Pratos típicos para experimentar na Bélgica

13 Pratos típicos para experimentar na Bélgica e se deliciar ♥

Pratos típicos para experimentar na Bélgica não faltam. Além disso na Bélgicaa comida é uma parte essencial da viagem. Isso que o país está apenas começando a ser reconhecido como um destino gastronômico. Isso que ela nem é tão “exótica” assim.

Contudo, a maioria dos visitantes conhecem somente as quatro maravilhas belgas: fritas, chocolate, cerveja e waffles.

Mas há muitos outros pratos típicos para experimentar na Bélgica que tem tudo para ser sucesso no seu paladar. Se você der uma olhada na cozinha regional da Bélgica, verá que a comida é motivo suficiente para fazer uma viagem a este país um tanto quanto cinza, mas muito animado.

Então tendo a chance, vá para a Bélgica e experimente esses pratos. 

13 Pratos típicos para experimentar na Bélgica

ALMÔNDEGAS

Almôndegas são um favorito belga, em todo o país, nas suas formas diferentes e são geralmente uma mistura de carne bovina e suína. 

No Flandres, os balletjes ou “bolinhas” vêm com molho de tomate ou, às vezes, ao estilo de Frikadellen, frito na manteiga com molho de cereja belga.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Já na Valônia, a Boulets à la Liégeoise é a grande estrela. Estas almôndegas são deliciosas com um molho de caldo de carne, temperos e sirop de Liège. Fica um caldo de frutas, um pouco parecido com melaço, feito de maçãs e peras.

É o meu prato preferido, mas admito que no início eu estranhava um pouco o sabor. Qualquer que seja o seu gosto preferido, tenha a certeza de que não terá erro. 

Pratos típicos para experimentar na Bélgica


Leia também:

>> VISITAR A BÉLGICA | 16 RAZÕES PARA SE APAIXONAR
>> CIDADES PARA CONHECER NA BÉLGICA E SE APAIXONAR
>> ETIAS | Autorização de entrada na Europa para Brasileiros
>> Internet na Europa: como usar o wifi portátil numa viagem
>> AS QUATRO MARAVILHAS DA BÉLGICA


BATATAS FRITAS 

Batatas Fritas não tem nada de especial, você deve estar se perguntando. Mas não, ela é um dos pratos típicos para experimentar na Bélgica que é um verdadeiro sucesso nacional.

Há muita controvérsia em torno de quem inventou a batata frita, mas se não foi os belgas, eles com certeza a aperfeiçoaram.

Depois de provar as batatas fritas na Bélgica, você nunca mais encontrará outra tão boa quanto. O segredo da fritada belga perfeita é duplo. 

As batatas recém-cortadas devem ser fritas duas vezes: primeiro, a uma temperatura mais baixa, para cozinhar o interior para uma consistência macia e fofa. E segundo, rapidamente a uma temperatura mais alta para cozinhar o exterior para a perfeição crocante.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Você pode se deliciar com batatas fritas belgas em praticamente qualquer esquina. Elas são invariavelmente melhores quando compradas numa friterie (francês) ou frietkot / frituur (flamengo). 

Podem ser desde um pequeno prédio, ou um simples foodtruck. A grande maioria das barracas de batatas fritas ainda servem elas nos tradicionais cones de papel, enquanto outros recorrem aos recipientes de plástico mais convenientes, mas menos ecológicos.

Não esquecendo na variedade incomparável de molhos que você pode escolher para acompanhar as suas fritas.

CHICÓRIA (ENDÍVAS/ENDÍVIAS) GRATINADA

Esta é uma das receitas mais clássicas da Bélgica. Estes rolinhos de endívas e presunto gratinados eram frequentemente consumidos no inverno, já que é um prato bem revigorante.

Hoje em dia, já é “normal” comer na primavera/verão. Sem falar que é um prato muito simples de se fazer. Você apenas tem que cozinhar e refogar algumas endivas, enrolá-las em uma fatia de presunto e cobrir com béchamel (ou qualquer outro molho branco que você gostar) e queijo.

