Dinant na Bélgica

Visitar a Bélgica | 16 razões para se apaixonar

Razões para visitar a Bélgica não faltam, afinal é um país com muitos encantos. Entretanto, ainda é um país que os brasileiros tem um certo receio em conhecer. A Bélgica é esse país pequeno (mas incrível), é o lar de um pouco mais de 11 milhões de habitantes, distribuídos por 30.500 km². Apesar de seu tamanho pequeno e sua quase ausência do cenário político internacional, o país é conhecido mundialmente por suas muitas cervejas, seu chocolate, mas também por muitas outras coisas que nem suspeitamos! 

Ou seja, pode não ser o primeiro país europeu que você pensa quando decide planejar as suas férias na Europa, mas existem muitas razões pelas quais a Bélgica é um ótimo lugar para viajar. Portanto este pequeno país, localizado no centro geográfico (faz divisa com a França, Luxemburgo, Holanda e Alemanha) e político da Europa, é um ótimo país para quebrar aquela correria das grandes capitais.


SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

Não esqueça de comprar um bom Seguro Viagem Internacional ao visitar a Bélgica, pois ele é obrigatório para viagens na Europa! Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. 


16 RAZÕES PARA VISITAR A BÉLGICA

DESCUBRA AS RAZÕES PARA VISITAR A BÉLGICA:

ARQUITETURA

Não tem dúvidas que a Bélgica se destaca por sua incrível arquitetura, que foi meticulosamente protegida, restaurada e mantida pelos belgas ao longo dos séculos. Portanto, o efeito disso é uma atmosfera medieval em muitas cidades, com suas ruas de paralelepípedos complementados por canais e com fortificações impressionantes em Bruges.

Visitar a Bélgica - Antuérpia

Gravensteen, também conhecido como o “castelo do conde”, um castelo pitoresco em Ghent de mais de 800 anos e que no passado foi um tribunal, uma prisão e até mesmo uma fábrica. O castelo foi restaurado à sua antiga glória e vale a pena visitar. Sem falar de todas as igrejas, como a belíssima Catedral de Nossa Senhora em Antuérpia. E tem ainda os muitos castelos e fortes espalhados pelo país, como os de DinantNamur, entre outros. Sem dúvida, esta é uma das grandes razões para você visitar a Bélgica.

Razões para visitar a Bélgica - Bruxelas

LEIA TAMBÉM:


ARTE

A Bélgica oferece aos visitantes uma rica experiência cultural, com diferentes tipos de museus e galerias, cobrindo tópicos desde art nouveau a história em geral e histórias em quadrinhos a ciência. Não importa o que você gosta, com certeza você vai encontrar um museu ou galeria especial para você, já que tem para todos os gostos imagináveis. Descubra vários deles ao visitar a Bélgica.

Visitar a Bélgica - Museu Real das Belas Artes

A capital Bruxelas é o centro mundial do estilo arquitetônico e decoração de grande porte. Durante o reinado do rei Leopoldo II, de 1867-1909, quando a Bélgica floresceu, foi o auge de obras de artistas como Victor Horta, Paul Hankar e Henri van de Velde. Os destaques incluem o Hotel Tassel, o Museu Horta, o Museu Constantin Meunier e o Palácio Stoclet de Josef Hoffman. 

Museu das Histórias em Quadrinhos

Hoje em dia muitos outros artistas tem um museu para chamar de seu na Bélgica e suas obras espalhadas pelo mundo inteiro, como René Magritte (o meu preferido). Mas você não precisa entrar em museus para ver lindas obras de arte, a Bélgica respira arte em qualquer esquina, igreja, praça ou edifício.

BAIXO CUSTO

Para a alegria geral da nação, em geral tudo é mais barato na Bélgica. Eu que moro na França acho uma diferença monstruosa. Os hotéis tem preços melhores, o transporte público eu acho o preço ótimo (incluindo as passagens internacionais). A comida então, nem se fala. Sem dúvida, você consegue fazer refeições incríveis com muita carne de comer rezando. Como moro fora do Brasil e salvas raras exceções eu como carne, já que por aqui ela é péssima. Inclusive, um prato com cervejas e sobremesa sai por menos de 40 euros para DUAS pessoas. Sem falar que cada ida ao supermercado se torna um evento. Muitas delícias que só encontramos na Bélgica. Quer mais motivos para visitar a Bélgica??


>> As estátuas que fazem xixi em Bruxelas
>> Conheça a Grand-Place de Bruxelas e seus belos prédios
>> O Tapete de Flores de Bruxelas: uma das belezas para se ver uma vez na vida!


