como ideia.
O mercado de natal, já tem uma data definida para este ano ?
Obrigada
Oi, Paula!
Fico feliz em ajudar. 🙂
Sim, o Mercado de Natal já tem data e será entre 25.11. e 22.12.2024.
Boa viagem!
Oi Carina, incrivel encontrar seu blog com tantas informações sobre a Alemanha. Chegaremos em FRA em 16 de nov e ficaremos até 01 de dez. São tantas opções de roteiros que estou perdida rs. Fui ha mais de 15 anos pra Frankurft, Berlim e Munique, porem era verão… Acha que vale a pena ficar uns 4 dias em Frankfurt e fazer bate e volta para Rudesheim e Heidelberg por exemplo (vi essas cidades no seu post sobre arredores de FRA). Fico um pouco insegura de dirigir na neve. Acha tranquilo? Alguma cidade imperdivel no inverno? desculpe tantas perguntas. Obrigada
Oi, Luciana!
Fico feliz em ajudar com meus posts! 🙂
Você vem bem no período das feiras de Natal, e elas são incríveis! Rüdesheim, Frankfurt, Nürnberg são cidades com mercados de Natais bem especiais, eu não perderia… Dê uma olhada nos meus posts sobre Mercados de Natal, tem várias dicas boas por lá. 😉
Quanto a dirigir na neve, este é um período que pouco ou raramente neva por aqui. E mesmo quando neva, não é nada muito grande, que seja um problema dirigir. A neve de verdade acontece mais no sul da Alemanha, lá nos Alpes, então esta não precisa ser uma preocupação que vc tenha. Mas eu também não deixaria de ir para os Alpes neste período, já que a região fica linda demais!! Mesmo lá é tranquilo de dirigir, as ruas são limpas sempre e os carros precisam ter pneus de inverno aqui, então todos temos de trocar os pneus para dirigir no inverno, o carro que você alugar, já virá com eles. 😉
Aproveite muito a Alemanha neste período! Boa viagem!
Seu roteiro me salvou! 10.06.24. Meu voo atrasou e tive que ficar um dia aqui em Frankfurt. Graças ao seu trabalho, consegui conhecer um pouquinho a cidade. Obrigado.
Fico muito contente em saber, Felipe!
Espero que tenha gostado do que viu e que volte em breve! 😀
Boa tarde Carina, tudo bem? Muito grata por tanta informação. Por favor, estou chegando em Frankfurt no dia 20/10, às 19h50 (aeroporto), preciso de um auxílio para reservar hotel, apenas para um dia, queria muito fazer esse seu roteiro. Tenho plano com a ALL, o que você indica, o Ibis Centrum é possível, seguro para uma mulher sozinha, pela primeira vez na Alemanha? Ou deveria ficar no Sofitel, bem salgado. Pretendo comprar um trem para Koblenz no final do dia 21, assim, o hotel precisa estar próximo da estação. Muitíssimo obrigada, todo meu roteiro estou vendo por aqui.
Oi, Maria Heloisa!
Obrigada! Eu sempre fico muito feliz quando sei que este meu post ajuda as pessoas a conhecer minha cidade. 😀
Sim, você pode optar sem medo pelo ibis Centrum, você vai caminhar um pouquinho mais, mas ele fica numa região bem boa e você não precisa se preocupar, não.
Desejo uma ótima viagem para vc e aproveite muito!
Muitíssimo grata pelo pronto atendimento, já realizei a reserva, no dia 21/10 pretendo fazer o seu roteiro, o máximo possível, meu trem será apenas 17:42, creio que seja possível começando cedo. Vou lá no post do Vale do Reno aprender mais com vocês.
Carinha
Muito valiosa a sua dica, tenho uma conexao de 4 horas e queria pelo menos conhecer o centro, acha possivel?
Obrigada
Oi, Lucélia!
Infelizmente, eu acho meio corrido pelo tempo que vc tem. Eu não arriscaria.
Boa viagem!
Oi Carina, me chamo Bernardo e quero tirar uma dúvida com você. Li o seu roteiro (muito bom por sinal) e montei o meu tendo este como base. Vou à Portugal em Setembro do ano que vem (2022), mas tenho uma conexão de 5 horas e meia em Frankfurt (meu voo sai do Rio dia 20/09 e chega em Frankfurt dia 21/09 às 14:30, e meu voo para Portugal sai de Frankfurt às 20:00). Você acha que é possível fazer o seguinte roteiro com o tempo que eu tenho disponível?