O com queijo Gruyere fica um espetáculo de gostoso. Alguns minutos no forno e pronto. Clássico, fácil e barato.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Simples e rápida de cozinhar, a endiva gratinada é apreciada tanto por jovens quanto por idosos. E é perfeita com uma cervejinha como acompanhamento.

E falando em cerveja, um pouco de cerveja escura durante o cozimento das endivas ou até misturada no molho bechamel, dará um toque todo especial.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica


Leia também:

>> AS ESTÁTUAS QUE FAZEM XIXI EM BRUXELAS
>> CONHECENDO A BÉLGICA: DINANT
>> A BELA TORRE BELFRY, EM BRUGES
>> CONHECENDO A CIDADELA DE DINANT, NA BÉLGICA
>> CONHEÇA A GRAND-PLACE DE BRUXELAS E SEUS BELOS PRÉDIOS


CHOCOLATE

Fãs de chocolate, este é o país pra chamar de seu. Existem mais de 2.000 chocolatiers na Bélgica. E todos são muito bons graças a uma lei belga de 1884 que regula a composição do seu chocolate.

Então o pior deles para um belga, será muito melhor que alguns que você come. Então só pelo chocolate já vale a pena fazer uma viagem para este país.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

A Bélgica é a capital mundial do chocolate. Se você sempre achou que ótimos chocolates eram exclusividade da Suíça, se enganou.

Eu antes de vir morar na Europa sempre achei isso também. Existem lojas dedicadas a essa maravilha em cada esquina.

Se você estiver em Brugges, daí sim que será um encantamento, pois uma loja é mais linda que a outra, verdadeiras casinhas de boneca recheadas de chocolate. Você vai encontrar uma variedade enorme de marcas e preços.

chocolate belga

A grande diferença de preço é no gosto e se o chocolate é artesanal ou industrial. Dos artesanais o mais prestigiado é o Pierre Marcolini e industrial incluem GodivaNeuhaus, Galler e Leônidas (o mais barato, e ainda sim bom).

CROQUETE DE CAMARÃO CINZA

Os minúsculos camarões cinza do Mar do Norte são onipresentes na Bélgica. Se você jantar em um dos muitos restaurantes de frutos do mar, as chances de você escolher algo do menu com eles é enorme. 

Os camarões cinzentos não só são doces e delicados, como fazem parte da lista da UNESCO do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Não deixe o visual desses camarões te assustar. São conhecidos como “o caviar do Mar do Norte”.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Tradicionalmente, estes camarões eram colhidos ao longo da costa, da França para a Holanda, por pescadores a cavalo.

O único lugar em que essa tradição ainda é praticada é na vila de Oostduinkerke, na costa belga. Se você tiver a oportunidade de ver este espetáculo, vá!!

A forma mais tradicional de comer os camarões cinza é em um croquete de camarão ( garnaalkroket em flamengo). Embora existam muitas versões brandas, congeladas e industriais, os croquetes feitos na hora são uma ótima revelação e gostosura. 

O exterior deve ser uma crosta fina e delicadamente crocante. Quando você morder, a mistura cremosa do camarão deve estar derretida. É muito bom. Ok que eu sou a louca do camarão. Amo!!

croquete belga

Outra forma popular de comer os camarões cinza é como recheio de um tomate. Mas também podem ser degustados puro e com casca e acompanhados por uma boa cerveja belga.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica


Leia também:

>> ONDE COMPRAR CERVEJA EM BRUXELAS
>> STREET ART EM BRUXELAS = HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
>> 4 LUGARES PARA BEBER CERVEJA EM BRUXELAS
>> CONHECENDO A BÉLGICA: NAMUR
>> O TAPETE DE FLORES DE BRUXELAS: UMA DAS BELEZAS PARA SE VER UMA VEZ NA VIDA!


ENGUIA NO MOLHO VERDE

Felizmente enguia em molho verde é mais apetitosa do que parece. A enguia é preparada em um molho altamente verde, que é colorido dessa forma por causa das muitas ervas verdes que entram nele.

Você encontrará salsa, agrião e manjericão. As ervas são adicionadas no último minuto para que mantenham a cor e o prato é servido com batatas fritas.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Na verdade é mais um prato flamengo do que uma comida belga. Mas como é comum nessa parte do país, veio para a lista.

