Lisboa Frank Nürnberger Pixabay

Roteiro Portugal: Lisboa e arredores

Nessa viagem para Europa, onde passamos por Portugal e Espanha, decidimos montar um roteiro por Portugal bem bacana. Então, começamos por Lisboa e arredores. Depois, seguimos de carro em direção ao norte, onde passamos alguns dias no Porto. Deste modo, pudemos aproveitar muito do país, afinal, Portugal contribui com seu estilo calmo e abundância de fofura.

Fiz essa viagem maravilhosa com meu marido e ela teve duração de 17 dias. Sendo que 10 deles passamos em Portugal e mais 7 dias na Espanha. Sem dúvida, esta foi uma viagem muito puxada e intensa! Muito mesmo! Nesta primeira parte vamos falar de Portugal, mais especificamente de Lisboa e arredores.


+ 14 RAZÕES PARA VISITAR LISBOA EM PORTUGAL

+ ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO


.

Roteiro Portugal Lisboa

>> Sabia que seguro viagem é obrigatório para Europa? Faça sua cotação aqui.

Roteiro Portugal: Lisboa e arredores

Roteiro Portugal: Lisboa

Portugal vem sendo um dos destinos mais procurados por brasileiros nos últimos anos. E não é em vão, pensa em um lugar tchutchu, fofurice pura!!!!

Lá você encontrará uma vibe tranquila, cidades com muita história para contar, além de pessoas simpáticas e acolhedoras.

Logo de início notei que 10 dias em Portugal seriam pouco para o que me propus a fazer. Sendo assim, esse roteiro Portugal acaba dando uma boa amostra, mas não contemplando tudo. Ao longo do post vou mencionar quantos dias acho realmente necessário para que se conheça bem cada uma das cidades que passamos em Portugal.

Lisboa a noite

.

Nossa viagem começou na capital de Portugal, Lisboa, depois fomos subindo até a região de Porto. Sendo que ainda depois retornamos até Coimbra para então seguirmos para a Espanha.

Infelizmente, não fomos para o Algarve (sul de Portugal) porque viajamos em dezembro (leia-se inverno na Europa). Mas se você for a Portugal entre março e outubro, eu sugiro que inclua mais 5 dias no roteiro para visitar essa linda região.

PS.: nenhuma das recomendações de sites, lugares, restaurantes e serviços neste post foram patrocinadas. Estou mencionando neste roteiro por Portugal porque foram genuinamente boas experiências.

.

Roteiro Portugal - Lisboa

Dicas de hospedagem em Portugal

Sobre estadia, reservei todos os hotéis através do Booking.com. Inclusive, optei por lugares próximo ao centro porque gosto de fazer as coisas caminhando. Então, tentei dar chance para hotéis pouco conhecidos, porém com boas recomendações. Também ficamos em apartamentos e hotéis de rede.

Minha conclusão, para quem não quiser investir tanto em hospedagem e deseja evitar surpresas desagradáveis sugiro reservar sua estadia em hotéis de rede. Todas as hospedagens que reservei neste roteiro por Portugal e não eram hotel de rede tivemos surpresinhas. Por exemplo: falta de aquecedor, falta de água quente e quarto sujo. Até rinite alérgica ganhei de presente! Então, fica a dica pra você.

Aconselho também que você reserve seu hotel o quanto antes. Percebi que tanto em Portugal, como na Espanha, estão com alta demanda, mesmo no inverno. Inclusive, eu reservei no final de setembro para ir em dezembro e já senti pouca oferta e preços altos.

Se seu orçamento em Lisboa for para um hotel 5 estrelas, recomendo esse post da Martinha com dicas imperdíveis. Do contrário, abaixo tem algumas sugestões dos melhores iBis de Lisboa (incluindo a nota das avaliações do booking). Aliás, eu gosto muito da rede Accor:

Hotel com café da manhã ou sem?