-Pegar S8 em Flughafen e sair na estação Hauptwach
-Passar pelo Café Hauptwache e Katherinenkirche
-Alte Oper
-Main Tower para ver a vista
-Seguir em direção à Ponte dos Cadeados e andar nela
-Voltar e virar na orla do Main River
-Ir até Frankfurt Cathedral, depois seguir para Nikolaikirche e Romer, Paulsplatz e Liebfrauenberg
-Ir à Zeil para comprinhas e café
-Voltar para Hauptwache e retornar ao aeroporto
Obrigado
PS: Queria saber tb se tem algum local no Flughafen que é possível guardar a mala de mão (vou estar indo com uma mochila, uma mala e mão e uma mala despachada, mas essa última eu pego somente em Portugal no destino final)
Oi, Bernardo!
Eu acho o teu roteiro muito extenso pra pouco tempo. Na realidade, teu tempo na cidade vai ser de cerca de 1h, 1h30. Já que você tem um tempo contado e vai perder bastante tempo até sair do avião, deixar a mala, seguir pro centro e depois voltar. O aeroporto anda bem cheio de novo, e recomendo que vc esteja pelo menos 1h30 antes da partida do teu voo por ali. Afinal, o embarque começa quase 1h antes da partida. Tem Gates que são super longe do controle de raio-x e eu tô achando teu tempo bem curto. Enfim, vai ser arriscado, principalmente porque teu retorno ao aeroporto vai ser no horário de rush.
Analise bem se vale a pena correr o risco, mas definitivamente, corte parte do teu roteiro na cidade. Infelizmente, pro tempo disponível, é bastante coisa. 🙁
Sim, o aeroporto conta com um guarda-malas. Fica no andar do desembarque.
Boa sorte e boa viagem!
Muito muito bom o post. Estávamos só de passagem e acabamos passando o dia em frankfurt! Amamos e conseguimos graças às excelentes dicas! Muito obrigada!!!!
Olá, Ana!
Fico muito feliz em saber disto!!
Obrigada por voltar aqui e dar teu feedback. 😀
Um abraço pra vc!
Olá, Carina. Adorei suas dicas sobre Frankfurt. Em julho irei fazer uma conexão de quase 7 horas em Frankfurt.
Você acha tranquilo ir até o centro e voltar tranquilamente para o aeroporto nesse tempo? Com quanto tempo de antecedência eu deveria voltar? Provavelmente farei esse trajeto de trem.
Olá, Alessandra!
Com certeza! Vá sem medo, é tempo mais que sufciente. Eu voltaria para o aeroporto faltando umas 2 horas para o voo decolar. 😉
Um abraço pra vc e boa viagem!
Olá prezada Carina,
Gostaria de te parabenizar e agradecer pelas suas dicas!!!
Segui conforme descrito, e não deu erro!!!
Obrigado mesmo!!!
Abraço, David.
Fico muito feliz em saber, David!
Obrigada por retornar e dar teu Feedback!
Um abraço!
Boa tarde Carina,primeiramente, parabéns pelo excelente post!
Vou fazer uma conexão de 7 horas na cidade em Junho, chegando por volta de 15 horas e saindo 22:15… acredito que dará tempo de visitar esse belo centro. Porém, você acredita que a hora do rush pode me atrapalhar ou até mesmo fazer correr o risco de perder a conexão?
Obrigado
Olá, Caio!
Obrigada!
Vá sem medo! Vc precisa estar no aeroporto lá pelas 21h, quando a hora do rush já acabou faz tempo. 😉
Boa viagem!
Ola Carina! Parabéns pelo post.
Alguma dica de lugar que possa visitar, em fevereiro, de trem direto do aeroporto que seja subterrâneo ou que tenha pouco contato com o frio? Faço conexão de 12 horas para um país quente e por restrição de bagagem não terei roupa de frio… obrigado! 🙂
Obrigada, Felipe!
Olha, no teu caso e pelo tempo de conexão, te recomendaria mesmo o centro de Frankfurt, pra entrar e sair de lojas, ou visitar algum museu. Fevereiro é um mês frio ainda é cintura ser cinza, o que não ajuda em nada em passeios pelas ruas.