Os pescadores costumavam pegar a enguia no rio Schelde, perto de Antuérpia, e depois a preparavam com as ervas que encontrassem ao longo da costa.

ENSOPADO DE PEIXE

Um ensopado de peixe cremoso usando ovos e manteiga, o waterzooi originou-se em Ghent. Diz a lenda que o jovem Charles V (o Sacro Imperador Romano) o considerou como seu prato favorito. 

A forma original é feita de peixe, seja de água doce ou mar, embora hoje o waterzooi de frango seja mais comum. A teoria mais aceita é que os rios de Ghent ficaram muito poluídos e os peixes desapareceram.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

O ensopado é feito de peixe ou frango, vegetais incluindo cenouras, alho-poró e batatas, ervas, ovos, creme e manteiga e geralmente servidos como uma sopa com baguete para absorver o líquido. 

Um prato muito consumido no inverno. Como já disse que amo camarão, adoro quando tem com essa opção. Uma delícia!



ENSOPADO FLAMENGO 

Esta comida típica belga é feita a partir de carne de vaca lentamente fervida em cerveja até derreter na sua boca. 

O molho é engrossado com algumas fatias de pão com mostarda, um pouco de cebola e um pouco de tempero. Alguns chefs adicionam outros ingredientes, como cogumelos ou alho, mas a receita tradicional foca em cerveja e carne bovina.

ensopado flamengo belga

À primeira vista, você pode confundir essa delícia com o boeuf bourguignon francês, mas é a cerveja, e não o vinho, que ganha a disputa, dando-lhe um sabor mais rústico. 

Como todo prato belga, vem com batatas fritas ou pure de batata de acompanhamento.


Leia também:

>> 6 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA UCRÂNIA
>> COMIDAS TÍPICAS DO CANADÁ QUE VALE EXPERIMENTAR!
>> COMIDAS TÍPICAS DA AUSTRÁLIA – INCLUINDO SOBREMESAS!
>> 15 PRATOS TÍPICOS PARA EXPERIMENTAR NA POLÔNIA E SE DELICIAR ♥
>> PRATOS TÍPICOS DE FRANKFURT, VÁRIAS DELICIOSAS SURPRESAS PARA SE PROVAR E APROVAR!


MEXILHÕES 

Mexilhões é um clássico belga que você pode encontrar na maioria das brasseries no país. Muito popular no Verão, que é a época deles.

Os mexilhões do Mar do Norte, são mais carnudos e maiores que os franceses, são colhidos de junho a abril. Servido com batatas fritas, eles são o prato nacional não oficial.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica
Foto: nito / Shutterstock.com

A forma mais comum de comer os mexilhões na Bélgica é cozidos em vinho branco. Além do vinho, os mexilhões também contém cebolinha, salsa e manteiga. 

Outros métodos de cozimento incluem creme, cerveja ou até mesmo molho de mostarda. Uma vez que você terminou os mexilhões, o caldo/molho que fica no fundo da tigela é a melhor coisa para mergulhar as batatas fritas.



SALSICHA

Naturalmente esta não é uma simples salsicha, pois para os belgas é “A” salsicha. Boudin é um tipo de salsicha normalmente feito de carne de porco, mas pode ser de frango ou vitela.

Os dois tipos mais comuns e populares é a boudin blanc (salsicha branca) e boudin noir (salsicha preta). 

A saber, Boudin blanc é uma salsicha branca feita com leite. Dessa forma, seu sabor é delicado e a textura fina é diferente de qualquer outra salsicha por aí. 

Geralmente ela é grelhada ou refogada. Quase sempre é servido com purê de batatas ou compota de maçã. Inclusive, este é outro prato que eu aprendi a comer e até gostar um pouco.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica
Foto: photosimysia / Shutterstock.com 

Por outro lado, a Boudin noir tem sua cor vermelha escura, quase preta, por causa da adição de sangue. Sim… SANGUE!! (aceito as caras de nojinho). Essa eu não simpatizo não. Se já comi, lógico que sim… temos que provar tudo nessa vida, para realmente dar valor ao que é bom. 