Uma coisa que fizemos neste roteiro Portugal e gostei foi não reservar hotéis com café da manhã. Assim tive a chance de experimentar sabores locais e variados, sem ficar presa ao de sempre. Afinal, tem muitas padocas maravilhosas espalhadas por esses dois países! Principalmente em Portugal, você vai se deliciar nas padarias e cafeterias.

Aliás, nosso estilo de passeio com refeições é assim: tomamos um super café da manhã reforçado, fazemos nossos passeios, comemos algo no caminho durante o dia e almo-jantamos no final da tarde, início da noite.

No início dessa viagem sofremos um pouquinho por falta de conhecimento. Porque os restaurante na Europa não ficam abertos no período da tarde, mesmo nas grandes cidades. Então tínhamos que almo-jantar depois das 19h. Mas depois, no andar do nosso roteiro Portugal pegamos o jeito.


Transfer em Lisboa e Região

Você está planejando uma viagem para Portugal e precisa de um serviço de transfer em Lisboa? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, fechamos em parceria com motoristas em Lisboa, super recomendamos, que podem te ajudar. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Lisboa e passeios por toda região!

Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).

Os motoristas brasileiros em Lisboa garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Portugal. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.

Peça sua cotação sem compromisso: por email ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!

Tours Lisboa

Aluguel de carro em Lisboa

Optamos por fazer todo o trajeto de carro entre as cidades neste roteiro Portugal. Então, isso implica alugar um carro, calcular o trajeto e ter noção dos gastos. Para combustível e pedágio, eu usei o site Via Michelin que ajudou muito no planejamento dos custos.

Uma coisa que me surpreendeu foi o preço de estacionamento. Aliás, como é caro! Então, prepare-se psicologicamente e abra seu bolso (risos)!

No aeroporto de Lisboa pegamos o carro que alugamos ainda no Brasil com a Sixt através da RentCars. Pois eles permitem o pagamento em reais e sem taxa de câmbio. Correu tudo bem tanto na retirada (ganhamos um upgrade surpresa que foi uma delicinha!), como na devolução.

Gostei muito da Sixt, não apenas pelo upgrade, mas porque eles oferecem o Via Verde (o Sem Parar Português). Devo mencionar que facilitou muito a vida. A devolução do carro foi super rápida e descomplicada. Sendo que todas as taxas cobradas após a viagem foram de acordo com o que foi oferecido e contratado, sem surpresinhas. Ou seja, foi uma boa experiência.

Entretanto, prepare-se para gastos além do aluguel do carro. Tivemos de pagar 78 euros sem retorno em taxas de seguro por sair de Portugal. Além disso, mais 70 euros do Via Verde que descontava o valor dos pedágios. Fora estes, mais 375 euros de calção (que é normal e obrigatório), que ao final não foram cobrados porque não ocorreu nada além do previsto nesta viagem por Portugal. Amém! Na realidade, este calção é uma taxa que fica retida no seu cartão de crédito, para o caso de acontecer algum dano com o carro.

Outras maneiras de deslocamento:

Se não for alugar carro no seu roteiro por Portugal, veja maneiras de chegar no centro de Lisboa:

Dica:

Ao efetuar a reserva dos hotéis, eu já fui pesquisando e reservando hotéis com estacionamento. Pois nem todos oferecem um local privado. Inclusive, alguns oferecem estacionamentos públicos e pagos (fique atento!). Fora que alguns chegam a cobrar 45 euros a diária. Enfim, pagamos entre 5 a 18 euros, reservando com antecedência. Então, pesquise antes, para economizar depois. 😉

Chip de internet em Portugal (e Europa)

Assim que pousamos em Lisboa compramos dois chips de celular da Vodafone no aeroporto. O meu durou a viagem toda, mas o do meu marido acabou mais cedo, pois acabamos usamos mais o dele para o GPS. Cada chip custou 10 euros com 3GB de internet.

Outra opção é o chip da O Meu Chip onde você compra no Brasil antes da viagem. Assim, já chega no destino com plano de voz e dados ilimitados. Ou ainda pode comprar o plano de wifi portátil.