Mas na Alemanha não existe nada parecido com as “cidades embaixo da terra” como no Canadá, infelizmente.
Boa viagem e boa conexão!
Oi Carina, vou para a Tailândia em janeiro (dia 16), e farei uma conexão em Frankfurt de 10 horas, como farei um mochilão e a temperatura na Tailândia é alta, não queria levar blusas para evitar um peso desnecessário. alguma sugestão?
Olá, Jefferson!
Infelizmente não tenho nenhuma sugestão a não ser trazer um super casacão, com luvas, gorro e cachecol. Provavelmente vai estar bem frio, e eu desconheço aluguel de roupas de inverno no aeroporto. 🙁
Boa sorte e boa viagem!
Olá boa noite Carina ,
Parabéns pelo Post excelente,estaremos em conexão minha irmã e eu dia 18/11 de manhã até a noite e gostariamos de fazer um passeio com motorista de táxi que nos levasse até o centro, e depois outro táxi para o aeroporto que falasse português ou espanhol oque você indica?.tambem que fosse em preços acssessiveis beijos e Obrigada
Olá, Dulcinea!
Infelizmente não conheço ninguém pra indicar.
Boa viagem!
Carina, seus posts são excelentes! Obrigada por compartilhar. Abraços
Obrigada, Marilia! 😀
Parabéns pelo post. As instruções deste roteiro e a do link que mostra como sair do aeroporto de trem estão perfeitas! Fiz conexão em Frankfurt neste domingo. Estava sozinho, segui as instruções à risca e consegui fazer o roteiro de forma segura, dentro da lei, sem correria e sem vacilos, em cerca de 6 horas, incluindo tempo para um almoço em um dos restaurantes da Römerberg. Só não subi no 66o andar da catedral pq era domingo e parece que só rola em dias úteis. Também não peguei os ônibus Hop In Hop Out, mas só porque não estava a fim mesmo. Acho que se estivesse acompanhado teria ficado um pouco mais de tempo em cada lugar.
Fico muito contente em saber, Alexandre!
Obrigada por voltar aqui e dar o retorno. 🙂
Um grande abraço pra vc!
Parabéns pelo post adorei, queria apenas no meio destes lugares citados restaurantes alemães , quais legais voce indicaria?
Oi, Clara!
Os que eu costumo indicar não ficam nesta região bem central e sim do outro lado da ponte, em Sachsenhausen. Procure por Adolf Wagner e Gaststätte Atschel.Agora, na área bem turística, indico o Schwarzer Stern, no Römer.
Boa viagem!
Parabéns pelas dicas! Vou fazer uma escala de 6horas em Frankfurt e “passei a limpo” o que você falou para me situar lá, através de um mapa offline! Espero fazer em umas 3 ou 4 horas tudo, pq ainda tenho folga pra voltar pro aeroporto.
Aproveite muito! Tenho certeza que vc vai gostar da cidade!
Um abraço!
Oi Carina! Ficarei em Frankfurt entre 14:00 até as 23:00, quando pegarei um onibus na estacao central para ir a Praga. Caso seja possivel, o que mais vc recomendaria para eu ver? Alguma sugestao de resraurante ou cafeteria que seja bacana mas nao muito cara, pois estarei viajando sozinha ? Obrigada!
Bia,
Tem vários cafés como Starbucks, Coffee Fellows, etc que ficam abertos e sempre tem movimento até mais tarde, depois que as lojas fecham (dependendo do dia da semana, entre 19-21h). Ou vc pode retornar para estação de trem, lá também tem várias cafeterias e fast-foods com pessoas ido e vindo.
Um abraço!
Boas dicas sobre a cidade. Qual seria uma estimativa de tempo para fazer deste roteiro?
Irei com a familia em dez/16, época de inverno. É possível fazer este roteiro nesta época?
Teria sugestão de onde almoçar?
Muito obrigado.
Abraços.
Olá, Marcio!
Numas 3 horas vc faz o percurso, corridinho, até em menos tempo.
Dezembro é bem frio, e que acontece é que as pessoas tem menos paciência para ficar na rua, mas dá pra fazer mesmo assim.
