Chobe National Park

Chobe National Park em Botsuana

O Chobe National Park em Botsuana é um daqueles lugares que a gente deveria ver antes de morrer… afinal, é um parque nacional lindíssimo onde a mãe natureza não economizou na beleza. Com uma infinidade de animais e paisagens deslumbrantes, com certeza é um dos mais lindos que já visitei.

O Chobe, como fica mais fácil de falar e como é conhecido, está bem no norte de Botsuana e inclusive faz divisa com a Namíbia. Ainda, ele fica muito próximo de outros três países africanos e pode ser acessado facilmente de qualquer um deles. A Namíbia se separa do parque somente pelo Rio Chobe. A Zâmbia e Zimbábue ficam realmente próximos e costuma-se fazer passeios de bate e volta de lá para o Chobe.

Chobe National Park

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é muito indicado nas viagens para a Europa. Aliás, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!

[/vc_message]

De Kasane: Safari Privado de Dia Inteiro no Parque Nacional de Chobe

Chobe National Park em Botsuana

O Chobe é um parque lindo e grande, com 11,700 km² ele é o mais antigo parque nacional do país. A cidade de Kasane é sua porta de entrada e é facilmente acessado por quem deseja visitá-lo.

Por ser próximo de das famosas cataratas de Victoria Falls, este é um parque muito visitado em passeios bate-volta para quem está hospedado em Livingstone na Zâmbia, ou em Victoria Falls, no Zimbábue. Realmente é um passeio muito tranquilo de se fazer a partir destas cidades e que vale muito a pena.

Placa de sinalização

Leia também:

+ LIVINGSTONE, NA ZÂMBIA

+ ZIMBÁBUE NA PRÁTICA, TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR


De Victoria Falls, Zimbabwe: tour de um dia ao Chobe

Vida Selvagem no Chobe

Este é um dos melhores parques africanos para observar a vida selvagem, já que no Chobe podem ser encontrados facilmente 4 dos Big 5 (os 5 maiores da savana). Os quatro animais dos Big Fives encontrados aqui são o elefante, leão, leopardo e búfalo. Raramente são vistos rinocerontes e por isto eles não entram na conta.

O parque tem muitos tipos de pássaros, conta-se mais de 450 espécies. Ainda ali estão inúmeros hipopótamos e antílopes, inclusive uma espécie rara, o antílope Oribi. Fora que o bicho mais impressionante que eu vi foi uma python enoooooorme, o que é muito difícil de se ver durante o dia!

Chobe leoes

Elefantes

O Chobe National Park em Botsuana tem a maior concentração de elefantes quando comparado com qualquer um outro parque nacional na África. São aproximadamente 71 mil elefantes (!!!). Sendo que os elefantes que aqui vivem são os elefantes Kalahari, os maiores em tamanho de todas as populações de elefantes conhecidas.

Os elefantes são observados com mais facilidade durante a estação seca, que vai de abril a outubro. Pois nesta época eles necessitam ir até o rio para buscar água, fazendo com que haja uma movimentação das manadas.

Na estação úmida, entre janeiro e março, como eles acham água facilmente no meio da savana, então fica mais difícil avistá-los. Dessa forma, a procura por eles durante os safáris nesta época pode ser frustante. Isto porque eles fazem uma migração de 200 km para o trecho sudeste do parque.

Eu, mesmo indo final de abril, incrivelmente não vi nenhum elefante dentro do parque. Mas vi inúmeros elefantes nos arredores, diga-se de passagem. Para não dizer que não vi nenhum lá dentro, só vi um elefante velho, que havia deitado numa encosta para morrer. O que havia acontecido horas antes (e que também é raro de se ver).

Chobe elefantes

Entrada no Chobe

O parque tem um controle muito grande de entrada de visitantes. Inclusive, para circular pelo interior é obrigatório um carro 4 x 4. Isto porque suas vias são todas de terra e muito irregulares.