Importante:

Uma grande dica que te dou: baixe os mapas do google maps antes da viagem para usar offline. Deste modo, você economizar na internet e não entrar em pânico se perder conexão.

Ingressos antecipados para Lisboa:

Detalhes de Lisboa

DICA: não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.


Roteiro por Portugal: Lisboa e arredores

Esse roteiro Portugal foi organizado selecionando e listando cidades, regiões e bairros. Assim como, fomos incluindo vários lugares que gostaríamos de ir com base em diversos blogs, revistas e programas de TV.

A intensão era criar um roteiro por Portugal que nos daria uma ideia antecipada do que fazer em cada lugar. Mas sem muita rigidez, assim teríamos mais flexibilidade no caso de se perder. Ou ainda de encontrar algo muito legal fora do programado.

Acho que a grande quantidade de lugares para visitar e a minha vontade de conhecer o máximo possível tornaram esse roteiro Portugal o mais intenso que já fiz até hoje. Então, acabei seguindo a dinâmica anda-anda-anda-vê-vê-vê repeat. Dá-lhe fôlego, perninhas e animação!

.

Leia também :

10 Lugares para ver Lisboa do alto

Roteiro Portugal Lisboa

Parte 1: Roteiro Portugal – Lisboa e arredores

O que fazer em Lisboa

Fui injusta com Lisboa, confesso! Separei somente dois dias pra essa cidade linda. Então, acabei não a conhecendo como gostaria. Pra piorar, perdemos meio dia precioso, devido ao atraso do nosso voo. Então, ficamos com apenas 1 dia e meio para explorar toda cidade. De maneira que sugiro de 3 a 5 dias dedicados somente a Lisboa numa viagem a Portugal.

Assim que chegamos deixamos as bagagens e saímos o mais rápido possível do hotel pra aproveitar o resto do dia. Como já estávamos na metade da tarde, optamos por explorar a região de Baixa e Chiado.

Saímos da Praça Martim Moniz, passamos pela movimentada Praça das Figueiras e caímos na Rua Augusta. Aliás, o cheiro maravilhoso das castanhas assadas na brasa dominava cada esquina e elas são deliciosas!

Toda essa região é uma graça! Cheia de lojinhas, restaurantes e padarias de encher a vista e aguçar o paladar, rendeu de cara duas paradas. Primeiramente, na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que tem o bolinho, tipo croquete, que eles chamam de pastel de bacalhau. Anote aí, é divino! Na sequência, outra na Fábrica da Nata para comer o famoso pastel de nata. PS: voltamos lá diversas vezes! kkkkkk

Aliás, dá pra fazer um tour desafio por Lisboa com o objetivo de experimentar todos (ou quase todos) pastéis de nata da cidade. No final se dá o veredito do qual você gostou mais. Então, quem topa? (risos).

Seguindo pela Rua Augusta chegamos ao Arco da Rua Augusta que leva a linda Praça do Comércio. Dali você vai ter uma vista linda do Rio Tejo e da margem do outro lado.

Arco Rua Augusta, Lisboa

Roteiro Lisboa

Exploramos a pé toda região e algumas ruas paralelas até que me deparei com uma placa que indicava que o Elétrico 28 passava por ali. Desse modo, resolvemos aguardar e sem precisar esperar muito tempo o bondinho passou. Apesar de estar cheio de gente, claro, mas fomos mesmo assim.

O bondinho percorre os bairros de Alfama, a Baixa, o Chiado, Santos e vai até em Campo de Ourique, pertinho da Casa Fernando Pessoa. Em uma das paradas do bonde uma senhora portuguesa que estava descendo falou bem brava e alto com o motorista que ele deveria avisar aos turistas para protegerem suas carteiras “pois Lisboa estava cheia desses tipos”. Então, tenham cuidado.

A ideia era pegar o bonde até o Castelo de São Jorge, mas me perdi por falta de indicações no bonde e da falta do motorista cantar as paradas. Porém, acabamos descendo em um ótimo lugar, no Miradouro de Santa Luzia. A vista de lá é maravilhosa e vale a pena a parada!