BATATA FRITA

Sim meu povo, Batata Frita! Certamente, este é o clássico belga de comida de rua. Tanto que são vendidos em bandejinhas ou cones de papel em muitas esquinas. Na minha opinião, as melhores são as que vem com a maionese caseira. Mas você pode preferir ketchup, molho de curry, samurai ou outro. Afinal, opções de molhos não faltam. Se você estiver em Bruxelas, vá sem erro no Belgian Frit’n Toast. Ainda tem até concurso de melhor batata-frita, de melhor “Barraca a Frites” (Quiosques que vendem a mesma) no país.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

BRUGES

Com o seu centro histórico bem preservado, edifícios românticos e canal navegável, há poucos lugares na Europa tão lindo e romântico como Bruges (também chamado Brugge). Inclusive, só esta cidade é um dos maiores motivos para você visitar a Bélgica o mais breve possível! Pois não tem como não se encantar com as muitas lojas de chocolate e os excelentes restaurantes que servem os mexilhões e batatas fritas tradicionais.


>> A bela Torre Belfry, em Bruges


Bruges

>> HOTÉIS EM BRUGES COM DESCONTOS DE ATÉ 50%


Aliás, não deixe de fazer um passeio de barco ao longo dos canais, parar para apreciar uma boa cerveja nos cafés deslumbrantes da Grand Place. Assim como não deixe de ouvir os sinos da catedral e se emocionar. Por último, mas não menos importante, não deixe de encher os olhos com a paisagem deslumbrante de cada canto da cidade de Bruges.


>> Bruges: Excursão Guiada de 2 Horas
>> Terminal de Cruzeiros de Zeebrugge: Traslado até Bruges
>> Excursão de 1 Dia por Gante e Bruges Saindo de Bruxelas
>> Bruges: Excursão a Pé Gratuita de 2 Horas c/ Taxa de Reserva
>> Excursão Guiada de 12 Horas a Bruges saindo de Amsterdã
>> Bruges: Excursão privada com degustação de cerveja e chocolate de 3 horas


CERVEJA

Ah, a cerveja belga… os belgas são muito orgulhosos de seus mais de mil tipos diferentes de cerveja (e nós agradecemos!). Cada cidade tem a sua cerveja local e é servida em todos os bares da cidade. Portanto este pequeno país tem mais de 100 cervejarias produzindo cerca de 450 cervejas diferentes. A maioria são cervejas locais, especialidades de um região, cidade, vila ou aldeia. Hoje, existem cerca de 1200 marcas de cerveja do país. Certamente, os turistas enumeram a cerveja como um dos maiores motivos para visitar a Bélgica!

Cerveja Belga

Afinal, as cervejas belgas têm uma excelente reputação! Mas só provando-as, que você entenderá o porquê. Cada gole é uma delícia pura. Então, aproveite para provar em um pequeno pub belga e você terá um belo exemplo da vida dos belgas. Você encontrará fácil cervejas “semelhantes” com as brasileiras. Tem a Maes, Jupiler e Stella Artois – que já é grande conhecida dos brasileiros. Mas essas são as básicas, porque cerveja belga que se preze é mais forte. Geralmente passando dos 10% de álcool. 

Cerveja Belga

A alta concentração de micro cervejarias na Bélgica atribui a maior importância à qualidade da água e até ao material de vidro apropriado para cervejas específicas. Beber cerveja no copo certo é tanto uma forma de arte quanto taças de vinho. Nenhum belga em sã consciência serviria cerveja no copo errado. O triste é querer todos os tipos diferentes de cerveja em casa.

Cerveja Hoegaarden

>> Onde comprar cerveja em Bruxelas
>> 4 lugares para beber cerveja em Bruxelas


Qual cerveja escolher?

Cervejas de fermentação dupla ou tripla também são muito populares entre os belgas, mas seu teor alcoólico é muito alto. Mas se você gosta de cerveja, escolha essas. Dentro das Cervejas de Abadia estão as Cervejas Trapistas, conhecidas como cervejas artesanais produzidas pelos monges de abadias da Ordem de Cister. Na Bélgica há seis cervejas trapistas: Chimay, Orval, Westmalle, Rochefort, Westvleteren e Achel.

Cerveja Belga trapista

A Westvleteren é considerada a melhor cerveja do mundo. Infelizmente a produção é muito limitada e só pode ser comprada diretamente na Abadia. As Cervejas Brancas (Blanche) são as minhas preferidas e geralmente vem acompanhada de uma fatia de limão. As mais famosas são a Hoegaarden e Tarwebier Brugge.