Quem não possui um carro 4 x 4 tem a opção de fazer um safári com as companhias locadas em Kasane. Mas não se preocupe, estes tours podem ser facilmente reservados diretamente de cada hotel ou lodge. Inclusive, eu acho que realmente esta é uma boa opção, pois fazer safári com rangers sempre é mais proveitoso. Eles sabem onde os bichos costumam estar e geralmente dão boas dicas e muitas informações.

Para o controle de circulação ser mais ostensivo ainda, existe uma regra onde entre 06:30 (quando o parque abre) e 09:30 só circulam os carros das companhias de safári. Entre 09:30 e 14 só podem circular carros particulares. Entre 14:30 e 18:30 (hora de fechamento dos portões), somente circula os carros das companhias de safári novamente.;

Estradas pelo parque
Chobe National Park em Botsuana estradas e javali

Leia também:

+ VICTORIA FALLS, A INCRÍVEL QUEDA D’ÁGUA ENTRE A ZÂMBIA E O ZIMBÁBUE

+ VICTORIA FALLS: OPÇÕES DE PASSEIOS PARA FAZER NA REGIÃO


Game Drives

Os games drives são os tours oferecidos pelas companhias de safári e eles duram em torno 3 horas. Eles são oferecidos pela manhã e pela tarde, já que estes são os horários permitidos para os carros das empresas circularem.

Eu indico e acho bem interessante fazer os games drives nos 2 horários, se possível e se houver tempo. Pois encontra-se uma fauna bem diversa em horários diferentes, já que os animais tem hábitos diversos.

[vc_message message_box_color=”alert-info” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa funcionando!

[/vc_message]

Parque Nacional do Chobe: game drive de 3 horas

Passeio de barco

Ainda, outra opção muito interessante é o passeio de barco pelo Rio Chobe, passando pelo parque. Os passeios de barco duram em torno de 3 horas e dão uma noção diferente da área.

Existe também a possibilidade de fazer passeios de barco no pôr do sol, com uma hora de duração. Os valores dos passeios são em torno de US$ 30,00 por pessoa mais a entrada do parque.

De Kasane: cruzeiro ao pôr do sol no rio Chobe

Game Drive

Diferente de muitos outros parques, o Chobe National Park não oferece Morning Walk e nem Night Drives e Games. Assim sendo, as visitas ficam restritas aos horários citados acima e dependem da forma com se é feita (carro próprio ou safári contratado).

Mas o guia impresso Lonely Planet indica que quem estiver de carro deve tentar conversar e perguntar aos rangers do parque da possibilidade de entrar no parque mesmo no horário permitido somente aos carros das companhias de safári (que são sem dúvida os melhores para visualização dos animais). Muitas vezes, se o parque não estiver com a capacidade total permitida, eles autorizam a entrada. ;

Chobe National Park em Botsuana Girafas

Melhor área para ver bichos

A melhor área do parque para ver animais é o Chobe Riverfront. Pois esta é a área do parque ao lado do Rio Chobe. Então, como é de se imaginar, a área é a favorita de muitos bichos, que seguem para o rio para beber água. Isto faz com que a concentração de animais nesta região seja maior. Fora que, como prêmio, ainda se visita uma das partes mais lindas do parque!

Chobe National Park em Botsuana

Das Cataratas Vitória: Chobe Day Safari com buffet de almoço

Informações Práticas sobre o Chobe

Valor da entrada do parque

Desde 2009, as taxas de entrada do parque devem ser pagas com antecedência, assim como as taxas de camping. Dessa maneira, não são aceitos pagamentos nos portões de entrada do parque (Park Gates).

O pagamento pode ser providenciado nos escritórios do parque nacional em Gaborone, Maun, Kasane, Francistown, Thsabong, Ghanzi, Kang e Letlhakane. Há algumas exceções, como no Chobe-Sedudu Gate. As taxas de entrada são 120 pulas por pessoa mais 50 pulas pelo carro, o que dá em torno de US$ 15,00.

Informações: https://chobenationalpark.co.za/

(valores de agosto de 2023)

Chobe National Park em Botsuana animais

Horário dos portões do parque

Entre Abril – Setembro: 06 – 18:30.

Entre Outubro – Março: 05 – 19:00.

Hospedagem no parque

O único lodge dentro do parque é o luxuoso (e caro) Chobe Game Lodge.