+ 10 LUGARES PARA VER LISBOA DO ALTO


Roteiro Portugal Lisboa

Bondes de Lisboa

Ainda meio perdidos, decidimos seguir os trilhos do trem e ir caminhando pelo bairro. Assim chegamos a Sé de Lisboa e acabamos não indo ao Castelo.

Em seguida continuamos caminhando e fomos parar novamente na Rua Augusta. Então, aproveitamos para explorar mais um pouco as ruas da Baixa durante a noite (sim, já havia escurecido). Nesse trajeto nos deparamos com o elevador Santa Justa todo iluminado e lindo! Pausa para um chocolate quente sensacional e grossinho com mais pastel de nata pra fechar a noite.


+ ONDE COMER PASTEL DE NATA EM LISBOA


Elevador Santa Justa, Lisboa

Dica de tour gratuito em Lisboa

No dia seguinte, com o pouco tempo que tínhamos e uma lista enorme de lugares para visitar, decidi procurar um Free Walking Tour (passeio a pé “gratuito”) para fazer pela manhã e adoramos.

Gostei tanto que fiz isso várias vezes ao longo desta viagem. Achei uma boa não apenas para você visitar lugares, mas também para ter o contexto histórico do lugar. Especialmente porque o tour é feito por pessoas que vivem nesses locais e geralmente mostram lugares que gostam e são pouco notados por turistas.

Os passeios seguem diferentes roteiros partindo de pontos de encontro específicos. Geralmente, as saídas acontecem em praças e tem várias empresas para você escolher. Caso já não tenha optado e reservado uma, tente a que tiver vagas.

O “gratuito”, com aspas, significa que ao final do passeio você dá uma gorjeta para seu guia, sem um valor fixo. Os passeios duram de 2h30 a 3h. E nos grupos que participei notei que o valor da gorjeta variava de 5 a 10 euros por pessoa. Mas você que decide quanto dar. A única questão é que os passeios eram em inglês ou espanhol, nada de português. Alguns grupos precisam de reserva antecipada, outros é só aparecer no ponto de encontro e se juntar a turma. Entretanto, na alta temporada recomendo que reserve.

Começando o dia de passeio…

Então, nesse segundo dia, logo cedo tomamos um café delicioso na A Padaria Portuguesa na Praça Martim Moniz. Depois seguimos para o ponto de encontro do passeio na Praça Luis de Camões. É uma caminhadinha, mas ajudou na digestão! Lá encontramos o Miguel e iniciamos nosso tour.

Os pontos mais comuns de visita deste passeio são a Igreja de São Roque, o largo do Carmo, a Praça do Município, a Praça do Comercio, a Casa dos Bicos, o Miradouro Portas do Sol e da Graça entre muitos outros, passando pelo centro histórico, Bairro Alto, Chiado, Baixa e Alfama. O roteiro é livre e depende do guia, do grupo, do dia e da hora, sendo assim não há dois tours iguais.


+ O CONVENTO DO CARMO EM LISBOA


Rua do Bairro Alto Lisboa

Roteiro para Lisboa – segundo dia

O nosso passeio acabou no meio de Alfama. Então, de lá pegamos um ônibus e fomos ao Mosteiro dos Jerônimos.

Antes de ir, bateu uma fome e resolvemos almoçar por ali e escolhemos o restaurante Os Jerônimos. O restaurante é simples, os pratos são bem servidos. Em resumo, tem ótimo custo benefício e o atendimento é muito simpático, bem ao estilo português. Comi um bacalhau a Braga, delícia! Na volta ao mosteiro, paramos no Pastéis de Belém para experimentar o famoso pastel Belém. Realmente, é bom e super recomendo. Delícia!


+ PASTÉIS DE BELÉM – O PASTEL DE NATA COM HISTÓRIA


Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

Lisboa Card, vale a pena?

Cherango no Mosteiro, avistei nos jardins, a frente dele, um quiosque do Lisboa Card. Então, resolvi ver se valia a pena. Assim como muitas cidades turísticas pelo mundo, Lisboa tem esse cartão para 24, 48 ou 72 horas de acesso gratuito ou com desconto a vários lugares turísticos. Do mesmo modo, inclui até transporte gratuito pelo tempo em que ele é válido.