>> Tour de Degustação de Cervejas Belgas (4 horas)
>> Excursão c/ Almoço, Chocolate e Cerveja Belgas

>> Excursão de degustação de cerveja na Antuérpia


CHOCOLATE

A Bélgica é famosa no mundo inteiro por seus chocolates. Existem lojas dedicadas a essa maravilha em cada esquina. Se você estiver em Brugges, daí sim que será um encantamento, pois uma loja é mais linda e mais deliciosa que a outra. São verdadeiras casinhas de boneca. Você vai encontrar uma variedade enorme de marcas e preços. A grande diferença de preço é no gosto e se o chocolate é artesanal ou industrial. Desde o primeiro, sem dúvida, a marca mais prestigiada é Pierre Marcolini e industrial incluem a já conhecida Godiva, Neuhaus, Galler e Leônidas (o chocolate mais barato, mas ainda bom).


>> Conhecendo a Bélgica: Chocolates Neuhaus


Pratos típicos para experimentar na Bélgica - chocolate Belga

>> Excursão de Degustação de Chocolates
>> Excursão c/ Almoço, Chocolate e Cerveja Belgas
>> Ingresso para o Museu Choco-Story de Bruxelas


CIDADES DE CONTO DE FADAS

É impossível você chegar em várias cidades na Bélgica e não achar que elas saíram direto de um conto de fadas. Cidades pequenas, com uma arquitetura incrível, algumas não deixam a desejar nem o castelo, ruas estreitas e muito charme. Não deixe de conhecer Dinant, que na minha opinião é a mais linda e fofa de todas. Tem ainda Antuérpia, Lovânia, Mechelen, Tournai, que são algumas das cidades mais fofas da Bélgica.


>> Excursão de 1 Dia a Luxemburgo e Dinant saindo de Bruxelas


Dinant

>> Conhecendo a Bélgica: Dinant
>> Cidadela de Dinant, na Bélgica
>> Conheça a cidade de Namur
>> Namur: a Catedral Saint-Aubain


Festas Extraordinárias

A combinação de calor humano, boa cerveja e surrealismo belga oferecem festividades incríveis para você curtir no país. Os belgas têm um enorme senso de celebração. Antes de tudo, há os carnavais, o Carnaval de Binche é o mais conhecido e reconhecido pela Unesco. Mas quase todas as cidades do país têm uma grande festa! O país é bem conhecido por ser a casa de grandes festivais de música eletrônica, como o Tomorrowland. Não perca os Mercados de Natal da Bélgica no fim de ano. Imperdível!

Carnaval de Binche na Bélgica

>> Carnaval de Binche na Bélgica – um dos mais famosos da Europa
>> Mercados de Natal na Bélgica para você conhecer


Gastronomia

Chefs com menos de 35 anos estão criando uma nova cena gastronômica na Bélgica. Os clássicos belgas – batatas fritas, almôndegas, steak tartare e waffles – ainda são obrigatórios, mas restaurantes mais sofisticados estão crescendo, com cerca de 130 restaurantes com estrelas Michelin em todo o país.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

Como uma boa taurina que sou, eu poderia comer 24 horas por dia. Em cada esquina, você pode literalmente encontrar algo para comer. Especialidades locais: chocolate (essencial), batata frita (uma mistura feliz com mexilhões) e waffles. Não é muito saudável, você me dirá, mas as férias não são feitas para se privar e vale a pena, acredite. Seu paladar agradecerá toda a sua vida por estragá-los assim! E, na pior das hipóteses, você pode colocar frutas no seu waffle! 😉

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

>> As Quatro Maravilhas da Bélgica
>> 13 Pratos típicos para experimentar na Bélgica e se deliciar ♥


HALLERBOS – A FLORESTA AZUL

Hallerbos (flamengo) ou Bois de Halle (francês) é uma floresta com lindas flores de jacinto azuis, ao sul de Bruxelas. É um local super popular para caminhadas, ciclismo e cavalgadas. Toda primavera, por poucas semanas, a floresta faz uma transformação mágica, se transformando num lindo tapete. Milhões de minúsculas flores florescem sob a sombra das árvores (que de tão altas já são um show a parte) e muitas pessoas vão até lá para apreciar a linda floresta. Eu consegui ver somente 4 vezes, os outros anos cheguei e o “fenômeno” já tinha acabado.

Hallerbos - a floresta azul na Bélgica

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Este é um item que eu não fazia ideia que era o forte da Bélgica, foi uma bela surpresa. Alguns dos quadrinhos mais conhecidas do mundo teve o seu início aqui. Tintin, Smurfs, Lucky Luke e Gaston Lagaffe são apenas algumas das tiras de famosos que deixaram a sua marca na cultura popular global. Não é pouca coisa. O amor pelos quadrinhos faz parte do dia a dia dos belgas.

Comic Strip em Bruxelas

Em Bruxelas os BD são vistos por toda a cidade, começando na Comic Museum Strip e estendendo-se até as estátuas e murais colocados quase que aleatoriamente na cidade. Não esquecendo que você encontrará todos eles em cadernos, mochilas, decoração e até chocolate. Os Chocolates Neuhaus vivem fazendo coleções especiais com Tintin, Smurfs e cia.