Mas existem opções econômicas, que são só acampamentos (camping). Inclusive, eles devem ser reservados com muita antecedência devido a alta procura. Informações aqui.

Bookings podem ser feitos através do escritório em Gaborone, PO Box 131.

Tel: 00267 580774.

Email: dwnp@gov.bw

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reservando seu hotel em Botsuana ou em Kasane por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog! E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.[/vc_message]

Chobe: Safari móvel para acampamento de 2 dias

Hospedagem em barcos

Sem dúvida, uma opção muito atraente para quem tem cacife de bancar é se hospedar em barcos. Este tipo de hospedagem é oferecido pelo Ichobezi Luxury Safari Boat e no Zambezi Queen. Enfim, eles funcionam como hotéis flutuantes, reunindo luxo e uma experiência inigualável. Certamente, deve ser mágico!

Botsuana Boat Lodge

Os barcos do Ichobezi tem cinco quartos com banheiro privativo. Cada quarto tem o seu próprio barquinho que leva para safáris privados pelo rio em vários locais ao longo das margens do Chobe, depois que o barco-mãe ter ancorado. Mas ambos estão locados no lado namibiano do rio. Realmente algo muito privilegiado.

Chobe National Park em Botsuana map

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela África? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Aliás, dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]

Gaborone Reservations Office

PO Box 131, Gaborone , Botswana.

Tel: (+267) 3180774 / 3971405.

Email: dwnp.parrogabs@gov.bw

Maun Reservations Office 

Horário: 2ª-feira – Sábado: 07:30-12:45, 13:45-16:30.

Assim como no Domingo: 07:30-12:45.

Tel (+267)-686-1265 / 686-0368.

Chobe National Park em Botsuana

GOSTOU DO POST?

Você já visitou algum parque nacional africano? Então, o que achou? Conta pra gente a sua experiência ali nos comentários! Certamente nós vamos adorar saber sua opinião! Caso você tenha dúvidas, também escreve ali embaixo, pois vamos tentar te ajudar!

Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉


Leia mais:

+ BOTSUANA NA PRÁTICA

+ OS PANS EM BOTSUANA

+ VISITANDO OS FAMOSOS BAOBÁS DE BOTSUANA A PARTIR DE GWETA

+ PASSEIO DE BARCO PELO DELTA DO OKAVANGO

+ SOBREVOO NO DELTA DO OKAVANGO


Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 8

  1. Boa tarde,

    Nós iremos em novembro, estou pesquisando em sites como viator, getyourguide e os preços são muito superiores aos que você indicou. Aliás pelo que pesquisei vale a pena atravessar a fronteira e depois contratar o passeio em relação a contratar desde o hotel em Victoria Falls, pois, a distância não é grande até a fronteira e dá pra ir de taxi tranquilamente até lá, procedem essas informações? Pois, a diferença de preço para contratar o day trip desde o hotel em relação a contratar em Kasane é absurdamente superior.
    Outra questão que tenho curiosidade, é possível num mesmo dia, conhecer os dois lados do parque Victoria Falls?

    1. Oi, Alexandre!
      Eu fui para Botsuana já fazem alguns anos, e os preços podem ter aumentados significantemente.
      Outro fator é que eu fui por conta própria, alugamos carro e fizemos passeios de forma independente.
      A fronteira fica realmente não muito distante do Chobe, o grande problema no Zimbábue é atravessar a fronteira e a corrupção da polícia. Nós fomos parados numa barreira policial e inventaram mil coisas para querer multar e ganhar propina. Possivelmente o valor do transfer dele incluir alguma coisa neste sentido. Quanto a ir de táxi até a fronteira e volta (no lado do Zimbábue), não sei como funcionaria…
      E quanto a Victoria Falls, dá sim pra conhecer os dois lados num dia. Mas se quiser conhecer bem, o ideal é cada dia um lado.
      Boa viagem pra vc!

  2. Tive a oportunidade de ir nesse parque e gostei muito, valeu a pena cada momento que passei por lá. Muito bom teu texto, parabéns. Amo viajar també,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.