Analisando nosso roteiro e as atrações inclusas achei que valia a pena. Assim sendo, comprei o de 24 horas [compre aqui o seu antes de embarcar]. Ele ajuda a fazer uma boa economia nos ingressos e ainda inclui atrações que provavelmente você não visitaria, Mas como tá incluso, você acaba indo. Além de, é claro, economizar com o transporte.

Certamente, indico comprar ainda mais se você for ficar mais dias na cidade. Detalhe importante, ele inclui também algumas atrações em cidades próximas como Sintra e Tomar, por exemplo. Então, inauguramos nosso Lisboa Card entrando gratuitamente no Mosteiro dos Jerônimos (ehhhh!!!).

Continuando o roteiro por Lisboa

Começamos nosso passeio pela Igreja Santa Maria Belém, ao lado do mosteiro. Além da igreja ser linda e ter um teto maravilhoso, lá também se encontram os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões. Elas são lindas obras de arte em mármore.

Depois seguimos para o Mosteiro dos Jerônimos, considerado patrimônio mundial pela UNESCO. O prédio segue um estilo predominantemente manuelino de arquitetura e seu ponto alto, na minha opinião, é o claustro cheio de detalhes. Também encontramos lá o túmulo de Fernando Pessoa, escritor e poeta português aclamado mundialmente.

Mosteiro Jerônimos, Lisboa

Saindo, seguimos em direção ao lindo e imponente Monumento aos Descobrimentos. Assim como, caminhamos até a Torre de Belém, que também é patrimônio mundial pela UNESCO.Inclusive, tudo isso acompanhados de um lindo pôr do sol.

roteiro Portugal Lisboa

+ Lisboa Card – Compre aqui!

Palácio Nacional da Ajuda

Como amo palácios, pegamos um ônibus e fomos até o Palácio Nacional da Ajuda que fica em uma região muito bonita de Lisboa. O edifício segue o estilo neoclássico e foi habitado pelo rei português D. Luis I (1833-1889), mas desde o século XVII as quintas que deram lugar ao palácio após um incêndio eram utilizadas pela realeza. Lá você vai encontrar interiores muito bem preservados com móveis, cerâmicas, pinturas, trajes e utensílios da época. Amei demais!

roteiro Portugal Palacio Ajuda
Mercado da Ribeira

De lá seguimos ao Mercado da Ribeira, também conhecido como Time Out Market. Lá você vai encontrar inúmeras opções de comidas deliciosas, desde pratos tradicionais portugueses a comida internacional. Comi um arroz com polvo maravilhoso! Para mais detalhes confira sobre esse mercado aqui no Viajoteca.


+ MERCADO DA RIBEIRA EM LISBOA – TIME OUT MARKET LISBOA


Mercado da Ribeira em Lisboa

Mais dicas do que fazer em Lisboa:

Ufa! Tudo isso em 1 dia apenas! Rendeu, né?! Mas pra vocês verem como Lisboa precisa de mais tempo, segue a listinha de lugares que selecionei, mas que não consegui ir.

  •  Ruínas do Convento do Carmo
  • LX Factory
  • Estação Oriente
  • Parque das Nações
  • Jardim da Água
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Museu Nacional dos Coches
  • Centro Vasco da Gama
  • Oceanário de Lisboa
  • Palácio dos Marqueses de Fronteira
  • Elevador da Glória
  • Museu do Fado
  • Jardim São Pedro de Alcantara
  • Feira da Ladra
  • A vida portuguesa – loja
  • O Bacalhoeiro/ a Licorista e Cervejaria Ramiro – restaurantes
  • Mercado de Campo de Ourique

O que fazer em Sintra

No dia seguinte, nosso segundo dia inteiro de viagem, rumamos em direção a Sintra. Mas antes com uma parada muito especial, o Palácio Nacional de Queluz.