Para almoço, eu sugiro o restaurante da Kaufhof, que é a loja de departamento bem no centro. Não é nada demais, mas para quem tem pouco tempo, é mais prático e rápido. Além de ter uma vista bacana. Fica no último andar do magazine.
Boa viagem!
qual o horário do último trem para o aeroporto?
Olá, Marcelo!
Recomendo sair pelo menos umas 2,5-3 horas antes. O aeroporto é enorme e caso vc não o conheça bem, pode ter certa dificuldade para se localizar. 😉
Bom passeio!
Carina, boa noite!
Gostei muito de suas informações, eu estarei em Frankfurt (entre os dias 21 a 23/abril), terei o dia 23 para dar uma volta pela cidade, pois meu vôo é as 18:00 hs .
Que horas devo sair da cidade com segurança para não perder o vôo?
Abraços
Marcelo
Oi, Carina,
Ates de tudo, parabéns – e obrigada! – pelo blog! Suas dicas são ótimas!
Tenho uma conexão de 6 horas em Frankfurt e fiquei com muita vontade de fazer esse roteiro. Vi que você já respondeu ali em cima que, correndo um pouco, dá para fazê-lo em 2 horas, é isso mesmo? Quanto tempo leva do aeroporto para a Hauptwache e da Hauptwache para o aeroporto, em média? Obrigada!!
Obrigada, Gabi! 🙂
Olha, eu deixaria uma margem de uma hora pra ir e outra pra voltar do aeroporto. Para quem conhece, o trajeto é fácil e bem mais rápido, claro, mas até vc se achar dentro do aeroporto, encontrar a estação, comprar o bilhete… O mesmo vale para volta, e antes com tempo de folga, não é mesmo?!
Bom passeio e espero que vc goste de Frankfurt!
Precisava resolver umas coisas no consulado de Frankfurt e tinha um tempo antes de voltar. Achei seu texto e segui sua rota. Foi muito gostoso!!! Em pouco tempo consegui conhecer um pouquinho da cidade. Ótimo texto, ótimas dicas!!!!
Obrigada!!!! 🙂
Olá, Priscila!
Fico muito contente em saber que o post te ajudou, e principalmente por vc ter retornado aqui para me contar!
Super obrigada! Espero que vc tenha gostado da cidade!
Grande abraço!
Olá Carina!
Parabéns pelo poster!
Tenho pesquisado bastante o que fazer nas 10 hrs que ficarei em Frankfurt, rumo a Amsterdã, e nada foi tão objetivo e completo como seu poster!
Através dele tudo parece muito simples….
Uma detalhe que estou apreensiva é com a questão da temperatura…Estou indo dia 30/12…vai estar bemmmm frio, não é?!
Estou planejando vestir uma segunda pele de calça e camisa, uma outra camisa de linha, calça jeans, sobretudo, botas cano longo, cachecol, protetor de orelha… Você acha que isso seja suficiente?!
As luvas são de grande necessidade???
Caso tenha alguma dica, vou adorar saber!
Muito Obrigada desde já!!!!
Clara
Oi, Clara!
Bom, sem ver as peças fica muito difícil opiniar, e ainda mais em época de aquecimento global!
Por exemplo, mês passado tivemos temperaturas bem baixas por aqui, e nestas 2 últimas semanas estamos na casa dos 10 graus… Então fica complicado de dizer se estará frio de verdade ou não.
Se for para se pensar no que é normal de se esperar, estará frio, sim. E se o sobretudo for daqueles para o inverno do Brasil, pode ser pouco. O necessário é mesmo um casacão, de pena de preferência. Botas forradas, luva (de lãzinha não serve), cachecol e gorro.
Mas vai que vc dê sorte… 😉
Em caso de emergência (e muito frio), no calçadão Zeil tem lojas baratas onde vc pode comprar algumas coisas de última hora, como C&A e Primark.
Boa viagem e bom passeio!
Oi Carina. Parabéns pelo post! Estou morando há pouco tempo numa cidade próxima de Frankfurt e estou planejando passar lá no próximo sábado. Com certeza suas informações vão ajudar muito! Obrigada!
Obrigada, Karol!!
Tomara que vc aproveite muito a cidade e a Alemanha!
Um abraço pra vc e obrigada pela visita!