SPECULOOS

Embora muitas vezes é traduzido como “Gingerbread”, speculoos é um tipo único de bolacha. Ele remonta à tradição belga e holandesa de celebrar a Sinterklaas (Papai Noel Holandês) em 5/6 de dezembro (Holanda / Bélgica).

Mas fez tanto sucesso que hoje em dia você encontra nas lojas durante o ano todo. Eu adoro, sou mega viciada. Certamente, quando na Bélgica, tem grandes chances de você pedir um café e vir junto uma bolachinha speculoos ao lado. 

speculoos belga

Então, você pode mergulhar ela no café, no lugar do açucar, já que é bem docinha. Anote na sua lista de pratos típicos para experimentar na Bélgica.

A Maison Dandoy aí de cima é maravilhosa. Pois eles tem as melhores bolachas speculoos da Bélgica. Adoro também o Waffle deles. Lógico que o preço é super valorizado.

Mas quem não quer um produto tão exclusivo, a marca Lotus é muito boa e você encontra em todos os mercados, inclusive em outros países.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Aliás, o Speculoos Lotus faz tanto sucesso que hoje em dia tem muitos produtos dele. Desde pasta para passar no pão, Speculoos moído (loucura para comprar, já que é só moer a bolacha), sorvete, livro de receitas e muito mais. 

STEAK TARTARE

Este é um dos pratos típicos para experimentar na Bélgica dos mais saborosos, mas ainda muito estranho no Brasil. Por termos culturas diferentes, nem todo mundo é fã de steak tartare.

Eu mesma nunca vou esquecer do meu primeiro steak tartare. Coincidentemente foi a minha primeira refeição aqui na França (já que é bem popular aqui também).

Admito que foi um choque, mas foi impossível falar que não comeria. E ó, eu aqui defendendo esse prato hoje em dia. Adoro!

steak tartar belga

Esta comida belga típica consiste de carne moída crua misturada com cebola, maionese, tabasco, gema de ovo, alcaparras. Pode ter outros elementos dependendo do restaurante.

Restaurantes que se orgulham de seu steak tartare vão prepará-lo na sua mesa, mostrando todos os ingredientes que colocam nele. E como quase tudo na Bélgica, este prato é servido principalmente com batatas fritas.

WAFFLES

A hora do doce chegou!! Você está pronto para a sobremesa, a qualquer hora do dia? Quando você pensa “Bélgica” e “doce”, os waffles belgas são uma das duas opções.

Com certeza, você dividirá olhares com o chocolate. Tal como acontece com as batatas fritas, há alguma confusão sobre o termo “waffles belga”. 

Waffel balega

Na verdade, não existe apenas um tipo de waffle belga, mas sim dois tipos distintos, ambos originários da Bélgica. Independente do tipo, você deve experimentar este prato típico quando estiver na Bélgica!

O waffle de Bruxelas, ou gaufre de Bruxelles, apresenta-se em formato retangular e com uma textura escamosa. Embora não seja tão doce como seu rival, ainda oferece um sabor adocicado. Geralmente, você não o comerá puro. Na maioria das vezes, servem o waffle com chantilly, chocolate, sorvete ou diversos recheios de frutas.

Portanto, seja qual for sua escolha, a experiência de saborear um waffle belga é única e inesquecível. Dessa forma, sempre haverá uma combinação de sabores que agrada todos os gostos. Assim, aproveite para desfrutar dessa delícia em sua próxima visita à Bélgica!

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Já o gaufre de Liège é mais denso, tem bordas arredondadas e açúcar cristalizado cozido nele. Com isto, ele é ligeiramente pegajoso e mais doce do que o waffle de Bruxelas. 

Sem dúvida nenhuma, este é o meu preferido. E quase sempre como ele puro, sem nenhum chocolate, chantilly… Aliás, a única excessão é se for na Maison Dandoy, daí um recheinho cai bem. O melhor é comê-lo in loco, em Liège, onde você encontrará em todas as esquinas.

Qual deste pratos é o seu preferido na Bélgica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.