Esse palácio é enorme, tem um jardim maravilhoso e uma conexão muito especial com o Brasil. Afinal, esta foi a residência oficial do príncipe regente português, o futuro D. João VI, e de sua família. Sendo que ele permaneceu lá até a fuga da família real para o Brasil, em 1807. D. Pedro (que para os portugueses é D. Pedro IV) nasceu nesse palácio, que segue o estilo de arquitetura rococó utilizado na época. Certamente, muito lindo!

Se não tiver de carro, e estiver a fim de conhecer, tem essa excursão de meio-dia para Sintra. 😉

Palacio Queluz, Sintra

Palácio Nacional da Pena

Depois, seguimos viagem até Sintra, que fica pertinho do Palácio, uns 20 minutos.

Nossa primeira parada foi no Palácio Nacional da Pena. Ele é uma construção que mistura estilos arquitetônicos, como o manuelismo, o romantismo e influencias islâmicas. Inclusive, ele passou por várias reformas, pois foi um convento e se tornou um palácio de verão. Sem dúvida, é um dos lugares mais visitados de Sintra e é patrimônio mundial pela UNESCO. Realmente muito lindo e impressionante!

Palacio Nacional da Pena
Quinta da Regaleira

De lá fomos a Quinta da Regaleira, uma construção com um jardim todo elaborado e enigmático, trabalhado em simbologias. O proprietário era a um herdeiro que multiplicou seu dinheiro com café e pedras preciosas no Brasil na segunda metade do século XIX. Foi muito legal explorar esse jardim com passagens secretas, cavernas, grutas e um poço iniciático.

roteiro Portugal Quinta da Regaleira

Assim, seguimos para o Palácio da Vila ou Nacional de Sintra que foi palácio real desde o século XV até XX. O estilo do prédio também é eclético, seguindo uma arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. Uma das salas mais legais e a mais linda, na minha opinião, é a dos brasões.

Palácio da Vila ou Nacional de Sintra

No centro histórico encontramos o Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas. O Centro conta histórias de mitos e lendas da região de maneira bastante tecnológica e interativa. Então, é uma forma interessante de ter contato com a história e cultura local.

No início da noite caminhamos pelo centro de Sintra, almo-jantamos e fomos experimentar os famosos travesseiros e queijadas na Piriquita. Na minha opinião estava ok. Entretanto, eu não sou super fã dos doces de gema, mas acho que vale a ida.

Foi um dia bastante corrido, tem muitas coisas pra explorar nos palácios e nos jardins. Fora que ainda ficou faltando o Castelo dos Mouros, o Palácio de Seteais e o Palácio Monserrate. Realmente eu gostaria de ter ido nestes lugares e certamente eles garantem minha segunda viagem a Portugal e ida a Sintra.

Se você tiver disponibilidade indico que fique ao menos dois dias inteiros em Sintra.

Dicas de Onde ficar em Sintra:

Dia pingue-pongue (7 paradas no trecho de Lisboa a Porto)

;A região de Lisboa é cercada por pequenas cidades charmosas. Mas nem sempre você quer ou tem disponibilidade de passar um dia todo nelas. Então, pensando em ver o melhor que há em cada uma delas e aproveitar a viagem até Porto, fiz essa programação que chamei de dia pingue-pongue. Inclusive, ela poderia se chamar de 7 em 1 (não, não é 7 a 1 da Alemanha, vamos superar?! kkkkk).

Cascais

A primeira parada foi Cascais, uma vila balneário que me apaixonei. Apenas caminhamos pelo calçadão e admiramos essa vila muito fofa. Mas já deu super vontade de ficar e indico passar uns dias por lá.

Cascais, Portugal

Óbidos

A segunda foi Óbidos que eu simplesmente AMEI. Uma vila medieval murada, que você pode caminhar por ela. Fora que ela é super bem conservada, com castanha quente e ginginha no copinho de chocolate. Óbidos é perfeita e considerada patrimônio mundial pela UNESCO!