Parabéns, morei em Frankfurt nos anos 70. Foi maravilhoso rever roteiros. Voltei no tempo. Saudades…amei suas indicações!
Fico feliz em saber, Eloá!
Obrigada!
Carina boa noite. Pesquisando pela internet encontrei esse post seu e gostaria de parabenizá-la e agradecê-la. Fui semana passada a Frankfurt (duas conexões de várias horas) e lendo aqui me programei para sair do aeroporto e conhecer a cidade. Nunca havia ido lá, mas com sua descrição dos locais e formas de acesso, consegui ir a todos e de metrô ou a pé. Resultado, esses dois dias foram muito enriquecedores para minha viagem, tanto, que pretendo retornar a Alemanha. Fiquei apaixonada e agradeço imensamente as suas dicas aqui postadas!
Fico muito feliz em saber, Claudia!! Obrigada por voltar aqui e contar tua experiência.
Grande abraço!
Oi Carina,tudo bem? Eu simplesmente amei o seu post sobre Frankfurt. Farei conexão de 10 horas na cidade em fevereiro e estou preocupada se poderei sair do aeroporto ou não. Você sabe se terei que pegar minha bagagem? Na verdade meu destino final é Portugal, mas a conexão é em Frankfurt. Espero conseguir fazer os passeios que você indicou e ver um pouco de neve! Estou MUITO animada…estou até pensando em fazer um blog para falar sobre minhas experiências em Portugal. Em tempo, você sabe se no aeroporto de Frankfurt há algum lugar para tomar banho, sem ter que alugar quarto de hotel?
Um beijo grande e obrigada pelas dicas!
Oi, Luciana!
Que bom que vc gostou do post e tomara que ele te ajude muito!
Sim, vc poderá sair do aeroporto e 10 horas de conexão é bastante coisa, fique tranquila. Vc não precisará pegar tuas malas, elas vão direto para Portugal, portanto se vc quiser tomar banho, traga o que necessitar numa mala de mão, vc não terá acesso a tua mala.
Quanto ao banho, existem sim duchas disponíveis no aeroporto. São mais de uma: no Terminal 1 onde saem e chegam os voos Lufthansa e suas afiliadas Star Alliance, você encontra uma ducha no Terminal 1 B, após o embarque, no Level (andar) 3, próximo ao Lufthansa Senator Lounge; no Terminal 1 A, Level (andar) 2 e Terminal 1 Z, Level (andar) 3.
Já no Terminal 2, que é onde chegam as companhias aéreas como Tap, Ibéria, Air France, British, entre outras, você encontra duchas no Terminal 2 D, Level (andar) 3.
Em cada um destes lugares você encontrará uma recepção, onde você paga (o serviço custa 6 euros) e recebe uma toalha, daí é só escolher qual banheiro usar. Cada compartimento tem um chuveiro e vaso sanitário, e de extras tem sabonete líquido e secador de cabelos. Ali ainda existe a possibilidade de comprar shampoo e condicionador, escova de cabelo, chinelo descartável, toca de banho, pasta e escova de dente. Dentro do compartimento existe espaço suficiente para se trocar e deixar seus pertences.
O horário de abertura é entre 06-22h.
Link para informações: http://www.frankfurt-airport.com/content/frankfurt_airport/en/services_at_the_airport/bathroom_shower.html
Só não crie muitas expectativas quanto a neve… raramente neva em Frankfurt e quando acontece, geralmente é em janeiro… 🙁
Mas o frio, este sim, vai estar te esperando! 😀
E faça um blog sim, vamos gostar de saber das tuas experiências Portugal afora… 🙂
Um abraço e boa viagem!
Oi, Carina. Obrigada pela dedicação com as dicas. Estarei 2 dias na cidade, um Sábado e Domingo) e com certeza usarei o seu tour. rs
Alguma dica de hotel? Procuro algo simples, mas com um conforto (limpo, roupa de cama, toalha descentes…) essas coisas. Serei apenas eu para 2 noites. E quero algo aproximo à área turística. Alguma dica?
Oi, Daniela!
A área central de Frankfurt carece um pouco de hotéis bons e baratos, mas eu indicaria o Ibis Frankfurt Zentrum. Muitos clientes meus já ficaram e elogiaram, éperto do centro e em frente ao rio Main.