Comic Strip em Bruxelas

>> Street Art em Bruxelas = Histórias em Quadrinhos


Seus habitantes e seus sotaques

Nos países mais frios, costuma-se dizer que o calor vem de seus habitantes. Embora não fique no extremo norte, o clima belga não é muito ameno. Mas tenha certeza, o calor humano fará toda a diferença. A Bélgica é um dos países mais densamente povoados (mais do que a Índia!), então é melhor encontrar pessoas legais.

Há ainda o sotaque, isso fará você derreter. Mas tenha cuidado, cada região tem seus próprios sotaques e expressões. O sotaque de Bruxelas é o mais conhecido na França, mas é só percorrer 30-50 km e você descobrirá outro sotaque, às vezes até outra cultura. Um país tão pequeno, mas às vezes tão grande.

Leuven na Bélgica

ALUGUEL DE CARRO

TAMANHO DO PAÍS

A Bélgica não é um país enorme. Então, tudo está próximo e as viagens entre cidades não são muito longas. E, como a maioria dos países europeus, é muito fácil se locomover: ônibus, metrô e trem. Portanto, como eu já disse antes, não podemos desmerecer esse país de tamanho relativamente pequeno. Mas se tem uma parte boa nisso tudo, é que é muito fácil e rápido nos deslocar para outras cidades e até outros países.

Estação de trem na Bélgica

Graças à sua localização conveniente na Europa, se você utilizar Bruxelas como base, vai poder fazer passeios curtos facilmente. O sistema de trem é ótimo (sim, de vez em quando tem greve como em qualquer local) e com preços ótimos (bem melhores que os dos trens franceses). Bruges fica a cerca de 30 minutos de distância, Paris é um pouco mais de uma hora, Amsterdam (Holanda) é de duas horas, Colônia (Alemanha) em uma hora você estará lá. É só programar bem e bom passeio! 

Tranquilidade

Mesmo em Bruxelas, a capital do país, estamos longe do tumulto das grandes cidades e é disso que eu gosto. É mais silencioso, quente e menos estressante. Você pode ter tempo para visitar tudo o que quiser, andar sem prensa e parar de vez em quando para saborear as especialidades culinárias. Um bom ritmo a seguir nas férias, não é?

WAFFLES

O “Brussels waffle” é mundialmente conhecido. É um doce tradicional da gastronomia belga. É comido quente, polvilhado com açúcar, canela ou acompanhado com chantilly, chocolate ou frutas. O waffles de Liège, tem uma massa que é doce e “nutritiva” o suficiente, na minha opinião não precisa de quaisquer cobertura. Já os waffles de Bruxelas, com um formato mais retangular, são mais leves e menos doce e muitas vezes tem coberturas de chantilly com frutas, chocolate ou nutella. Independente da gostosura que você estiver procurando, ou simplesmente esbarrar na rua, vai com tudo. Certamente você não irá se arrepender.

Pratos típicos para experimentar na Bélgica

>> Oficina de fabricação de Waffles


Não deixe de visitar este país incrível e suas belezas!!

Assim como não esqueça de usar nossos links para fazer suas futuras reservas de hotéis, ingressos, seguro viagem e afins quando você for visitar a Bélgica! Pois você não paga nada a mais por isso e muitas vezes ganha descontos especiais. Com isso recebemos uma micro comissão que nos ajuda a manter o blog e as dicas sempre atualizadas!

Por fim, aguardamos seu comentário, sugestão e interação no final desse artigo! Escreve ali qualquer dúvida ou sugestão! Vamos adorar saber sua opinião. 😉

Seguros Promo

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 10

  1. Certamente a Bélgica é um dos meus países favoritos na Europa! Amo de paixão as cervejas e os chocolates, a arquitetura… ahhhh tudo é perfeito!

  2. Ainda não conheço a Bélgica, não por falta de interesse mas sim por não conseguir encaixar nos roteiros que fiz até hoje pela Europa. Meu filho morou 6 meses na Espanha e fez muitas viagens, a cidade que ele mais se encantou foi Bruxelas. Quero muito conhecer não só ela, mas outras cidades como Bruges que você citou aqui.

  3. o que me conquistou mesmo foi a cerveja, mano a melhor cerveja do planeta eh belga! eu tomava umas 3 por dia sem desculpa em lugares diferentes hauea normalmente n bebo nem um copinho, mas ai tava sozinha e so queria tomar essas delicias

  4. Martinha vou confessar que quando você falou de batata frita eu ja estava convencida hahahaha mas o que essa floresta Azul??? Parece pintura!
    Aí pra completar você lança um Waffle hahaha decido o proximo destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.