+ ÓBIDOS – UM DOS TESOUROS ESCONDIDOS DE PORTUGAL


Óbidos, Portugal

Nazaré

De xereta e tanto assistir canais de surf, resolvemos fazer um pit stop em Nazaré. Queríamos descobrir qual era a vibe do lugar que tem algumas das maiores ondas do mundo. Entretanto, a vila é calma e simples, e no dia que fomos o mar também estava calmo, nada de ondas gigantes.


+ NAZARÉ EM PORTUGAL – MUITO MAIS QUE UMA ONDA GIGANTE


Nazaré, Portugal

Alçobaça

Quarta parada em Alçobaça foi para visitar a Igreja e o Mosteiro de Alçobaça, que são patrimônio mundial pela UNESCO. Neste lugar ficam os lindos túmulos de D. Pedro e Inês de Castro. Daquela trágica, porém, linda história de amor que você deve ter ouvido alguma vez na vida. Se não, dá uma pesquisada que vale a pena… Lá também se encontra o melhor suspiro gigante da sua vida, na Padaria Alcôa. Então, não deixa de provar!!


+ MOSTEIRO DE ALCOBAÇA – UMA VERDADEIRA HISTÓRIA DE AMOR


Batalha

Em seguida, fomos para Batalha para conhecer seu maravilhoso Mosteiro da Batalha. E, adivinha? Naturalmente, é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e é maravilhoso!


+ MOSTEIRO DE BATALHA – UMA JOIA ARQUITETÔNICA PORTUGUESA


Batalha, Portugal

Fátima

Saímos de lá e fomos a Fátima que abriga o Santuário de Fátima. Pois foi neste local em que ocorreram aparições da Virgem Maria. Sem dúvida, uma oportunidade única de agradecer por tudo.

Fatima, Portugal

Leiria

Por último, fomos a Leiria, em que a ideia era visitar o Castelo de Leiria, mas não deu tempo. Porém, se você for no verão e topar a loucura deste dia, dá pra você chegar a tempo. Então, jantamos no restaurante Matilde Noca, que é bem gostoso e tem uma vista linda da cidade e do castelo.

Nesse mesmo dia seguimos para Porto.

Então, segue nossa viagem por Portugal no post da parte 2 desse roteiro onde falo sobre o Porto e arredores:


+ ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO



Por hora, segue o roteiro Portugal resumido com indicações de quantos dias ficar nesta parte 1:

  • Lisboa (3 a 5 dias)
  • Sintra (2 a 3 dias)
  • Dia pingue-pongue ou 7 em 1 (1 ou mais)

Seguros Promo

Respostas de 16

  1. Bom dia…
    Estou “devorando” as dicas para Portugal. Embarcamos para lá em abril : do dia 17/04 a 27/04. Nossa ideia e ficar 3 dias na cidade de Lisboa e partir de carro a Porto.Tenho um dúvida quanto o aluguel do carro. Gostaria de alugar em Lisboa e “devolcer” em Porto. Já entrei em site de aluguel de carro mas não estou sabendo onde fazer essa observação sobre o local da devolução do veículo, já que nosso voo de volta parte da cidade do Porto.
    Att
    Fernanda Barcarollo

    1. Oi, Fernanda!
      Na página da companhia de aluguel de carros que você escolher para fazer a reserva do carro vai aparecer uma caixinha ao lado do lugar de retirada do carro onde deve dizer: devolver o carro em outro lugar (ou algo parecido). Clique nela que vai aparecer um novo campo para você digitar o local escolhido para devolver o carro, que provavelmente será o aeroporto de Porto. 😉
      Boa viagem!

  2. ola, carina…em junho estarei indo a portugal… gostaria de saber qual a melhor opçao… de ir do porto a santiago de compostela bus ou train]

      1. Oi Pessoal,
        Estamos tentando pedir para a Mariana tentar escrever o restante do post, mas ainda não saiu.
        Ela faz isso de forma voluntária, então não temos como exigir (risos).
        Vamos fazer uma corrente para ela se empolgar e continuar a série, nós também adoramos esse post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.