Aqui segue o link: http://www.booking.com/hotel/de/ibis-frankfurt-friedensbrucke.pt-br.html?aid=395043
Aproveite a cidade e obrigada pelos elogios! 🙂
Ola Carina!
Adorei seu post…muito informativo e as dicas de tour pelo centro de Frankfurt seguirei a risca..RS!
Estou indo para Europa em dezembro, terei 10h de parada em Frankfurt… Como será inverno acho que estará nevando por lá certo? Queria saber se vale a pena comprar artigos de inverno por lá assim que chegar…da para compra não falando alemão!? Rs.
Obrigada,
Adriana Marques
Olá, Adriana!
Obrigada, fico contente que meu post ajude as pessoas a passear por Frankfurt! 🙂
Quanto ao frio, sim, vc já pode comprar algumas coisas aqui em Frankfurt, mas pouco provável que estará nevando na cidade. Aqui neva muito pouco e muito raramente antes do Natal, mas o frio já está por aí e vc vai poder se esquentar com o Glühwein (quentão) na Feira de Natal, que vai estar a mil pelo centro da cidade.
Para compras, vá para Zeil, ali vc vai achar todas as lojas de redes europeias, e até uma Primark, rede que tem preços arrasadores.
Boa viagem e aproveite muito!
Gostei bastante do post. Estarei em novembro com meu marido na Europa e Frankfurt será nosso ponto de chegada e saída. Nos baseamos em suas dicas para escolher os locais que visitaremos.
Fico contente em saber, Danielle! Uma excelente viagem pra vcs!
Olá Carina!
Ótimo texto, me deu uma boa noção de Frankfurt e me incentivou a incluí-la de vez em meu roteiro. Tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar:
1ª – A ideia é passar cerca de 3 dias em Frankfurt (saindo no 4º dia em direção à Paris), então você teria um guia para mais de um dia em Frankfurt? Nos mesmos moldes deste, com lugares pra ver, dicas de locomoção, etc.
2ª – O grupo que irei, em síntese, conta com vários adultos (+ 40) e tão somente eu de jovem (- 25), então você recomenda algum programa noturno que possa fazer sozinho, ou que agrade a gregos e troianos?
3ª – Por fim, a época que estarei na cidade é, à priori, de 4 de abril/2015 (chegada) à 8 de abril (saída pela manhã). saberia de algum festival nessa época? Seja musical, artístico, de alguma forma cultural?
Grato desde já pela atenção e parabéns novamente pelo ótimo site! Estou guardando ele nos favoritos para usar como referência nesse planejamento todo que estou fazendo.
😉
Olá, tenho por volta de umas 6 horas diponíveis para conhecer a cidade. Como não falo inglês, tenho um pouco de medo. Gostaria de saber se existem aqueles onibûs que fazem tour pela cidade e voltam ao aeroporto.
Obrigada
Cristina
Oi, Cristina!
Os ônibus que fazem passeio pela cidade não passam pelo aeroporto, eles saem da praça Paulsplatz, citada no texto.
Do aeroporto, vc pode contratar um passeio para o centro, de uma olhada no post que escrevi sobre o que fazer em algumas horas no aeroporto, ou procure o guinchê de Informações do aeroporto.
Boa viagem!
Oi, Mariana!
Obrigada! 🙂
Bom, se vc fizer com pressa, em menos de 2h vc vê tudo, mas recomendo umas 4 horas, ora ver tudo com calma.
Quanto a tua conexão, não sei responder, depende da passagem que vc comprou. Se vc comprou os trechos juntos, a probabilidade é que as malas vão para o destino final.
Boa viagem!
Adorei o post, Carina 🙂
Em quanto tempo, mais ou menos, dá pra fazer esse trajeto todo?
E vc saberia me dizer se na conexão em Frankfurt (a minha será de 10h) eu precisarei retirar na esteira e depois despachar novamente minha mala?
Muito legal esse post! Deu muita saudade da minha cidade do coração!!! Belo texto, Carina!! Mostra de maneira prática e bem explicada o que tem de fundamental para se ver em pouco tempo em Frankfurt!
Obrigada, Ana!!
Opinião como a tua vale em dobro, afinal quem morou tempo na cidade sabe melhor do que ninguém avaliar o conteúdo do texto e fazer críticas. 🙂 Super beijo e saudades de vcs!